Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: CarlosLucas em 03 de Outubro, 2008, 00:31:58

Título: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: CarlosLucas em 03 de Outubro, 2008, 00:31:58
Ora bem, cá vai a minha mais recente mania: o manómetro da temperatura, finalmente montado.

(http://img527.imageshack.us/img527/9344/dsc06324peqmtkm6.jpg)
By miguilucas (http://profile.imageshack.us/user/miguilucas), shot with DSC-W50 (http://profile.imageshack.us/camerabuy.php?model=DSC-W50&make=SONY) at 2008-10-02

O manómetro e o suporte são ambos da FAE. O suporte é que não é profundo o suficiente. Cabe bem o manómetro, mas depois de ter os fios colocados e ligados, fica bastante apertado ao ponto que ter se isolar os conectores (aquelas coisas que se colocam na ponta do fio para ligar ao manómetro) com fita e não com as capas que vinham junto, visto que com elas, o manómetro fica quase todo fora do suporte. O sensor é de contacto e está montado num dos parafusos do termostato.

Conclusões: agora conduzo mais descansado, sabendo que o motor não está a derreter e posso vigiar a temperatura sem estar á espera que acenda a luz “Pare que fez porcaria e o motor derreteu” Sei que tem um certo erro, sendo o sensor de contacto. Já agora sabem a diferença entre um com sensor de contacto e um no líquido de refrigeração?

PERGUNTAS:
1-Depois de ter o manómetro, reparei que a ventoinha liga, passando ligeiramente dos 90º, talvez 92º ou 93º. A que temperatura ela costuma ligar, para eu saber qual a margem de erro do manómetro?

2- Em andamento inferior a 30/35 km/h, ela não desce dos 90º (chegando às vezes aos 95º com muito calor e o carro no pára-arranca), sendo que a ventoinha de vez em quando liga mesmo com o carro em andamento. É normal, dada a baixa velocidade? De notar que nunca chega a 100º.

3-Em andamento normal, a temperatura desce para +-85º(em via-rápida desce para os 80), mantendo-se por ai, mesmo esticando as velocidades sendo que depois de parar, ela sobe calmamente até aos 90º e depois liga a ventoinha. Passado mais algum tempo parado, sobe até +– 95º e fica-se por aí, ligando a ventoinha de vez em quando. Será normal, atendendo á “estufa” que é aquele compartimento do motor?

 
Título: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: LB em 03 de Outubro, 2008, 21:59:37
é normal............
Título: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: naso em 03 de Outubro, 2008, 22:48:04
Gostariam andar muitos assim...
Título: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: elvales em 03 de Outubro, 2008, 23:49:20
sim, perfeitamente normal.
Título: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: CarlosLucas em 04 de Outubro, 2008, 13:33:40
Ainda bem. Fico mais descansado, sabendo que está tudo normal com o meu carrito.
Título: Re: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: epaulo81 em 14 de Janeiro, 2012, 22:08:50
Ora bem, cá vai a minha mais recente mania: o manómetro da temperatura, finalmente montado.

(http://img527.imageshack.us/img527/9344/dsc06324peqmtkm6.jpg)
By miguilucas (http://profile.imageshack.us/user/miguilucas), shot with DSC-W50 (http://profile.imageshack.us/camerabuy.php?model=DSC-W50&make=SONY) at 2008-10-02

O manómetro e o suporte são ambos da FAE. O suporte é que não é profundo o suficiente. Cabe bem o manómetro, mas depois de ter os fios colocados e ligados, fica bastante apertado ao ponto que ter se isolar os conectores (aquelas coisas que se colocam na ponta do fio para ligar ao manómetro) com fita e não com as capas que vinham junto, visto que com elas, o manómetro fica quase todo fora do suporte. O sensor é de contacto e está montado num dos parafusos do termostato.

Conclusões: agora conduzo mais descansado, sabendo que o motor não está a derreter e posso vigiar a temperatura sem estar á espera que acenda a luz “Pare que fez porcaria e o motor derreteu” Sei que tem um certo erro, sendo o sensor de contacto. Já agora sabem a diferença entre um com sensor de contacto e um no líquido de refrigeração?

PERGUNTAS:
1-Depois de ter o manómetro, reparei que a ventoinha liga, passando ligeiramente dos 90º, talvez 92º ou 93º. A que temperatura ela costuma ligar, para eu saber qual a margem de erro do manómetro?

2- Em andamento inferior a 30/35 km/h, ela não desce dos 90º (chegando às vezes aos 95º com muito calor e o carro no pára-arranca), sendo que a ventoinha de vez em quando liga mesmo com o carro em andamento. É normal, dada a baixa velocidade? De notar que nunca chega a 100º.

3-Em andamento normal, a temperatura desce para +-85º(em via-rápida desce para os 80), mantendo-se por ai, mesmo esticando as velocidades sendo que depois de parar, ela sobe calmamente até aos 90º e depois liga a ventoinha. Passado mais algum tempo parado, sobe até +– 95º e fica-se por aí, ligando a ventoinha de vez em quando. Será normal, atendendo á “estufa” que é aquele compartimento do motor?

 

boa noite
o normal é desparar entre os 92º e os 97º, nao ker dizer que nao va um pouco mais a cima
Título: Re: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: Artur Branco em 14 de Janeiro, 2012, 23:24:52
Ao fim de quase 4 anos... Acho que se tivesse de queimar, já tinha queimado!

(http://www.jeffsextonwrites.com/wp-content/uploads/2010/02/shovel.jpg)

 :P Boa cavadela!
Título: Re: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 04:37:07
Ao fim de quase 4 anos... Acho que se tivesse de queimar, já tinha queimado!

(http://www.jeffsextonwrites.com/wp-content/uploads/2010/02/shovel.jpg)

 :P Boa cavadela!
Já passei a pasta... lol
Título: Re: Manómetro Da Temperatura
Enviado por: Dulio em 15 de Janeiro, 2012, 07:45:37
foste tu que fizeste ou foste a alguma oficina?

tb gostava de montar uns num outro carro que tenho e nao tem esse manometro tambem...

abraço.