Autor Tópico: montar manometro da temperatura  (Lida 9583 vezes)

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alapimba

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montar manometro da temperatura
« em: 22 de Abril, 2006, 11:19:20 »
Oi, tenho aqui um novo manometro de temperatura para o meu 600 mas n sei com o montar :)

Isto so tem 2 entradas... uma para o sensor (que obviamente é colocar um fio daki ate ao sensor, e a outra entrada é ( + ).
A minha duvida é de onde é que vem o cabo que liga ao + ?

Aqui fica um link para um esquema electrico do 600 para ajudarem-me :)

btw... isto é algo simples né? n vale a pena ir chatear um mecanico para me ligar um fio, certo?

Esquema: http://www.seiscientos.org/averias/electra.htm

E outro esquema mas que n sei ao certo se é totalmente igual ao meu, pois inclui isqueiro.. :

http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Meca...20electrico.jpg
http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Meca...ectrico%201.jpg

e outra coisa... este manometro que comprei vinha com um sensor dakeles k se coloca mm no liquido refrigerador, para isso tenho de fazer um furo algures para enrroscar este sensor, eu posso ligar o manometro ao sensor que ja tenho e que esta colocado na cabeça do motor? ou cada manometro seu sensor?

Respondam la rapidinho para eu ir ao AKI comprar fio :P
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montar manometro da temperatura
« Responder #1 em: 22 de Abril, 2006, 13:37:48 »
vamos lá a ver, tu tens provavelmente de meter esse sensor q vinha com o manometro. Em vez de fazeres um furo, n haverá T's para ligares os dois sensores ao mesmo furo?

Em relação ao (+), deve ser para ligar ao polo positivo da bateria. Esse sensor deve provavelemte funcionar como um divisor de tensão, funcionando o sensor como uma resistencia variável com a temperatura.

espero ter ajudado.
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« Responder #2 em: 22 de Abril, 2006, 14:49:07 »
No 600 não sei mas é normal haver buracos extra tapados com parafusos nas cabeças dos motores.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
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alapimba

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« Responder #3 em: 22 de Abril, 2006, 16:05:38 »
nop, acho que nao ha buracos extras na cabeça, tanto que o sensor de origem fica tipo entre um dos parafusos da cabeça e a propria cabeça.

Em relação ao ( + ) como é que ligo ao polo positivo da bateria?  :d_look:
Nao tenho de levar o cabo ate a bateria né? deve haver algum outro lugar onde ligue o cabo para ter ( + ) né? que sitio é esse? :S
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« Responder #4 em: 22 de Abril, 2006, 16:14:49 »
Podes ligalo na chave da mesma forma que o luis ligou o radio...é só lhe perguntares a cor do fio a que ligou. :t_up:
« Última modificação: 22 de Abril, 2006, 16:15:05 por smokeme »

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« Responder #5 em: 22 de Abril, 2006, 22:40:04 »
com um multimetro procuras um cabo q só te dê tensão com o carro ligado. N deve ser mto complicado encontrar...
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« Responder #6 em: 23 de Abril, 2006, 00:21:51 »
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Com um multimetro procuras um cabo q só te dê tensão com o carro ligado.
No meu é o cabo azul, que liga as luzes todas do conta km's etc... :)
 
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« Responder #7 em: 23 de Abril, 2006, 00:29:47 »
qdo ligas o carro ficas com a luz do conta-kilometros acesa?!?!?!  
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« Responder #8 em: 23 de Abril, 2006, 00:40:28 »
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qdo ligas o carro ficas com a luz do conta-kilometros acesa?!?!?!
ele refere o fio que vai da chave ao butão para as acender  :t_up:  

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« Responder #9 em: 23 de Abril, 2006, 00:43:13 »
ah, ok. fui eu q percebi mal  :smash:  
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« Responder #10 em: 23 de Abril, 2006, 02:15:39 »
:P
A luz do conta km's tem um interruptor próprio (high-tech! :P )... :D e as luzes que acendem no conta km's, ao ligar o carro, são as do dinâmo porque tá "nas couves" e a do óleo, que se apaga passado uns segundos
Oh pa ele :P

Alapimba, depois quero ver foto do teu, com o ponteiro da temperatura montado!  :love:
« Última modificação: 23 de Abril, 2006, 02:19:28 por Fiat 600 71" »
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« Responder #11 em: 23 de Abril, 2006, 05:33:07 »
epah assim a olhar pelos esquemas que ai puseste, creio que será como falaram aki, e segundo o esquema do fiat600club.com.ar, um fio azul que deve vir desde o 'comutador a llave'  :d_grin:  (nº 14 no esquema) ate a 'bobine de incêndio' :d_naughty:  (nº45 no esquema)

sempre que deres a xave tens aí o teu (+)

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alapimba

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« Responder #12 em: 23 de Abril, 2006, 12:07:07 »
Citar
:P
A luz do conta km's tem um interruptor próprio (high-tech! :P )... :D e as luzes que acendem no conta km's, ao ligar o carro, são as do dinâmo porque tá "nas couves" e a do óleo, que se apaga passado uns segundos
Oh pa ele :P

Alapimba, depois quero ver foto do teu, com o ponteiro da temperatura montado!  :love:
oh luis essa luz ai da benzina.. isso é normal estar aceso?   :d_evil:  
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« Responder #13 em: 23 de Abril, 2006, 17:17:27 »
Viste a luz? Tenta agora ver o ponteiro! :P
Tá lá embaixoooo, n há guito p'rá gota :D
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« Responder #14 em: 21 de Janeiro, 2007, 16:42:01 »
boas

nos manometros de temperatura temos um +, um terminal que vai á valvula e em alguns um - (negativo, massa) se troucere, luz acupulada.

O + deve ser corrente chave ligada (+ comudo), mas pode ter um interruptor.
Para isso precisa de um fusivel minimo 30 A.

O fio que vai á valvula funciona de maneira a que consuante a temperatura existe uma resistencia sensivel à temperatura que deixa passar a corrente, fazendo massa ao bloco.

Se voçes ligarem o + ao + da bateria e o fio que vai à valvula ao - da bateia verao que o ponteiro sobe ate ao maximo ( passa a escala), isso quer dizer o ponto onde a corrente passa a 100%.

È muito façil montar essas coisas se pensarem que quase tudo nos carros funciona à "massa". Uma má "massa" pode por os carros a parecer arvores de natal, como ja vi buzinarem e acendia os maximos e os 4 piscas (lol)

espero ter ajudado
alguma duvida desponham

 :fiatistas:  :d_finger: