Autor Tópico: Problema no Fiat Panda  (Lida 2747 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Majin

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Problema no Fiat Panda
« em: 14 de Dezembro, 2017, 16:33:01 »
Boa tarde fiatistas,

Sou dono de um Panda 1.3 Multijet de 2005 e todas as manhãs, ou tardes (a frio), noto que o carro durante 1seg fica com a direcção mais pesada (oiço um tictic no quadrante) e volta a ficar a direcção normal...É chato porque por vezes acontece quando estou a fazer uma curva no carro...ainda que fique só pesado numa fracção de 1seg, é chato...

Alguém já passou por esta situação?

Obrigado.
« Última modificação: 14 de Dezembro, 2017, 16:35:23 por Majin »

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #1 em: 14 de Dezembro, 2017, 19:52:05 »
Viva
do pouco que sei, esses pandas tem uma direccao um pouco mais evoluída do que alguns (muitos, ou todos) Punto mK2. Portanto, ja nao tem reles de comando do motor. Assim a haver problemas podera ser do sensor de torque (na verdade é o sensor que detecta aplicação de força no volante e comanda o accionamento do motor electrico de assistencia a direccao). Nao esta muito bem explicado mas da uma ideia.
A minha sugestao sera mandar fazer um diagnostico pela maquina. Poderao ver se o sensor esta ok e calibram o ponto zero de alinhamento recto.

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #2 em: 18 de Dezembro, 2017, 20:16:09 »
o lá de casa sempre que começava com esses sintomas passado uns tempos era uma bateria nova.

Nunca percebi se a causa é a bateria, mas nunca foi demasiado frequente que merecesse uma investigação a fundo.
small sports car...


Majin

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #3 em: 20 de Dezembro, 2017, 15:03:40 »
O melhor mesmo é ligá-lo à maquina e ver o que acontece...obrigado aos dois pela resposta.

Majin

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #4 em: 27 de Dezembro, 2017, 11:15:59 »
Bom dia a todos!

Fui à Fiat e fiz um diagnóstico e devo dizer que vim no mínimo, aborrecido...aparentemente o problema é do Sensor de Posição que comanda a direcção eléctrica do carro...conclusão, 900€ com IVA no que toca a montagem + peça nova, ou então 623€ no que toca a peça recondicionada + montagem...Alguém já teve este problema? Haverá uma resolução mais em conta...que fruta...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #5 em: 28 de Dezembro, 2017, 08:41:38 »
Fiquei com aquele sensaçao de murro no estomago...
Ja procuraste se nao existe esse material na concorrencia?  :unsure:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Problema no Fiat Panda
« Responder #6 em: 28 de Dezembro, 2017, 11:09:35 »
Viva, sim ha alternativas e consistem em comprar um sensor novo (sem ser pela fiat) e substituir o sensor (sem ser na fiat, seja um electricista que saiba fazer isso ou sermos nos proprios).
Posso investigar um pouco onde arranjar esses sensores e ha tb como pecas usadas.
« Última modificação: 28 de Dezembro, 2017, 11:12:46 por Zampanò »