Autor Tópico: Seicento problemas de aquecimento  (Lida 2403 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

valentixo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Seicento problemas de aquecimento
« em: 01 de Novembro, 2019, 01:22:40 »
Boas! Adquiri um Seicento Sport Abarth de 2002 para o meu filho,o carro esteve muito tempo parado e o liquido do radiador estava cheio de ferrugem,parecia chocolate, foi feita uma limpeza geral (aliás já fiz 2 numa semana), mas o carro continua a aquecer muito facilmente,basta apanhar um pouco de pára-arranca que passa dos 90 graus e começa a agua a ferver obrigando-me a parar e esperar que arrefeça, não perde água nem tem vestigios de oleo nela, alguma ideia do que seja ou como resolver?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #1 em: 01 de Novembro, 2019, 09:08:09 »
Olá, já viu o estado  do termostato que está  na colação? Pode não estar a abrir. Ou então o radiador está todo entupido

Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk


valentixo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #2 em: 01 de Novembro, 2019, 16:34:25 »
Olá, já viu o estado  do termostato que está  na colação? Pode não estar a abrir. Ou então o radiador está todo entupido

Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk

Olá Jorge obrigado pela ajuda, o termostato não sei , mas eu quando o levei ao mecanico pois eu não percebo nada de motores,sugeri que mudassem todo o circuito de refrigeração,radiador e tubagens, ele não o fez pois segundo ele fazendo isso podem advir outros problemas(?), poderá ser que necessite de abrir a cabeça do motor e ver se tem algum problema  aí?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #3 em: 01 de Novembro, 2019, 16:37:05 »
Pode ser mas vamos lá ver....se o termostato estiver bom a temperatura quando o carro esta em movimento é sempre a mesma? Ou desce com o andamento? Tipo depois de aquecer o motor a temperatura tem de estar sempre a meio e o ponteiro não deve oscilar

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #4 em: 01 de Novembro, 2019, 16:39:32 »
A ventoinha do radiador liga? Também convém saber isso, e se o radiador aquece bem ou está meio frio (o que indica entupimentos ou o tal termostato que está com avaria e não abre)

valentixo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #5 em: 02 de Novembro, 2019, 01:00:19 »
A ventoinha do radiador liga? Também convém saber isso, e se o radiador aquece bem ou está meio frio (o que indica entupimentos ou o tal termostato que está com avaria e não abre)

Bem, a temperatura em andamento normal,sem pára-arranca, mantém se no mesmo valor, a ventoinha dispara, isso das zonas frias do radiador é que  tenho de verificar,ver se esta semana o levo a outro mecanico a ver o que diz. Eu ando com ideias de alterar o motor,ainda não li muito sobre isso mas já vi que posso alterar o bloco para o do punto 75, posso mudar a arvore de cames, ou mudar a cabeça completa,mas lá está pouco percebo de mecanica e ainda desconheço as mods para este motor ou se as devo ou não fazer.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #6 em: 04 de Novembro, 2019, 09:25:10 »
Bom dia!
o jorge punto ja lhe indicou muito do que pode fazer sem receorrer a mecanicos mesmo nao percebendo muito de mecanica.
Na minha opiniao se a ventoinha liga, em andamento a temperatura e estavel e em para-arranca sobe isso leva-me a crer que existe uma falta de arrefecimento do liquido de refrigeraçao que pode ser devido a de fluxo de ar no radiador ou muito provavelmente falta de area de arrefeciento do liquido, muito provavelmente causado por entupimento parcial do radiador. ( e se como disse esteve parado muito tempo e o liquido estava muito sujo a provabilidade é mais que muita)
Como disse o jorge, verifique o aquecimento homogenio do radiador.

Quanto as alteraçoes de motor se nao esta muito familiarizado com mecanica, eu sugiro que entregue a quem perceba realmente do assunto ainda que lhe fique mais caro. Quando se percebe e sabe o que esta a fazer pode-se entregar a outros que "estamos nos que percebemos" para monitorizar a coisa (oufazemos nos mesmos) mas quando nao percebemos e melhor entregar a quem percebe para evitar dores de cabeça e despesas futuras.  :t_up:

valentixo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #7 em: 04 de Novembro, 2019, 10:30:42 »
Bom dia!
o jorge punto ja lhe indicou muito do que pode fazer sem receorrer a mecanicos mesmo nao percebendo muito de mecanica.
Na minha opiniao se a ventoinha liga, em andamento a temperatura e estavel e em para-arranca sobe isso leva-me a crer que existe uma falta de arrefecimento do liquido de refrigeraçao que pode ser devido a de fluxo de ar no radiador ou muito provavelmente falta de area de arrefeciento do liquido, muito provavelmente causado por entupimento parcial do radiador. ( e se como disse esteve parado muito tempo e o liquido estava muito sujo a provabilidade é mais que muita)
Como disse o jorge, verifique o aquecimento homogenio do radiador.

Quanto as alteraçoes de motor se nao esta muito familiarizado com mecanica, eu sugiro que entregue a quem perceba realmente do assunto ainda que lhe fique mais caro. Quando se percebe e sabe o que esta a fazer pode-se entregar a outros que "estamos nos que percebemos" para monitorizar a coisa (oufazemos nos mesmos) mas quando nao percebemos e melhor entregar a quem percebe para evitar dores de cabeça e despesas futuras.  :t_up:

Bom dia,obrigado TwinThema sim o Jorge já me ajudou bastante,mas se for o entupimento do radiador o melhor será mudar não ? É que o mecanico anterior limpou e disse para andar um tempo e voltar a fazer outra limpeza. É que aquilo estava muito mal .
Na mecanica nunca iria mexer eu,apenas gostava de dar um pouco de mais vida ao motor sem grandes aventuras.Já ouvi falar da mudança de Cames pela do Punto 75 ,alterar a admissão de ar por uma maior e filtro de admissão direta, também li sobre a troca do bloco por um de 1.2 mas isso já me parece mais complicado. Obrigado e abraço!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #8 em: 05 de Novembro, 2019, 08:49:06 »
Sem ter a certeza de valores, creio que o radiador novo sera a melhor soluçao. Nao deve ficar caro e fica garantido que dai esta novo!!!  :t_up:

Se o "ouvi dizer" vem de quem percebe. É porque será mesmo assim. Se nao,... ja sabe quem vai sofrer as consequencias.  :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro, 2020, 21:34:40 »
Uma dica também é verificar o estado da bomba de água... Se tiver as pazinhas podres pode não estar a conseguir fazer circular a água o suficiente.  ;)

cvalente

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
Re: Seicento problemas de aquecimento
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro, 2020, 09:56:25 »
Viva! Não pude deixar de comentar, pois temos um fiat 500 de 2015 com um problema semelhante: água do radiador muito turva e a ventoinha dispara praticamente assim que chega à temperatura normal de funcionamento (a meio do termostato) e se para o carro. Mas neste caso, pelo menos por enquanto, a temperatura não sobe mais do que o meio do manometro. Tb temos um Punto de 98, para já sem problemas.
« Última modificação: 22 de Fevereiro, 2020, 19:27:10 por cvalente »