Autor Tópico: Junta tampa das válvulas (FIRE)  (Lida 14361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

REEP

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #15 em: 16 de Maio, 2013, 17:46:42 »
Bom. A unica coisa que nao fasso e por esse cordao todo. Se a cabeca estiver limpa e completamente desnecessario. Silicone de juntas so ponho nos cantinhos junto as curvas do distribuidor e da poli da arvore, e so 2 pontinhos. Dura anos.

Para quem ja nao consegue limpar completamente o sitio da cabeca onde a junta acenta, use o silicone referido, ou entao ha quem de uma pincelada de verniz nesse beirado, dura anos e anos, mesmo para quem ande sempre a apertar com o carro.

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #16 em: 27 de Agosto, 2013, 22:49:54 »
Nem se deve fazer... Um fio muito pequeno de selante RTV junto ao sitio onde faz aqueles "cantos" para passar a cam, portanto, dois pontos de cada lado, e não digas que vais daqui!  :abarth:

Bem sei o trabalho que tive para tirar o silicone todo que o sapateirão mecânico que tratou do meu carro em tempos lá pôs...

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #17 em: 06 de Julho, 2014, 10:30:34 »
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

Mas queria ver agradecer este tópico! Foi a minha base de trabalho de ontem! E obrigado também a quem aconselhou aos dois pontinhos de selante.


lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #18 em: 06 de Julho, 2014, 11:31:06 »
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

E não é que a ganhou! :d_cool:

Cá vai;


 
8)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #19 em: 06 de Julho, 2014, 13:51:45 »
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

Mas queria ver agradecer este tópico! Foi a minha base de trabalho de ontem! E obrigado também a quem aconselhou aos dois pontinhos de selante.



É pata isto que os diy servem :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #20 em: 06 de Julho, 2014, 14:46:26 »
É pata isto que os diy servem :)

 :point: Podia ser pato também... :lol:

Sem dúvida é "pata" isto que existe o Fiatistas e algumas pessoas porreiras no fórum! :d_smokin:

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #21 em: 06 de Julho, 2014, 15:00:39 »
Se é pato ou não, não sei, mas já são muitos anos a virar frangos pelo menos  :buba:

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #22 em: 06 de Julho, 2014, 15:06:11 »
Se é pato ou não, não sei, mas já são muitos anos a virar frangos pelo menos  :buba:
Estou a ver que és assador nos tempos livres... :t_up:
« Última modificação: 06 de Julho, 2014, 15:07:16 por lovefiat »

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #23 em: 07 de Julho, 2014, 12:28:25 »
É sempre bom poder ajudar ajudar o pessoal!

Que bem que sabe, coisas simples mas que ainda assim ajudam  :t_up:

Abraço a todos

 :fiatistas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

cinquecentoman

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 189
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #24 em: 22 de Dezembro, 2014, 22:59:53 »
Arriscando a pá de ouro, deixo aqui o valor de aperto para a tampa das válvulas: 8nm.
E nada de silicones, dura muito tempo assim! :deal:

Engenheiro_

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 35
  • Karma:
    +0/-0
Re:
« Responder #25 em: 22 de Dezembro, 2014, 23:51:20 »
O meu durou +- 2anos sem silicone nenhum. Agora usei. Tanto no punto como no Y10. Afinal deixemos de ser mesquinhas que mal vai fazer um fiozinho de silicone ali? Mas tem troque... Se usarem o fio de silicone e apertarem logo ai sim e a mesma coisa que não usar. Agora se meterem o fio e pousarem só a tampa em cima só com um pouco de nada de aperto e deixarem endurecer o silicone. Depois de endurecer um bocado ai sim apertam. :) assim vão ficar com vedamento extra, e que tem os batentes que não deixam apertar muito a junta dai que ao fim de pouco tempo perde logo oleo. Com o silicone fica um pouco melhor ;) 
Ficam os meu 50cents com base na experiência pessoal que foi obtendo, agora cada um faça como entender e que tire as suas conclusões. :)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #26 em: 23 de Dezembro, 2014, 20:18:50 »
Eu das vezes que usei o silicone para vedaçao de juntas nunca me dei mal, e nunca foi necessario deixar secar.

O que dizes tem toda a logica e funciona.  :t_up:

No entanto desde que as superficies estejam bem limpas e principlamente isentas de gordura o silicone (pelicula entenda-se) adere e molda-se de tal forma as superficies que nao deixa poros ao ser apertado. Durante a secagem a adesao torna-se efetiva e impede a existencia de fugas.
O que acontece na muitas vezes e que a limpeza nao e bem feita e ficam residuos de gordura que vao impedir a aderencia do silicone as faces. Dai que quando um silicone e bem aplicado da proxima vez que a junta seja desmontada nota-se o silicone a descolar e qd esta mal aplicado o silicone solta-se com a maior das facilidades. :)

Fica o troco do s 50cents... :D  :t_up:

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
« Responder #27 em: 24 de Dezembro, 2014, 00:22:43 »
Agora um argumento puramente técnico... A FIAT recomenda que se coloque um pouco de selante RTV apenas junto aos cantos dos retentores. Com uma superficie limpa e uma junta nova, e aplicando selante RTV nos pontos recomendados, mesmo com o aperto final, não tem como falhar!

(Isto é na teoria, na prática é limpar tudo, junta para cima, e que se lixem as fugas que o óleo previne a ferrugem!)

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Engenheiro_

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 35
  • Karma:
    +0/-0
Re: Re: Punto 1.2 8v Engenheiro_
« Responder #28 em: 24 de Dezembro, 2014, 01:01:25 »
Eu das vezes que usei o silicone para vedaçao de juntas nunca me dei mal, e nunca foi necessario deixar secar.

O que dizes tem toda a logica e funciona.  :t_up:

No entanto desde que as superficies estejam bem limpas e principlamente isentas de gordura o silicone (pelicula entenda-se) adere e molda-se de tal forma as superficies que nao deixa poros ao ser apertado. Durante a secagem a adesao torna-se efetiva e impede a existencia de fugas.
O que acontece na muitas vezes e que a limpeza nao e bem feita e ficam residuos de gordura que vao impedir a aderencia do silicone as faces. Dai que quando um silicone e bem aplicado da proxima vez que a junta seja desmontada nota-se o silicone a descolar e qd esta mal aplicado o silicone solta-se com a maior das facilidades. :)

Fica o troco do s 50cents... :D  :t_up:

Exacto. Eu deixo só endurecer um pouco o silicone. Não secar totalmente. E quando meto o fio de silicone na cabeça previamente limpa e desengordurada. Eu para isso passo um pano com diluente. Neto logo a tampa com a junta e aperto um pouco só. Isto para espalhar o silicone uniformente e tirar poros de ar do meio do silicone e isso... Depois deixo secar um pouco. Tendo secado um pouco dou o aperto final. ;)



Agora um argumento puramente técnico... A FIAT recomenda que se coloque um pouco de selante RTV apenas junto aos cantos dos retentores. Com uma superficie limpa e uma junta nova, e aplicando selante RTV nos pontos recomendados, mesmo com o aperto final, não tem como falhar!

(Isto é na teoria, na prática é limpar tudo, junta para cima, e que se lixem as fugas que o óleo previne a ferrugem!)

A cabeça e de alumino não ganha ferrugem. Perfiro que ela ande limpinha. Eu por experiência própria já comprovei bem isso. E necessário de facto o fio fé silicone para aquilo ficar bem vedado e sem fugas durante muito tempo. Pois a usar só junta. Por muito bem que a ponhas e por muito bem limpa que a cabeça esteja, ao fim de algum tempo vai babar oleo. Isto porque a tampa tem os batentes de aperto. Ou seja a junta nunca vai ficar muito esmagada, e com o tempo calor que apanha e.t.c a junta vai ficar dura e vai deixar de vedar convenientemente. Ou seja pudia usar só a junta sim... Mas era para trocar de ano a ano que não gosto de ver fugas... Se não era para fortalecer os comentários de alguns expertos. Do tipo "é fiat não presta oh os motores andam sempre todos babados" já por isso e que para expertos desses gosto de mostar o meu motor sem fuga nenhuma ali limpinho e com mais de 200mil km. :D

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Re: Punto 1.2 8v Engenheiro_
« Responder #29 em: 24 de Dezembro, 2014, 22:22:04 »
Exacto. Eu deixo só endurecer um pouco o silicone. Não secar totalmente. E quando meto o fio de silicone na cabeça previamente limpa e desengordurada. Eu para isso passo um pano com diluente. Neto logo a tampa com a junta e aperto um pouco só. Isto para espalhar o silicone uniformente e tirar poros de ar do meio do silicone e isso... Depois deixo secar um pouco. Tendo secado um pouco dou o aperto final. ;)



A cabeça e de alumino não ganha ferrugem. Perfiro que ela ande limpinha. Eu por experiência própria já comprovei bem isso. E necessário de facto o fio fé silicone para aquilo ficar bem vedado e sem fugas durante muito tempo. Pois a usar só junta. Por muito bem que a ponhas e por muito bem limpa que a cabeça esteja, ao fim de algum tempo vai babar oleo. Isto porque a tampa tem os batentes de aperto. Ou seja a junta nunca vai ficar muito esmagada, e com o tempo calor que apanha e.t.c a junta vai ficar dura e vai deixar de vedar convenientemente. Ou seja pudia usar só a junta sim... Mas era para trocar de ano a ano que não gosto de ver fugas... Se não era para fortalecer os comentários de alguns expertos. Do tipo "é fiat não presta oh os motores andam sempre todos babados" já por isso e que para expertos desses gosto de mostar o meu motor sem fuga nenhuma ali limpinho e com mais de 200mil km. :D

O meu conta com 280mil Km e está limpissímo  :D :fiat:

Hoje em dia já não se fazem motores como antigamente!
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014