Autor Tópico: Maserati Quattroporte, restyling 2016  (Lida 2251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Maserati Quattroporte, restyling 2016
« em: 06 de Julho, 2016, 18:05:02 »


Maserati oferece restyling ao Quattroporte


Três anos e meio após o lançamento, o Quattroporte ganha ligeiras mudanças na estética e também alterou a sua estratégia de produto, procurando oferecer aos condutores uma nova experiência a bordo da berlina desportiva da marca do tridente.


Foi revelado o restyling ao Quattroporte, num conjunto de alterações que pretendem essencialmente sublinhar o apelo estético da berlina desportiva transalpina, com a marca de Bolonha a indicar que esta atualização “acentua a elegância sem alterar a sua marcante e inconfundível personalidade Maserati”. O design é o principal foco nesta renovação oferecida ao modelo transalpino, com destaque para a inclusão de acabamentos em preto mate nos dois para-choques e também  nas saias laterais e para os retrovisores, estes últimos a surgirem também com linhas ligeiramente diferentes, devido à incorporação de novos elementos técnicos. Passa também a existir uma faixa longitudinal cromada sobre a grelha dianteira, que sublinha a formato e contrasta com o formato “boca de tubarão” da dianteira, e a grelha conta também com uma cortina “Air Shutter”, que, além de permitir a otimização da temperatura dos fluídos do motor, também diminui a resistência aerodinâmica em 10%. 


Para o habitáculo a Maserati destaca a ligação entre forma e função nas alterações efetuadas, com vista à simbiose perfeita entre “a pureza do modelo” e a sua funcionalidade, procurando a integração perfeita dos novos elementos no túnel da consola central e zona de infotainment. Estas operações ficam mais facilitada com a inclusão de um novo ecrã de 8,4’’, com o restyling a oferecer também ao modelo um design único e contínuo em toda a zona central do habitáculo. Surge também um novo comando rotativo em posição inferior, que facilita o acesso a diversas funções.


Nos apoios de condução surgem também inúmeras novidades, onde se incluem sistemas como o Cruise Control adaptativo com função Stop&Go, alerta de transposição de faixa, aviso de colisão dianteira e também a travagem de emergência (assistência e / ou travagem automática). A inspiração do Quattroporte será ainda mais notória a bordo com a introdução de um novo sistema de análise à qualidade do ar, que pode impedir a entrada de gases tóxicos para o habitáculo caso verifique que existem altos níveis de poluição atmosférica no exterior.


Nos níveis de equipamento as novidades são a possibilidade de contar com os acabamentos GranLusso e  GranSport com todas as versões equipadas com motor V6 (Quattroporte, Quattroporte Diesel, Quattroporte S, Quattroporte S Q4). Procurando cotar-se como a combinação perfeita entre o luxo e o lado desportivo, O GranLusso conta com um interior assinado por Hermenegildo Zegna e enriquecido pela presença da madeira e pele. Este ambiente inspira-se no passado da Maserati no mundo da competição, mas, no entanto, é o GranSport que se coloca como o pináculo do desportivismo no Quattroporte. Novas linhas para as entradas de ar, as jantes de 21’’ em titânio, os acabamentos em preto em vários locais do exterior são exemplos das alterações que destacam o caráter da berlina desportiva transalpina, enquanto o interior ganha bancos desportivos, juntamente com pormenores em alumínio e a madeira lacada Piano Black.


As motorizações do Maserati Quattroporte permanecem inalteradas, com a gama contar com motores desenvolvidos pela Ferrari. Um deles é o V8 TwinTurbo 3,8L com 530CV e 710Nm exclusivo do Quattroporte GTS, capaz de elevar a velocidade até aos 100km/h em 4,7 segundos e alcançar um máximo de 310 km/h. Também oriundo do Cavallino Rampante, o propulsor a gasolina de três litros com seis cilindros em V, igualmente equipado com dois turbos, que oferece 410CV e 550Nm, sendo disponibilizado nos Quattroporte S. Surge um outro propulsor V6 3.0L a gasolina, mas com “apenas” 350CV e 500Nm, e os diesel são representados por um V6 com três litros de capacidade que anuncia 275CV e 600Nm. Toda a gama equipa transmissões automáticas de oito velocidades fornecidas pela ZF. Para finalizar, a Maserati informa que os atualizados Quattroporte estarão disponíveis para encomenda anda durante o presente mês de junho.


Fonte: Turbo, Nuno Fatela