Fiz esta operação no outro dia e resolvi tirar umas fotos para mostrar como se faz, não é nada de complicado de fazer!
Assim sendo, é necessário comprar o material e juntar a seguinte ferramenta:
- chave 19mm para as jantes
- chave 17mm para os parafusos dos suportes das pastilhas
- chave de fendas comprida para servir de alavanca
- chave 10mm e 12mm para desapertar os parafusos dos discos e os centradores(espigões)
- alicate bicos de papagaio para comprimir as pinças
- folha de lixa para despolir os discos e tirar a gordura
- macaco e preguiças
(a pneumática dá jeito mas não é necessária
)
Começamos por tirar as jantes, os tampões de fabrica podem ser removidos deixando o parafuso mais próximo da válvula do pneu ainda aparafusado, depois levanta-se o carro, e tira-se a jante fora
Depois da jante fora, é necessário comprimir as bombas, se o fizermos antes de as soltar, não levamos com nada nas mãos
, usa-se a chave de fendas para forçar o embolo a comprimir. AVISO: o nível de óleo no reservatório dos travões vai subir de nivel e possivelmente transbordar!
(aos mais perspicazes, na segunda foto a pinça ja está solta)
Passo seguinte, tirar os calços que prendem a pinça, o mesmo consegue-se tirando os travamentos(freios) que ficam do lado de dentro
Depois para tirar os calços, é preciso usar a chave de fendas como alavanca para conseguir tirar o primeiro calço, e depois basta levantar a pinça com a mão para puxar o segundo sem esforço.
A pinça deve ser pendurada ou repousada em cima do resguardo do disco, por forma a não ficar a pesar no tubo flexível
Pinças fora, podemos primeiro soltar o disco, ou tirar o suporte das bombas, é à escolha do freguês
Com a conclusão destas ambas operações, vamos obter este resultado
Neste momento, precisamos de preparar os discos, eu gosto de lhes dar uma passagem com diluente ou aguarás e depois passar uma folha de lixa 400 para despolir a superficie e remover a gordura.
Este procedimento garante um "acamar" das pastilhas mais curto.
Posteriormente é necessário preparar as pastilhas, colocando os sensores de desgaste, o uno tem sensores em ambas as rodas da frente, o sensor é montado na pastilha de dentro, e fica no orifício de baixo.
Depois é começar a montagem!
Primeiro o disco
Depois o suporte, as pastilhas devem ser colocadas no sitio com a mola metálica na parte de cima, relembro que a pastilha com o sensor monta pela parte de dentro do disco.
Depois a pinça terá de passar por cima das pastilhas novas, coisa que poderá necessitar de mais um "aconchego" com o bicos de papagaio.
E por fim, resta apenas colocar os calços e os freios, coloca-se primeiro o debaixo, e no fim o de cima, usando mais uma vez a chave de fendas como alavanca, aponta-se o calço e pode necessitar de umas pancadinhas para ir para o sitio.
Antes de passar para a outra roda, deve-se ir injectar o pedal do travão para baixar o nível no reservatório de óleo de travões e evitar transbordar quando se comprimir a outra pinça.
E por fim, não há nada melhor a fazer do que ir acamar os travões
Boas curvas!