Fiatistas

Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 25 de Março, 2018, 14:41:20

Título: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 25 de Março, 2018, 14:41:20
Boa tarde.

O meu Punto quando por exemplo meto uma mudança, no momento em que acelero da uns esticoes/solavancos e depois retoma o normal.
Ou se vou por ex. em 2ª ou 3ª com o acelerador em cima e se piso o dito, dá os tais solavancos e a seguir fica tudo normal. Posso fazer uma viagem em 5ª que anda normalmente, só quando meto uma mudança abaixo é que da os esticoes.

Alguem passou pelo mesmo e me poderá dar uma dica do que poderá ser? Obrigado
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: jorge punto em 25 de Março, 2018, 16:02:39
Por acaso como estás de velas? Á quanto tempo não são mudadas?

Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk

Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 25 de Março, 2018, 17:24:09
Já as mudei á ceca de 25mil klm
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: jorge punto em 25 de Março, 2018, 17:36:22
Já as mudei á ceca de 25mil klm
OK, ainda aguenta mais 15mil, vou para sujidade no corpo de injeção ( borboleta).
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 25 de Março, 2018, 18:42:06
Ok. obrigado pela dica.

Vou comprar um spray de limpara carburadores e mandar lá para dentro a ver se melhora. Vou ver no youtube como fazer.

Tambem já ouvi que podem ser os cabos das velas.
Na verdade nunca os mudei...
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: jorge punto em 25 de Março, 2018, 19:10:27
Ok. obrigado pela dica.

Vou comprar um spray de limpara carburadores e mandar lá para dentro a ver se melhora. Vou ver no youtube como fazer.

Tambem já ouvi que podem ser os cabos das velas.
Na verdade nunca os mudei...
Então também optava por mudar também se já tiver muitos quilômetros
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: Rara em 31 de Março, 2018, 12:46:24
Cabos e bobine(s).


Sent from my iPhone using Tapatalk
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 31 de Março, 2018, 21:46:02
Encomendei as velas, cabos das velas e o spray para limpar o corpo da borboleta.
Vêm de Espanha, Oscaro, e agora meteu-se a Pascoa só recebo o material 2ª feira.

Se nao resultar vou ter que comprar a bobine...

Depois se nada resultar, Fiat com ele!
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 03 de Abril, 2018, 09:23:18
...atualizaçaco...

Entretanto acendeu a luz de avaria na injeçao, que ja acendia e apagava antes mas agora ficou colada.

Tirei o corpo da borboleta fora, que afinal é mais simples do que eu pensava, comprei um spray de limpar carburadores esfreguei com um pincel, e ficou parecia nova.
Mas continuava com os arrepeloes, embora menos.

Entretanto chegaram as velas e os cabos e depois de os mudar acabaram-se os tais solovanco/arrepelões.

Fui a um eletricista para apagar a luz  da injeçao no quadrante e ja vinha para casa, a luz voltou a fixar-se...

Mas o motor estava a trabalhar sem falhas.

Ora o segunite diagnostico foi: avaria na sonda  lambda. Ele apagou a luz e nao voltou a acender.

Ja mandei vir a dita, deve chegar sexta, pois na Fiat queriam-me mais de 100€ por ela e mandei vir do Mister Auto por 34€+4.95 de transporte. Comprei marca  FAE


Uma coisa interessante, que se deve á avaria da sonda lambda. Ontem nas voltinhas, e bastante pára-arranca, o carro quando cheguei a a casa estava a gastar 23.7 litros por kilometro o que da uma media de 4,2l aos 100!

É melhor nao trocar a sonda lambda...lol

Cumptos
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: TwinThema em 09 de Abril, 2018, 16:07:58
Sim por norma as sondas lambda na origem tem preços muito menos acessiveis que que na concorrencia.
Ao trocar a sonda 2º ja me foi dito o erro nao paga sozinho, e na minha francesa nao pelo menos.
O facto do consumo ser menor deve-se ao facto que a ecu entra num modo de injeçao pre programado ignorando o sinal da lambda.
Que e algo que me foi, e eu acredito porque faz alguma logica. ;)
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 11 de Abril, 2018, 16:56:05
Já meti a sonda lambda e está tudo normal. Os consumos voltaram a ser o que eram dantes, infelizmente...lol.

Depois reparei que mais em baixo tem outra sonda lambda igual, mas como ficou bom é porque acertei na que estava com problema que era a que estava mais perto do catalisador.

Pelo sim pelo nao, guardei a usada...

cumptos
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: TwinThema em 12 de Abril, 2018, 08:55:04
Já meti a sonda lambda e está tudo normal. Os consumos voltaram a ser o que eram dantes, infelizmente...lol.

Depois reparei que mais em baixo tem outra sonda lambda igual, mas como ficou bom é porque acertei na que estava com problema que era a que estava mais perto do catalisador.

Pelo sim pelo nao, guardei a usada...

cumptos

Nao vou entrar em discussoes mais complexas mas do que tenho visto normalmente e a que fica depois do catalisador que vai a vida e é a partir dessa que a ecu e controlada tambem.
Nao e o caso?, Nice... melhor assim  :t_up:
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: alvaro carvalho em 17 de Abril, 2018, 12:11:02
Nao vou entrar em discussoes mais complexas mas do que tenho visto normalmente e a que fica depois do catalisador que vai a vida e é a partir dessa que a ecu e controlada tambem.
Nao e o caso?, Nice... melhor assim  :t_up:

Pois, nao sei se substituí a certa. Até agora a luz nao voltou a acender...

Ás tantas nem tinha a sonda estragada, deu esse erro devido aos outros problemas de engasganço...
Título: Re: Solavancos na aceleracao, Punto MkII 1.2 16v
Enviado por: zulo_kiko em 17 de Abril, 2018, 12:31:04
Ligas o carro à ECU e vês qual é a sonsa que dá o erro(eles hão-de estar identificados, tipo "bank 1, sensor "X"(1 é antes e 2 é após o catalizador) ).
Isto se fôr alguma das sondas. Tive agora uma pessoa com esse problema e foi assim resolvido.