Autor Tópico: Pequeno restauro Uno 60 SX  (Lida 22131 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #30 em: 08 de Novembro, 2017, 16:54:41 »
Nao parece muito mau pelas imagens.. no entanto limpa na mesma que mal nao faz... :)
So nao passes lixa no carvao central.. de resto podes limpar tudo. (os 4 polos da tampa do distribuidor e o rotor completo )

Em relacao a imagem que metes-te com um circo vermelho.. podes tirar esse modulo e ver como está a parte de baixo... as vezes rebentam... e da para ver.
Mas também nao é um diganostico 100% pode estar bonito e tar avariado na mesma.

Carros velhos nao ha milagres. (segundo o que dizes que esse foi mal tratado por donos anteriores )

Isso na minha opiniao era logo revisao completa... trocar Velas, Cabos, Placa do distribuidor e modulo electrico do distribuidor, bobine de igniçao... Trocar filtro de combustivel e dar uma limpeza geral na torre injectora para retirar a sujidade da borbuleta. e dos sensores todos agarrados ao corpo de injecçao incluindo o motor de passos que pode estar meio sujo e prende... limpar o filtro da bomba de combustivel que esta dentro do deposito. ver se o sensor de posiçao do motor nao esta cheio de limalhas agarradas. (limpar a ponta )
E se dizes que tens uma entrada de ar individa no motor isso também tem que ser corrijido. filtro de ar dizes que ja trocas-te.


Fazendo isso pode ser que resolvas o problema...  isso ha material pirata com fartura para esses carros. e fica relativamente barato.

Tendo em conta a idade do carro... epah digo-te ja... reza para que seja alguma destas coisas que senao coisa boa já nao é.
A questao aqui é se estas a reparar o carro para ficar com ele ou se queres despacha-lo brevemente, porque neste tipo de carros vais sempre gastar algum dinheiro inicial é inevitavel.
Ha E vai-te preparando... se dizes que o carro esteve cheio de barro dentro do circuito da agua prepara-te que deves ter a cabeça do motor toda roida e a junta da cabeça quase podre.. (se ainda é a de origem )

Tou-te so a alertar porque a maioria das pessoas nunca avisa ninguem sobre estas cenas... e eu ja apanhei aqui muita cena do genero na oficina... Com unos e puntos entao... é mato... :D tudo podre... :D


« Última modificação: 08 de Novembro, 2017, 17:10:06 por Comandante »

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #31 em: 08 de Novembro, 2017, 17:29:40 »
Comandante não me assuste tanto  :mecry: quero acreditar que consegui fazer uma escolha minimamente acertada, tudo bem que não tinha a manutenção em dia, mas também não me parece que fosse tratado a pontapé, não quero ter já ataques, quero resolver este problema pois está a enervar-me e enerva-me mais pelo facto de quando o experimentei não fazia nada disto, agora também não parece nada de muito grave.

Velas já foram trocadas e se a situação se mantiver vai de seguida Cabos e Filtro de combustível, também quero experimentar Gasolina 98 e ver se continua a fazer, os €€ também não são muitos e como tal tem de ser uma coisa de cada vez. Mas pretendo fazer tudo o que enumeraste acima, e mais uma vez obrigado por me ajudarem!


Não, retira o tubo e sopra na peça. Não pode ter fuga

Podes ter razão, com um tubo de aquário assoprei para dentro da peça e esta deixou passar ar (atenção tinha o motor desligado)
Apenas quando puxei o ar fez vácuo.



Poderá estar aqui a razão?


E obrigado a todos desde já, os meus conhecimentos são poucos e o manual do Haynes, embora muito explicativo não é a mesma coisa que os vossos conselhos, valem ouro  :palmas:
« Última modificação: 08 de Novembro, 2017, 17:39:47 por Xtrusion »

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #32 em: 08 de Novembro, 2017, 17:36:33 »
Entretanto, o pedal dos travões embora não esteja nem perto do que se pareça de quando comprei o carro, já está a ficar um pouco esponjoso outra vez.

Chateado com isso voltei a ir ver reservatório e o óleo, com menos de 2 meses e pouco mais de 100km já está a ficar castanho  :o, ou seja, já tenho que o ir mudar mais uma vez,



Mas que todos os meus problemas fossem como este, mudar o óleo dos travões é simples e barato, e é da maneira que continuo a limpar o sistema (o que tirei de lá estava literalmente preto, nem se conseguia ver o fundo do depósito)






Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #33 em: 08 de Novembro, 2017, 18:14:07 »
Nao te estou a desmoralizar.. :) Estou só a avisar-te ;) as verdades tem que ser ditas mesmo assim nestes termos. Sao maquinas velhas... com tudo velho...
O meu cinquecento também estava muita bem estimado quando o comprei e agora que desmontei o motor para o reconstrui é que vi que estava tudo a dar as ultimas :D
 :D resultado = tudo peças novas, para ficar descansado no futuro. (sensores, filtros, tubos, radiadores, peças do motor, peçinhas daqui e dali... :D )
claro gasta-se é dinheiro mas também nao comprei tudo de uma vez, fui comprando.

Eu adoro estes carros fiat antigos pequeninos, sao fixes ;)
So que nunca estao 100% quando os compramos.

Cumps ;)

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #34 em: 08 de Novembro, 2017, 18:38:41 »
Comandante não me assuste tanto  :mecry: quero acreditar que consegui fazer uma escolha minimamente acertada, tudo bem que não tinha a manutenção em dia, mas também não me parece que fosse tratado a pontapé, não quero ter já ataques, quero resolver este problema pois está a enervar-me e enerva-me mais pelo facto de quando o experimentei não fazia nada disto, agora também não parece nada de muito grave.

Velas já foram trocadas e se a situação se mantiver vai de seguida Cabos e Filtro de combustível, também quero experimentar Gasolina 98 e ver se continua a fazer, os €€ também não são muitos e como tal tem de ser uma coisa de cada vez. Mas pretendo fazer tudo o que enumeraste acima, e mais uma vez obrigado por me ajudarem!


Podes ter razão, com um tubo de aquário assoprei para dentro da peça e esta deixou passar ar (atenção tinha o motor desligado)
Apenas quando puxei o ar fez vácuo.



Poderá estar aqui a razão?


E obrigado a todos desde já, os meus conhecimentos são poucos e o manual do Haynes, embora muito explicativo não é a mesma coisa que os vossos conselhos, valem ouro  :palmas:

com essa peça furada, tens entrada falsa de ar e o ponto de ignição fica atrasado. No meu uno como é a carburador, o carro quase vai abaixo no relentim,  o teu como é de injecção o motor não vai abaixo, mas fica com um trabalhar estranho.

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #35 em: 08 de Novembro, 2017, 19:17:48 »
Nao te estou a desmoralizar.. :) Estou só a avisar-te ;) as verdades tem que ser ditas mesmo assim nestes termos. Sao maquinas velhas... com tudo velho...
O meu cinquecento também estava muita bem estimado quando o comprei e agora que desmontei o motor para o reconstrui é que vi que estava tudo a dar as ultimas :D
 :D resultado = tudo peças novas, para ficar descansado no futuro. (sensores, filtros, tubos, radiadores, peças do motor, peçinhas daqui e dali... :D )
claro gasta-se é dinheiro mas também nao comprei tudo de uma vez, fui comprando.

Eu adoro estes carros fiat antigos pequeninos, sao fixes ;)
So que nunca estao 100% quando os compramos.

Cumps ;)

É verdade, estes citadinos e utilitários, são na sua maioria das vezes sempre muito mal tratados, são carros de "trabalho", mas também apanhei a paixão por estes Fiat's que, em tempos, marcaram as ruas.
Tens toda a razão, isto precisa de, aos poucos ir-se trocando tudo o que seja material de desgaste, porém, queria pelo menos conseguir por o carro a trabalhar a 100%, para que possa, de seguida fazer manutenção preventiva, a junta da tampa das válvulas, está a babar óleo, é algo que quero fazer, mas quero ter o carro a trabalhar porreirinho antes disso.
E tudo a seu tempo por causa dos €€ e também o tempo não é muito, além disso os conhecimentos mecânicos que tenho neste momento, são poucos.

Mas é por todas estas razões que as vossas ajudas são preciosas, neste momento já anseio por retribuir, pois sinto-me um pouco mal por me tanto ajudarem e eu não dar nada em troca..1
Mais uma vez obrigado!

com essa peça furada, tens entrada falsa de ar e o ponto de ignição fica atrasado. No meu uno como é a carburador, o carro quase vai abaixo no relentim,  o teu como é de injecção o motor não vai abaixo, mas fica com um trabalhar estranho.

Então vou já tratar disso, vou cortar 3 problemas, cabos de vela, capsula de avanço e o filtro de combustível.

A única dúvida é quanto ao filtro do combustível, eu peço que seja esta peça cinzenta certo?


No entanto, nos sites de peças aparece-me este filtro


Este último é para a versão a carburador certo? Ou existem dois filtros de combustível?  :unsure:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #36 em: 08 de Novembro, 2017, 20:29:35 »
Amigo não tens que agradecer por nada nem estás em divida com ninguém aqui.. isto é tudo malta fixe :D
só queremos ajudar ;)
Tu és fixe... :)

Mas olha em relação a válvula de vácuo do distribuidor tens a certeza que está mesmo furada?
Ja fizeste o teste para ver se tem vácuo? Aquele teste de chupar com a lingua a ver se prende a lingua no tubo?

É que como dizes que o carro falha as vezes...
É que do género... a válvula de vácuo não tem a membrana furada só as vezes... com isso furado o carro falha sempre.
 :rolleyes:

Em relação ao filtro de combustível sim é esse cilíndrico da imagem com um circo vermelho :D mete um igual a esse.. não metas em plástico... ;)
« Última modificação: 08 de Novembro, 2017, 20:30:50 por Comandante »

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #37 em: 08 de Novembro, 2017, 22:42:38 »
Pelo teste que o @Pedro303 disse, tem problema, também, por 10€, já mandei vir, e o carro não falha, ao relenti é que vibra muito, mas não noto qualquer tipo de falha, e isto acontece sempre, não é só às vezes, sempre que coloco em ponto morto e ele vai para as 850 RPM's começa a vibrar imenso..

Mandei vir então em metal o filtro, se bem que o de plástico era bem mais barato  :P

A minha aposta inicial dos cabos ainda é a que mais me parece, contudo enquanto as peças não chegam vou comprar a lixa de água como referiste e limpar o módolo de distribuição, mal não há de fazer e, assim, excluem-se logo um grande número de hipóteses!

Cabos mandei vir NGK, que é a mesma marca que as velas para gerar menos incompatibilidade possível.

Vamos a isso  :smashfreakB:


Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #38 em: 09 de Novembro, 2017, 00:37:33 »
Vais mesmo ter que tirar essa caixa do filtro de ar e limpar a borboleta com spray descarbonizante... E limpar o motor de passos também com spray. Pode estar meio sujo.... Depois o motor falha e faz vibração também... Limpeza nunca é demais :)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #39 em: 09 de Novembro, 2017, 08:37:12 »
Pelo teste que o @Pedro303 disse, tem problema, também, por 10€, já mandei vir, e o carro não falha, ao relenti é que vibra muito, mas não noto qualquer tipo de falha, e isto acontece sempre, não é só às vezes, sempre que coloco em ponto morto e ele vai para as 850 RPM's começa a vibrar imenso..

Mandei vir então em metal o filtro, se bem que o de plástico era bem mais barato  :P

A minha aposta inicial dos cabos ainda é a que mais me parece, contudo enquanto as peças não chegam vou comprar a lixa de água como referiste e limpar o módolo de distribuição, mal não há de fazer e, assim, excluem-se logo um grande número de hipóteses!

Cabos mandei vir NGK, que é a mesma marca que as velas para gerar menos incompatibilidade possível.

Vamos a isso  :smashfreakB:

Se os cabos estiverem em muito mau estado (ao ponto de causar as vibraçoes ao ralenti) no local escuro ve-se faiscas dos cabos a massa. Ja fizeste esse teste?

Aqui a malta nao precisa muitos agradecientos. Uma caixa de minis e o bastante.  :lol:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #40 em: 10 de Novembro, 2017, 13:19:04 »
Viva, bons posts, agradecido pela partilha. Uma clarificação sobre o filtro de gasolina: pelo formato foi boa a escolha ser metálico pois este filtro é para carros com injecção. A gasolina circula a uma pressão superior (2 ou 3 bar, por aí). O filtro em plástico é para carburadores, nunca usar esse!

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #41 em: 10 de Novembro, 2017, 23:42:51 »
Viva, bons posts, agradecido pela partilha. Uma clarificação sobre o filtro de gasolina: pelo formato foi boa a escolha ser metálico pois este filtro é para carros com injecção. A gasolina circula a uma pressão superior (2 ou 3 bar, por aí). O filtro em plástico é para carburadores, nunca usar esse!

Pois era o que eu suspeitava também, daí a opção pelo metálico

Se os cabos estiverem em muito mau estado (ao ponto de causar as vibraçoes ao ralenti) no local escuro ve-se faiscas dos cabos a massa. Ja fizeste esse teste?

Aqui a malta nao precisa muitos agradecientos. Uma caixa de minis e o bastante.  :lol:

Ainda não, mas desligo-os? Ou simplesmente abro o capô e tento ver faíscas?

Vais mesmo ter que tirar essa caixa do filtro de ar e limpar a borboleta com spray descarbonizante... E limpar o motor de passos também com spray. Pode estar meio sujo.... Depois o motor falha e faz vibração também... Limpeza nunca é demais :)

Pois não e já cá canta

Uma questão o procedimento é o mesmo que este? (Neste caso para um Punto 188 igual à da minha namorada que irei também aproveitar e fazer ^^)




E quanto à lixa de água, vende-se em aki e leroy? É mesmo esse o nome?
(edit: já vi que sim, qualquer uma serve ou que categoria devo optar 240; 400; 600; 1200)



Mais uma vez obrigado a todos! A caixa de minis está devida, no encontro dos Fiatistas apostem que a levo!
« Última modificação: 11 de Novembro, 2017, 00:23:32 por Xtrusion »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #42 em: 11 de Novembro, 2017, 12:29:03 »
Qt ao verificares se os cabos estao com fuga a massa acho que ja disse como era, no entanto nada mais facil. Colocar o carro num sitio escuro (muito de preferencia) e com o motor a trabalhar abrir o capot e verificar se se veem cispas, se sim e preciso trocar os cabos. Ha e nada de meter os dedos nos cabos das velas com o motor a trabalhar Tambem serve pra perceber se esta com fuga a massa mas eu nao aconselho. Isso e prakeles gajos que comem choques eletricos ao pequeno almoço...

Em relaçao a lixa, o mais fina possivel. 1200. A intensao e so mesmo limpar a superficie nada de "roer" metal. ;)



afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #43 em: 16 de Novembro, 2017, 07:10:48 »
Olá! Desculpa não estar a participar.
No meu Uno (carburador) tive esse problema — a vibração em excesso ao ralenti. E era acompanhado de cheiro a gasolina.
Lá consegui perceber que um dos cilindros falhava ao ralenti (trabalhava a 3 cilindros ao ralenti; mas em andamento sempre a 4...).
Fiz o mesmo que tu e troquei tudo o que era ignição; não resolveu.
O que era? Uma entrada de ar na admissão... diagnostica-se tendo o carro a trabalhar e deitando spray limpa carburadores para a zona do colector de admissão; se o motor de alterar, é porque está a entrar ar por ali...
Troquei a junta da admissão e ficou bom.

Pode não ter nada a ver, mas quis deixar o testemunho do que se passou com o meu uno. Um abraço e boa sorte!

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #44 em: 16 de Novembro, 2017, 10:36:51 »
Olá! Desculpa não estar a participar.
No meu Uno (carburador) tive esse problema — a vibração em excesso ao ralenti. E era acompanhado de cheiro a gasolina.
Lá consegui perceber que um dos cilindros falhava ao ralenti (trabalhava a 3 cilindros ao ralenti; mas em andamento sempre a 4...).
Fiz o mesmo que tu e troquei tudo o que era ignição; não resolveu.
O que era? Uma entrada de ar na admissão... diagnostica-se tendo o carro a trabalhar e deitando spray limpa carburadores para a zona do colector de admissão; se o motor de alterar, é porque está a entrar ar por ali...
Troquei a junta da admissão e ficou bom.

Pode não ter nada a ver, mas quis deixar o testemunho do que se passou com o meu uno. Um abraço e boa sorte!

Geramente com uma entrada de ar individa o carro fica acelerado. nao necessariamente tem que falhar, mas cada caso é um caso... de toda a maneira se existirem entradas de ar individas tem sempre que ser corrijidas primeiro para descartar-mos essa possibilidade :D