Autor Tópico: Trepidação No Arranque  (Lida 6434 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

xflores

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Trepidação No Arranque
« em: 24 de Fevereiro, 2009, 23:39:59 »
:fiatistas: Viva, peço aqui ajuda a todos para o seguinte: Tenho uma Fiat Palio que comprei recentemente e que veio com o seguinte problema que é ao arrancar, a maior parte das vezes o carro trepida, às vezes forte, às vezes mais fraco e outras vezes não trepida. Tenho a impressão que trepida mais com o carro frio e que às vezes na passagem de 1ª para 2ª a baixa velocidade também acontece mas muito mais disfarçado, quase não se nota.
O motor é o 1.2 a gasolina. Ideias e sugestões são bem vindas, e já agora o carro esteve parado quase 1 ano antes de eu o comprar.
Obrigado  :t_up:  

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Trepidação No Arranque
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro, 2009, 00:43:25 »
será ponto de embraiagem feito com rotação a menos? ou embraiagem a repelar?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ivan4an

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2174
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Trepidação No Arranque
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro, 2009, 00:48:15 »
Provavelmente a embraiagem está com os dias contados...

Mas, antes de mais nada, eu verificaria os coxins do motor, se estão bem posicionados. Algo que pode ser feito é o seguinte: afrouxar as fixações do motor, todas, e arrancar algumas vezes com o carro, para frente e para trás. Aí, reapertar as fixações novamente.  Normalmente as fixações são três. Um perto da correia, uma sobre a caixa de mudanças e outra abaixo.

Se o coxim abaixo da caixa estiver ruim, também pode fazer trepidar.

Se não resolver, a solução talvez seja verificar a embreagem.

É de cabo ou hidráulica?

Cumps,

 
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.


FIAT Siena ELX 1.0 8v

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Trepidação No Arranque
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro, 2009, 12:17:27 »
o meu Vitara faz sempre isso com as embraiagens novas até acamar...

xflores

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Trepidação No Arranque
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro, 2009, 08:59:30 »
:fiatistas: Algo que eu noto segundo me parece, é que se nota mais com o motor frio, com o motor quente é mais facil evitar a trepidação.

jorgelucas

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 929
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Trepidação No Arranque
« Responder #5 em: 27 de Fevereiro, 2009, 16:11:40 »
isso e normal e a embraiagem a repelar e faz so a frio depois passa, andei com um punto de 99 que fazia o mesmo.  
Fiat 127 mk2 abarth 1049cc 70hp
Fiat 127 mk2 900c Cabra do mato
Bmw 318 ti compact
Peugeot 106 xsi gs
Peugeot 106 xsi gn

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Trepidação No Arranque
« Responder #6 em: 01 de Março, 2009, 11:50:32 »
Citar
isso e normal e a embraiagem a repelar e faz so a frio depois passa, andei com um punto de 99 que fazia o mesmo.
nao é normal, em particular no punto mk2 isso é um defeito no conjunto embraiagem/volante do motor.. trocando por peças do mk1 deixa de fazer..

refiro aos mk2 em geral, o meu é diesel e tinha o mesmo problema.. o problema nao é so no arranque mas é onde se nota mais, no meu tambem se notava em todas as mudanças onde o motor puxava das 1000rpm (notava mais em 4 a 50-60km/h e 5 a 70km/h) vai piorando ao ponto que é impossivel de conduzir nesses regimes..

a fiat nao admite o defeito mas no entanto ja vai na terceira versao de embraiagens para o mk2 (chamam-lhe reforçada) mas apenas fica bom uns tempos e volta ao mesmo.. eu continuo a achar que o problema é o volante do motor.. troquei o meu e com a embraiagem velha ficou impec  :t_up:  

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Trepidação No Arranque
« Responder #7 em: 03 de Março, 2009, 15:23:19 »
A minha Dobló tem o motor 1.2 8v e ás vezes em frio (no primeiro arranque do dia) também faz um pouco isso.

Mas é só no primeiro arranque e depois não volta a fazer mais. No entanto se controlarmos a aceleração deixa de fazer.

Tende a fazer mais quando tem pouca aceleração e com o ponto de embraiagem muito prolongado. Se já conhecer-mos bem o carro e estivermos a contar com isso, é fácil de evitar que faça essa trepidação!

Mas é como diz o smokeme, pode perfeitamente ser um defeito do volante do motor e a solução é fácil!!

Cumpz,
Luís