Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: smokeme em 12 de Agosto, 2008, 13:40:22
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É simples. Realmente tem a ver com a maneira que a forquilha da embreagem se move. Especificamente para Subarus, os motores N/A usam "Push". Os motores Turbo usam "Pull". A diferença é que quando você pressiona a embreagem a maneira que o prato de pressão acopla é diferente. Num tipo de embreagem "Push", quando você pressiona a embreagem, o cilindro (clutch slave cylinder) empurra a forquilha da embreagem no sentido do volante do motor, fazendo assim tipo de uma sanduíche ao disco de embreagem. Para uma embreagem pull-type, é o mesmo estilo que um Porsche. A forquilha da embreagem vai no sentido oposto ao motor do carro. A forquilha puxa nas molas do prato de pressão que imprensará então o disco de embreagem ao volante.
O estilo de embreagem "Pull" pode ser até 30% mais eficiente do que o tipo convencional embreagem (Push) assim como ser mais leve e mais simples na construção. O tipo embreagem (Pull) permanecerá muito mais consistente em características de carga e sentido durante o desgaste, devido a um arranjo e a uma redução melhorados do fulcro e no desgaste do fulcro.
A embreagem "Push" terá os dedos da forquilha retos sem o anel interno. A embreagem "Pull" terá os dedos da forquilha com as pontas dobradas e um anel de travamento interno de prateado.
depois descomplico isto um bocado (lol)
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E a primeira frase diz que é simples. (lol)
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E a primeira frase diz que é simples. (lol)
acho que para quem tem uma noçao de como funciona uma embraiagem esta compreensivel :P
claro que umas fotos ajudam muito a perceber..
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Excelente explicação.
É isso mesmo...
Apenas uma questão não falada.
Os sistemas de embraiagem tipo "push" são normalmente mais faceis de desmontar e principalmente montar do que as "Pull", que por norma são um bocado pincelosa nessa parte.
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Tema interessante, mereçe ser desenvolvido. Tentem arranjar fotos para elucidar.
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Excelente explicação.
É isso mesmo...
Apenas uma questão não falada.
Os sistemas de embraiagem tipo "push" são normalmente mais faceis de desmontar e principalmente montar do que as "Pull", que por norma são um bocado pincelosa nessa parte.
Realmente as embraiagens tipo "push" são fáceis de desmontar. Os Ducato brasileiros têm embraiagens "pull", e são trabalhosas de se desmontar, precisando-se primeiro se sacar o eixo que fixa o rolamento junto ao platô. Para isso, até mesmo o uso de uma ferramenta específica se faz necessário.
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Curiosamente os motores Jtd usam estes dois tipos de embreagem... pull & push
Fiat Jtd usa sistema de embreagem de empurrar...
Alfa Romeu e Lancia Jtd usa sistema de embreagem de puxar...
Conhecimento de causa nos motores Jtd CF3 da Fiat, Lancia e Alfa Romeo
Ex: Stilo Jtd 115 sistema de embreagem de empurrar (Pull)
Alfa Romeo 147 Jtd 115 sistema de embreagem de puxar (push)
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Curiosamente os motores Jtd usam estes dois tipos de embreagem... pull & push
Fiat Jtd usa sistema de embreagem de empurrar...
Alfa Romeu e Lancia Jtd usa sistema de embreagem de puxar...
Conhecimento de causa nos motores Jtd CF3 da Fiat, Lancia e Alfa Romeo
Ex: Stilo Jtd 115 sistema de embreagem de empurrar (Pull)
Alfa Romeo 147 Jtd 115 sistema de embreagem de puxar (push)
nada fora do normal..
ja os Thema s1 usavam o sistema push enquanto os s2 e s3 usavam o pull...
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nada fora do normal..
ja os Thema s1 usavam o sistema push enquanto os s2 e s3 usavam o pull...
Mas, ao contrário do que indicas, no tópico inicial, sobre a eficiência de uma e de outra, as embreagens "Push" nos Alfas e Lancia aquentam mais binário que as embragens "Pull" dos Fiat Jtd.
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Mas, ao contrário do que indicas, no tópico inicial, sobre a eficiência de uma e de outra, as embreagens "Push" nos Alfas e Lancia aquentam mais binário que as embragens "Pull" dos Fiat Jtd.
eficiencia não é o que uma embraiagem aguenta.
e "pode ser" não é uma conclusão, apenas indica que tem margem para isso..
o que uma embraiagem aguenta tem a vêr com o material do disco e força das molas da prensa, o sistema embraiagem PULL consegue tolerar molas muito mais fortes do que o sistema Push... o disco pode ser o mesmo em ambos..
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Tenho fotos de ambos os sistemas de embreagem...
Queres actualizar o tópico com fotos?
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Tenho fotos de ambos os sistemas de embreagem...
Queres actualizar o tópico com fotos?
podes colocar as fotos no topico que eu ou outro membro da moderação colocamos no sitio :t_up:
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Tenho fotos de ambos os sistemas de embreagem...
Queres actualizar o tópico com fotos?
Venham elas :t_up:
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MomoX1, o que o smokeme diz está certo, as embraiagens com sistema de puxar (pull, e não push como estas a dizer) são as melhores para motorizações turbo.
Pull = Puxar
Push = Empurrar
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MomoX1, o que o smokeme diz está certo, as embraiagens com sistema de puxar (pull, e não push como estas a dizer) são as melhores para motorizações turbo.
Pull = Puxar
Push = Empurrar
Boa observação...
Troquei os termos, mas se repares indico que as melhores são as dos Lancia e Alfa, que por sua vez são sistemas de embreagem de puxar - Pull
Fica aqui uma foto da embreagem que tenho no meu Bravo Jtd 100
(http://img43.imageshack.us/img43/3775/img0091nm.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/43/img0091nm.jpg/)
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Essa prensa não é de um Fiat...
Que caixa tens? :d_grin:
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Essa prensa não é de um Fiat...
Que caixa tens? :d_grin:
Não, não é de nenhum Fiat...
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Pois isso já eu vi, essa prensa não é de um Fiat.
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desde que alterei a potencia no meu Punto JTD tenho problemas de embraiagem, neste momento não posso acelerar a fundo antes das 3000RPM senão queimo o resto da embraiagem, mas logo na ultima substituição não podia acelerar a fundo antes das 2500RPM, visto que tenho que a substituir brevemente, o que me aconselham? Nada de competição porque a Micas tambem anda com o Punto... :(
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Aconselhamos a abertura de um tópico para isso ou então se já houver DB do carro melhor... :dry:
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Pois isso já eu vi, essa prensa não é de um Fiat.
Alfa Romeo 156 2.4 Jtd
Tenho o Bravo encostado desde Fevereiro para restauro de pintura e upgrades.
A caixa que tenho do 2.4 Jtd tem auto-blocante... como o investimento é puxado tem sido feito aos poucos.
Só tinha embreagem montada, faltava montar a caixa e reslover pormenores
Como a caixa é aplicação tive que andar a estudar sobre o assunto.
Existem bastantes pormenores diferentes e tive que os resolver.
-Selector de velocidades
-Transmissões
-Apoios da caixa
-Sensor de velocidade (leitura pelo ABS falta resolver)
E honestamente, custa partilhar informação quando ninguém diz nada sobre Jtd.
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De qual 2.4 é a caixa?
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De qual 2.4 é a caixa?
Alfa Romeo 2.4 jtd 136cv
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E o sensor de velocidade é preciso trocar?
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so tenho k dar os parabéns granda topico , ja andei a procura na net e n encontrava nada .....ajudo me a tirar as duvidas k tinha . andava a pensar trocar o sistema de embreagem do meu motor thema s3 para aguentar mais binario mas vou so mandar reforcar a embreagem :happy:
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A Sachs performance tem um disco do aço para isso.... ;)
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A Sachs performance tem um disco do aço para isso.... ;)
amigo se for como os tdi´s é uma fortuna....
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Sem medos... :d_evil: :d_evil:
http://www.sachsperformance.com/Sachs-Performance-Clutch-Powerclutch/Lancia/Lancia-Kappa-838A-08-94-10-01/2-0-20V-838AG1AA-114kW-07-96-10-01/Clutch-Disc-Racing::351.html (http://www.sachsperformance.com/Sachs-Performance-Clutch-Powerclutch/Lancia/Lancia-Kappa-838A-08-94-10-01/2-0-20V-838AG1AA-114kW-07-96-10-01/Clutch-Disc-Racing::351.html)
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Sem medos... :d_evil: :d_evil:
http://www.sachsperformance.com/Sachs-Performance-Clutch-Powerclutch/Lancia/Lancia-Kappa-838A-08-94-10-01/2-0-20V-838AG1AA-114kW-07-96-10-01/Clutch-Disc-Racing::351.html (http://www.sachsperformance.com/Sachs-Performance-Clutch-Powerclutch/Lancia/Lancia-Kappa-838A-08-94-10-01/2-0-20V-838AG1AA-114kW-07-96-10-01/Clutch-Disc-Racing::351.html)
tentador ....ver se aparece uma cobaia ehehe
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tentador ....ver se aparece uma cobaia ehehe
O Thema andou com este disco montado, durou 10000kms tal era a brutalidade do bicho... quando tirei a embraiagem para a meter no Kappa tá quieto... :blink: :blink: :blink: