Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: xflores em 24 de Fevereiro, 2009, 23:39:59
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:fiatistas: Viva, peço aqui ajuda a todos para o seguinte: Tenho uma Fiat Palio que comprei recentemente e que veio com o seguinte problema que é ao arrancar, a maior parte das vezes o carro trepida, às vezes forte, às vezes mais fraco e outras vezes não trepida. Tenho a impressão que trepida mais com o carro frio e que às vezes na passagem de 1ª para 2ª a baixa velocidade também acontece mas muito mais disfarçado, quase não se nota.
O motor é o 1.2 a gasolina. Ideias e sugestões são bem vindas, e já agora o carro esteve parado quase 1 ano antes de eu o comprar.
Obrigado :t_up:
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será ponto de embraiagem feito com rotação a menos? ou embraiagem a repelar?
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Provavelmente a embraiagem está com os dias contados...
Mas, antes de mais nada, eu verificaria os coxins do motor, se estão bem posicionados. Algo que pode ser feito é o seguinte: afrouxar as fixações do motor, todas, e arrancar algumas vezes com o carro, para frente e para trás. Aí, reapertar as fixações novamente. Normalmente as fixações são três. Um perto da correia, uma sobre a caixa de mudanças e outra abaixo.
Se o coxim abaixo da caixa estiver ruim, também pode fazer trepidar.
Se não resolver, a solução talvez seja verificar a embreagem.
É de cabo ou hidráulica?
Cumps,
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o meu Vitara faz sempre isso com as embraiagens novas até acamar...
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:fiatistas: Algo que eu noto segundo me parece, é que se nota mais com o motor frio, com o motor quente é mais facil evitar a trepidação.
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isso e normal e a embraiagem a repelar e faz so a frio depois passa, andei com um punto de 99 que fazia o mesmo.
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isso e normal e a embraiagem a repelar e faz so a frio depois passa, andei com um punto de 99 que fazia o mesmo.
nao é normal, em particular no punto mk2 isso é um defeito no conjunto embraiagem/volante do motor.. trocando por peças do mk1 deixa de fazer..
refiro aos mk2 em geral, o meu é diesel e tinha o mesmo problema.. o problema nao é so no arranque mas é onde se nota mais, no meu tambem se notava em todas as mudanças onde o motor puxava das 1000rpm (notava mais em 4 a 50-60km/h e 5 a 70km/h) vai piorando ao ponto que é impossivel de conduzir nesses regimes..
a fiat nao admite o defeito mas no entanto ja vai na terceira versao de embraiagens para o mk2 (chamam-lhe reforçada) mas apenas fica bom uns tempos e volta ao mesmo.. eu continuo a achar que o problema é o volante do motor.. troquei o meu e com a embraiagem velha ficou impec :t_up:
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A minha Dobló tem o motor 1.2 8v e ás vezes em frio (no primeiro arranque do dia) também faz um pouco isso.
Mas é só no primeiro arranque e depois não volta a fazer mais. No entanto se controlarmos a aceleração deixa de fazer.
Tende a fazer mais quando tem pouca aceleração e com o ponto de embraiagem muito prolongado. Se já conhecer-mos bem o carro e estivermos a contar com isso, é fácil de evitar que faça essa trepidação!
Mas é como diz o smokeme, pode perfeitamente ser um defeito do volante do motor e a solução é fácil!!
Cumpz,
Luís