Autor Tópico: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado  (Lida 4078 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« em: 24 de Junho, 2019, 21:26:27 »
Boas pessoal,

Venho aqui pedir ajuda neste problema:

O Meu Bravo 1.2 16v de 2000 não se aguenta ao relantim. A avaria começou exatamente na inspeção. Durante o teste dos gases não se conseguiu obter gases corretos e depois do teste nunca mais aguentou o relantim.

Já troquei sonda lambda,  sensor MAP, fiz reset aos parametros e continua tudo na mesma. Entretanto troquei o coletor de admissão porque o relantim antes já não andava muito estável (parecia que mandava uns mini rateres de vez em quando) e o antigo estava visivelmente remendado.
Não sei mais o que fazer!

Hoje, depois de trocar o sensor MAP continua a dar erro  P0105 - (qualquer coisa da pressão na admissão)
antes, ou pelo menos de vez em quando, aparece um que diz "Lambda integrator [qualquer coisa]" agora não me recordo.

Está com cerca de 270.000 km e está-me a custar mandar isto para a sucata porque o motor ainda me fazia médias inferiores a 6L/100 e não consome óleo...  Além do interior ainda estar em muito bom estado...

Alguém me ajuda a salvar o bravo da sucata?  :blush:
Fiat Bravo 1.2 Sport

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #1 em: 24 de Junho, 2019, 21:37:16 »
Se o erro é pressão ma admissão, ou deves ter uma fuga na admissão pelo colector ou por algum tubo de vácuo, visto que já trocaste o sensor que mede essa pressão!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #2 em: 25 de Junho, 2019, 08:45:22 »
Sendo um 16v (e agora como ando coma doença do variador de fase) esse motor tem variador de fase?

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #3 em: 26 de Junho, 2019, 01:22:33 »
Que eu saiba, não tem variador de fase.

Amanhã vou fazer uns testes e tentar mete-lo a trabalhar com um dos tubos de vacuo, que estão ligados à admissão, desligados. Eu tenho ideia que ele fica acelerado e aos rateres.

Se o sensor de auto-detonação estiver marado pode provocar isto? É que acho que não me falta substituir mais nenhum sensor!
Fiat Bravo 1.2 Sport

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #4 em: 26 de Junho, 2019, 06:59:52 »
Não tem variador de fase o 1.2

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #5 em: 26 de Junho, 2019, 08:13:44 »
Que eu saiba, não tem variador de fase.

Amanhã vou fazer uns testes e tentar mete-lo a trabalhar com um dos tubos de vacuo, que estão ligados à admissão, desligados. Eu tenho ideia que ele fica acelerado e aos rateres.

Se o sensor de auto-detonação estiver marado pode provocar isto? É que acho que não me falta substituir mais nenhum sensor!

Nao tendo variador de fase convem ver muito bem as fugas de ar que possam existir.
Na minha opiniao o sensor de detonaçao corta a igniçao e o motor pára. mas nao me parece pelo forma como e descrito o problema.
No caso da minha francesa existe um procedimento que e necessarioa fazer para a centralina assumir os novos componentes. (chamam-lhe adaptaçao).
Nao sei se o mesmo se aplica neste caso mas fica a dica.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #6 em: 27 de Junho, 2019, 17:25:36 »
Ontem tentei adicionar-lhe uma fuga. Tirei o tubo que vem do respiro dos gases do depósito (acho que é isso), que provoca logo uma fuga de ar. Desta forma ele não se desliga de imediato, mas não trabalha muito certo na mesma. Em esforço, ou em andamento, pareceu-me igual.

Quanto ao procedimento, eu fiz o reset à centralina com a app crackada (AlfaOBD), julgo que fez mesmo o reset. Até porque quando aplico o reset aos parametros, ouve-se o motor que controla o relantim a trabalhar (deve estar à procura do mínimo e do máximo). Mas após o reset continua tudo exatamente na mesma.
Fiat Bravo 1.2 Sport

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #7 em: 28 de Junho, 2019, 12:34:10 »
Tens granel no motor passo passo. O problema é que apesar de ser 1.2 16v como tantos outros, a electrónica é Iaw e a borboleta só se vende completa e custa a módica quantia de 250€.

Começando pelo mais básico: limpar borboleta, ver cabos velas e bobine(s).

Verificar injecção ( 270k já é um valor considerável ).

Verificar sonda lambda.

E partir daí o resto.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #8 em: 08 de Julho, 2019, 00:32:06 »
Tens granel no motor passo passo. O problema é que apesar de ser 1.2 16v como tantos outros, a electrónica é Iaw e a borboleta só se vende completa e custa a módica quantia de 250€.

Eu vinha aqui dizer que já tinha resolvido o problema e nem cheguei a ver este post.

Não sei ao certo o que resolveu, mas fiz duas coisas: Um reset como deve ser, em vez de um às 3 pancadas como eu andava a fazer (correto é fazer reset, desligar a ignição, esperar 30 segundos, ligar ignição, esperar 30 segundos, ligar o carro)
E ao mesmo tempo abri o motor de passo, limpei as engrenagens e coloquei massa consistente nova, voltei a fechar, montei e fiz o tal reset.

Ficou logo a trabalhar bem. Deixei aquecer, dei umas aceleradelas e manteve-se sempre sem ir a baixo. Mais tarde desliguei e quando voltei a ligar até pegou sem precisar dar um pouco de acelerador.
Fiquei tão contente que fui logo tirar o Volvo da frente e fui dar uma volta com o Bravo! Impecável, ficou resolvido. Já lhe dei um banho e aspirei, amanhã vou com ele à inspecção ver se realmente ficou 100% resolvido  :palmas: :palmas: :palmas:

Muito obrigado por todas as dicas. Especialmente a dica do ter de fazer o Reset aos parâmetros. Eu já estava a fazer, mas fez-me pensar e ir investigar que se calhar não estava a fazer da forma correta. (eu fazia o reset, desligava  a chave e voltava logo a tentar ligar)
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #9 em: 08 de Julho, 2019, 09:06:35 »
Na minha francesa e muito parecido mas com pelo menos mais um passo.  :t_up:

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #10 em: 10 de Julho, 2019, 14:09:11 »
Boa boa, siga :)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #11 em: 17 de Julho, 2019, 16:08:23 »
Afinal não está nada resolvido!

Fui medir os gases e o CO2 está muito elevado! Deveria estar em 0.3 e está a mais de 1.20. Tanto ao relantim como em alta rotação

Não sei o que fazer...
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #12 em: 18 de Julho, 2019, 08:16:24 »
Esta resolvido uma parte, falta resolver a outra mas o Rara percebe bem mais disso que eu...
Ele nao esta a dar o erro que nao consegue  corrigir a injeçao de combustivel (P0170) salvo erro?
Basicamente deve estar a acontecer uma de duas coisas. ou nao esta a conseguir gerir a injecçao como deve, ou esta a receber dados da sonda que nao correspondem a verdade e por consequencia faz uma gestao da injeçao incorreta...
Rara chega-te a frente e ajuda aqui...  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #13 em: 24 de Julho, 2019, 14:30:28 »
Venho fazer um update à situação:

Coloquei a sonda antiga com o sensor MAP novo e o motor parece estável. Não deita cheiro de gasolina mal queimada ou qualquer outro cheiro pelo escape.
Não voltou a aparecer o erro P0170, mas na inspeção voltou a chumbar nos gases. Vem com menos uma anotação que era uma que falava em qualquer coisa dos valores lambda. No teste os valores parecem-me ligeiramente mais baixos mas ainda acima do 1.0.

Resta-me trocar o catalisador, mas isso é quase mais caro que o valor do carro  :dry:

Já me disseram para tentar meter gasolina 98 da boa e andar uns km com o pé pesado e depois lá ir.

O que eu vou fazer vai ser:
 1 - Começar por trocar a valvula do termoestado. Já a tenho há 4 anos mas nunca a troquei porque quando ele aquecia perdia potência. Agora que isso não acontece vou trocar.
 2 - Sacar o catalisador fora e ver se não estará obstruido com carvão ou destruído por dentro.
    2.1 - Se for carvão tento ver se sai com umas pancadas. E volto a montar.
    2.2 - Se o catalisador estiver destruído por dentro então só me resta mesmo trocar, depois disso vou direito à inspeção.
3 - Caso não esteja todo partido por dentro sacudo o carvão, meto gasolina 98 da boa, ando uns 100km (um dia a ir e voltar para o trabalho) e no dia de ir à inspeção dou umas voltas a dar gás e não desligo o carro enquanto vou fazer a inscrição.
4 - Se chumbar outra vez, e caso não tenha já trocado o catalisador, troco então o catalisador. Só ainda não sei se procuro numa sucata ou se dou 200€ ou mais por um!

Obrigado pelas dicas e palpites dados até agora
« Última modificação: 24 de Julho, 2019, 14:36:40 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #14 em: 24 de Julho, 2019, 19:27:24 »
Há no YouTube uns videos de como limpar o catalizador! Penso que com vinagre, pesquisa e vê, mas se ele andou muito tempo a injetar e a queimar mal a gasolina, houve gasolina que passou para o catalizador e isso pode levar à sua destruição!