Autor Tópico: Termostato  (Lida 26246 vezes)

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Braz

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Termostato
« em: 26 de Abril, 2006, 21:41:21 »
Penso que esta informação pode ser útil para vocês. Muitas das vezes os termostato avaria e duas coisas podem acontecer:

-Avaria na posição de fechado-> O líquido de refrigeração do motor deixa de circular no circuíto, o motor começa a aquecer e pumba... :buaaa:

-Avaria na posição de aberto-> O líquido de refrigeração está constantemente a circular. Nos dias mais frios o motor necessita, por vezes, de 10km's para atingir a temperatura ideal, o consumo aumenta (para os motores equipados com injecção electrónica), mas aparentemente, está tudo ok.

Isto é um termostato:



Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...

Para bem do ambiente, da vossa carteira e, essencialmente, da saúde do vosso motor, tenham atenção ao termostato e mudem-no, caso seja necessário... ;)

 :fiatistas:  

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Bizarro

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Termostato
« Responder #1 em: 26 de Abril, 2006, 21:58:14 »
O meu já foi mudadeo à uns 3 anos!

E nao nao tinha avariado.. simplesmente estava corroido! Aquilo é das coisas mais faceis de mudar!

Supostamente os termostatos estão feitos para avariam sempre abertos.. mas já ouvi tanta historia de teram avariado fechados..
small sports car...


zica

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Termostato
« Responder #2 em: 26 de Abril, 2006, 23:31:33 »
E qual é a maneira mais eficaz de saber se efectivamente o termostato está bom ou n?
Lancia Prisma 1.6 i.e. 1987
Alfa Romeo 145 1.4 boxer

Luke

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Termostato
« Responder #3 em: 26 de Abril, 2006, 23:36:57 »
desmontar, meter numa caneca com agua e ferver
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

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Termostato
« Responder #4 em: 26 de Abril, 2006, 23:50:24 »
em caso de dúvida podes sempre acrescentar manteiga à agua, só para ela nao ferver aos 100º! :D
small sports car...


Luke

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Termostato
« Responder #5 em: 27 de Abril, 2006, 00:09:03 »
o termostato deve abrir proximo dos 90
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Zampanò

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Termostato
« Responder #6 em: 27 de Abril, 2006, 07:56:54 »
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Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...
Para o Delta 1300 custa 56EUR + IVA.

Apesar de ser uma peça com aspecto de ser uma liga qualquer vazada (com 70 entradas e 82 saídas) não compreendo o preço....

Comprei um termostato no eBay mas ainda assim, upa upa puxadote (lol)  

Luke

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Termostato
« Responder #7 em: 27 de Abril, 2006, 10:21:50 »
esse preço é na concorrencia ou na origem?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Delta1300

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Termostato
« Responder #8 em: 27 de Abril, 2006, 11:18:46 »
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Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...
Para o Delta 1300 custa 56EUR + IVA.

Apesar de ser uma peça com aspecto de ser uma liga qualquer vazada (com 70 entradas e 82 saídas) não compreendo o preço....

Comprei um termostato no eBay mas ainda assim, upa upa puxadote (lol)
Foi o que paguei pelo meu, quando tinha o Delta 1300 Lx. Fez alguma diferença, até porque o que la estava, nao era daquele carro.

Mas para aqueles que gostariam de ter o carro um pouquinho mais fresco, há uma solução interessante : fazer 1 ou 2 furinhos no termostado.

Assim, ficamos com um meio termo entre nao ter termostato e ter. ;)

Bom tópico.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Delta1300

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Termostato
« Responder #9 em: 27 de Abril, 2006, 11:19:37 »
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esse preço é na concorrencia ou na origem?
É semelhante. Quando fui à Lucas, penso que me deram o preço.... da Fiat.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Braz

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Termostato
« Responder #10 em: 27 de Abril, 2006, 11:28:18 »
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E qual é a maneira mais eficaz de saber se efectivamente o termostato está bom ou n?
Se não quiseres estar a desmontar, como disse o Luke, pelo ponteiro da temperatura vês facilmente. A temperatura do carro tem de começar a subir, no máximo, nos primeiros 3-4km's.
Outra forma de se verificar, se não tiverem indicador da temperatura, é pela ventilação do carro. Nos mesmo 3-4km's se ligarem a ventilação na temperatura máxima, devem começar a sentir o ar a vir gradualmente mais quente. Se ele continuar a vir frio o motor não está a aquecer.

Estes valores de km's, são para o Inverno. Nesta altura do ano o tempo que demoro entre: Ligar o carro, abrir o portão da garagem, sair da garagem, fechar o portão, sentar-me meter o cinto e arrancar, já é o suficiente para sentir ar gradualmente mais quente a sair da ventilação. ;)

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

rmoreira

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« Responder #11 em: 27 de Abril, 2006, 13:07:38 »
:bompost:  

Zampanò

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Termostato
« Responder #12 em: 27 de Abril, 2006, 13:28:59 »
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Assim, ficamos com um meio termo entre nao ter termostato e ter. ;)
Boa (lol)

O preço, supostamente, seria da concorrência, mas não me foi dito.

A mim, parece-me evidente que o termostato do meu já só serve de tubeira (entrada... saída, entrada e saída, etc) :)

O termómetro só indica a temperatura (a)normal de funcionamento quando o carro fica parado em trânsito.

Ou seja, o meu avariou em aberto (menos mal!).

Se não, vejam aqui  temperatura normal de funcionamento, em auto-estrada a uns estonteantes 100 km/h.
« Última modificação: 27 de Abril, 2006, 13:35:28 por Zampanò »

spayz

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« Responder #13 em: 27 de Abril, 2006, 15:14:17 »
o meu y10 hainda faz melhor, levanto-me de manha ligo o carro abro o portao (dps so feixo a noite) entro pro carro meto o cinto, meto o radio escolho a musica, e dps vou a caminho do curso e se ñ apanhar transito chego la com o ponteiro antes do 50, e sao 25Km.
« Última modificação: 27 de Abril, 2006, 15:54:20 por spayz »
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Braz

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Termostato
« Responder #14 em: 27 de Abril, 2006, 15:43:52 »
Se não queres nunca ter problemas de sobreaquecimento, o teu Y10, está bem assim. :D :point:

Se quiseres poupar em combustível, o meio ambiente e, sobretudo na saúde a longo prazo do teu motor, urge trocar de termostato. ;)  

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