Alfa Romeo prepara sucessor do 166
(http://www.autohoje.com/media/k2/items/cache/1708113344bb76532715696d6e61f404_XL.jpg)
O potencial regresso aos modelos do segmento E poderá avançar em 2015 e ter por base uma plataforma da Maserati
A Alfa Romeo poderá estar a preparar o regresso às berlinas premium em 2015. De acordo com a Car, a marca italiana pretende apostar num sucessor espiritual do 166 (na imagem, modelo que foi produzido entre 1998 e 2007) para concorrer diretamente com o BMW Série 5 e com o Mercedes-Benz Classe E. Esta possibilidade é levantada, apesar do patrão do grupo Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, ter revelado recentemente que a Alfa Romeo está sobretudo empenhada nos substitutos do Mito, Giulietta e de um substituto do 159, uma berlina do segmento D.
Esta incursão pelo segmento E recorrerá a uma plataforma da Maserati, naquele que será a versão Alfa do Ghibli (berlina de tração traseira que se posicionará abaixo do Quattroporte, que deverá ser anunciado já em abril). O que fará também com que este Alfa Romeo “166” tenha uma variante de tração integral. Com efeito, é ainda possível que herde os seus motores a gasolina: o V6 3.0 biturbo com 385 cv, o V8 3.8 biturbo com 480 cv, e em exclusivo para a Europa, uma versão Multiair turbo de quatro cilindros. Ambos os modelos deverão ainda ter entre as opções o Diesel V6 3.0 do Jeep Grand Cherokee e Chrysler 300.
Fonte: Auto Hoje (http://www.autohoje.com/)
Alfa Romeo Giorgio para desafiar BMW Série 5
(http://www.autoportal.iol.pt/wp-content/uploads/2016/06/alfa-romeo-midsize-saloon-details-2-807x346.jpg)
O Giulia foi só o primeiro da ofensiva de novos modelos da Alfa Romeo, que já trabalha no SUV Stelvio e no Giorgio, uma berlina destinada a concorrer com modelos como o BMW Série 5, Mercedes Classe E e Jaguar XF. O lançamento está previsto para 2018.
“Devemos aos nossos investidores um fluxo constante de novos produtos que podem ter vendas fortes”, afirmou o responsável pelo departamento tecnológico da FCA, Harald Wester. “Será uma sequência relativamente rápida de produtos relevantes e vendáveis, como berlinas e SUVs.”
Feito a partir de uma versão alongada da plataforma do Giulia, que por sua vez deriva da do Maserati Ghibli, a berlina contará com os mesmos motores do Giulia, ou seja, Diesel 2.2 e gasolina 2.0 turbo, além do 2.9 V6 “by Ferrari”.
O alongamento da plataforma permitirá a introdução de uma motorização híbrida, desconhecendo-se se será Plug-in (de ligar à tomada), e até tecnologia de condução autónoma.
“A plataforma foi desenvolvida para suportar qualquer tipo de eletrificação que queiramos”, revelou o chefe da Alfa Romeo para a Europa, Fabrizio Curci. “Pode receber todo o tipo de tecnologia, desde plug-in híbrido até puro elétrico”, acrescentou.
(http://www.autoportal.iol.pt/wp-content/uploads/2016/06/alfa-romeo-midsize-saloon-details-1-807x346.jpg)
Fonte: Auto Portal, imagens: Theophilus Chin