Autor Tópico: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v  (Lida 36923 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
[DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« em: 08 de Agosto, 2008, 10:51:36 »
-Efectuar a regulaçao e a mediçao com o motor frio.
-Desligar no lado da tampa das valvulas o tubo de reciclagem dos vapores de oleo do carter.
-Desmontar o filtro do ar completo.
-Desligar e afastar os fios das velas.
-Desmontar a tampa das valvulas e a sua junta.
-Rodar o motor no seu sentido normal, com o auxilio duma chave adequada introduzida no parafuso da polia da cambota (ou duma roda da frente depois de elevar e apoiar o veiculo no lado dessa mesma roda engrenando a 5ª velocidade) ate que o excentrico esteja orientado para cima.
-Medir na posiçao atras referida, com o auxilio de um apalpa-folgas, a folga entre o excentrico e o impulsor em todas as valvulas da mesma forma.
-Comparar a folga encontrada e a preconizada (encontrada mais abaixo no topico)
-Substituir, quando necessario, a pastilha, por uma outra com a espessura adequada, depois de ter determinado a diferença entre a folga encontrada e a preconizada.

Para realizar esta operaçao comprimir o impulsor e a mola, com o auxilio da ferramenta especifica (ref.186 044 3060) ou uma outra adequada. (ha quem faça com chave de fendas)

NOTA: as pastilhas "calços" de regulaçao, sao fornecidos nas espessuras de 3,20 a 4,70 de 0,05 em 0,05. a Volvo tem pastilhas até 5,00.

-Orientar, quando de montagem a inscriçao, com a espessura da pastilha para o lado do impulsor.
-Repetir a operaçao em todas as valvulas.
-Efectuar a reposiçao dos componentes pela ordem inversa da desmontagem.

TRUQUE: quando o desgaste é apenas da pastilha, é comun apenas virala ao contrario para durar mais uns kms.

-Folga para os motores FIRE de 8 valvulas é:

ADM (mm):0,30 +- 0,05
ESC (mm):0,40 +- 0,05

TIPS:
-usar oleo no apalpa-folgas para deslizar melhor
-manter o apalpa-folgas direito e não em angulo para obter a medida correta

de momento nao tenho fotos da operaçao mas quando tiver meto (se alguem tiver e queira colaborar pm :t_up:   )


editado em 04/11/2009 para alterar titulo
« Última modificação: 04 de Novembro, 2009, 21:29:02 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #1 em: 08 de Agosto, 2008, 13:10:07 »
:bompost:  :palmas:  :tasla:

Só umas perguntas, espero não muito descabidas (eh, é que se soubesse, não perguntava :D):-

- num motor FIRE, qual é a km média entre afinação de válvulas? No meu Punto fiz 110 000 sem tocar nas pastilhas.

- o óleo a colocar no apalpa folgas influencia - de alguma maneira - a leitura da folga?

- é comum ser a pastilha o elemento de desgaste?

- a junta da tampa é re-aproveitável?

- para o caso de a pastilha ser do tipo "shim under the bucket" (pastilha sob impulsor?) haverá desgaste expectável da pastilha?

obg


 

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #2 em: 08 de Agosto, 2008, 16:14:04 »
Citar
:bompost:  :palmas:  :tasla:

Só umas perguntas, espero não muito descabidas (eh, é que se soubesse, não perguntava :D):-

os topicos DIY sao mesmo para se fazer perguntas e facilitar o trabalho de quem quer tentar fazer  :t_up:

Citar
- num motor FIRE, qual é a km média entre afinação de válvulas? No meu Punto fiz 110 000 sem tocar nas pastilhas.

é aconselhavel a cada 30kkms mas ate agora so vi desgaste acima dos 200kkms

Citar
- o óleo a colocar no apalpa folgas influencia - de alguma maneira - a leitura da folga?

o oleo é apenas para facilitar o deslize do apalpa-folgas entre o excentrico e a pastilha, duvido que tenha grande influencia na medida obtida :P

Citar
- é comum ser a pastilha o elemento de desgaste?

a pastilha é feita de um material mais macio do que a arvore de cames mesmo para ser a pastilha a desgastar. nunca vi desgaste notavel numa arvore de cames num motor FIRE com manutençao em dia. por vezes o impulsor tambem apresenta desgaste por baixo onde contacta a valvula mas apenas verifiquei isso acima dos 200kkms

Citar
- a junta da tampa é re-aproveitável?

a junta é de borracha, da para aproveitar mas nao é pelo preço. ha quem aplique silicone na junta para impedir (ou tentar impedir :P ) as fugas de oleo comuns aos motores FIRE

Citar
- para o caso de a pastilha ser do tipo "shim under the bucket" (pastilha sob impulsor?) haverá desgaste expectável da pastilha?

os FIRE sao "shim over bucket", mais pesado do que "shim under bucket".
"shim over bucket" tem a vantagem de se poder afinar as valvulas sem ser necessario remover a arvore de cames.
"shim under bucket" tem a vantagem de ser mais leve o que deixa o motor obter rotaçoes mais elevadas

"shim under bucket" por norma tem mais desgaste nas pastilhas do que "shim over bucket" devido a menor area de contacto da pastilha

é possivel converter entre "shim over bucket" e "shim under bucket" mas para motores de estrada nao tras nenhuma vantagem devido a baixa rotaçao que atingem. "shim over bucket" nao tem problemas nenhuns em atingir 10krpm, mais do que suficiente para um motor FIRE :P

Citar
obg

tamos aqui para nos ajudar uns aos outros  :fiatistas:
 
« Última modificação: 08 de Agosto, 2008, 17:09:07 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #3 em: 08 de Agosto, 2008, 20:53:56 »
Nice, no manual técnico do cinquecento sport vem uma nota com uma pequena diferença na afinação de válvulas para melhores prestações, não me recordo qual era a diferença.  
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Rafa_bmx

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 165
  • Karma:
    +0/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #4 em: 09 de Agosto, 2008, 13:47:09 »
isso é nos sistemas de pastilhas depois ha touches hidraulicas de afinação automatica etc etc... e os sistemas mais antigos de apertar o parafusinho pra acertar a folga, alguem sabe explicar??

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #5 em: 09 de Agosto, 2008, 13:55:40 »
é +- a mesma coisa.. menos trabalhoso até..
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #6 em: 09 de Agosto, 2008, 15:19:09 »
Hidráulico/ajuste automatico

Os cilindros de alumínio altos, crescem um bocado enquanto o motor começa a atingir a temperatura ideal. Estes são motores de velocidade (rotação) relativamente lenta com pushrods longos(+-10krpm). Os pushrods são desenvolvidos para expandir como os tambores fazem mas não é perfeita. O ruído normal da válvula não é prejudicial mas há limites.

Os hidralicos actuais sao excelentes. Vantagem, silêncio sem o ajuste. Pushrods de aluminio longos sao flexíveis, os de fibra de carbono sao caros e os pushrods de chro-Molly são pesados. Os últimos dois nao expandem como os tambores fazem.

Vantagem: Nenhum ajuste necessario.
Disvantagem: Incapacidade de manter o controle da válvula a rotações elevadas, assim, geralmente apropriado somente para motores de menor desempenho cuja rotação seja baixa.

Parafuso e "trinco"(porca)

Fácil ajustar mas área pequena do desgaste do contato quando comparado ao tipo de sistemas de pastilha.

Vantagem: Fácil de ajustar, nenhumas peças exigidas.
Disvantagem: Tende a sair mais rapidamente do ajuste, assim exigindo ajuste com mais frequencia. Geralmente mais aplicavel ao pushrod ou aos SOHC. Também menos apropriado para motores de rotação elevada.

Pastilha e Impulsor

A pastilha sobre o impulsor é mais pesado do que a pastilha sob o impulsor mas nao requer que as cames sejam removidas para o ajuste (mudança de pastilha). A maior vantagem deste sistema é que a válvula segue realmente o contorno do lóbulo da came, nao ha nenhuma elasticidade como num pushrod ou num balancim.

Vantagem: Simples, limpo, muito apropriado para os motores de elevada rotação, disposição agradável para os motores de DOHC (came diretamente sobre a válvula), mantem o ajuste por longos períodos.
Disvantagem: Difícil de ajustar, exigindo remover cames (shim under cam) e uma fonte de calços diferentes (shim under cam e shim over cam).

Desmo

As válvulas podem ser abertas em velocidades extremamente rápidas. Esta é uma razão que as Ducatis tem o tal som de exaustão. As válvulas podem igualmente ser fechadas delicadamente no assento. Isto impede o salto e estende a vida da face do assento/válvula. Disvantagem é ser demasiado caro de implementar/manter.

Seguidores do dedo na F1

A Honda fêz um uso muito eficaz do "fingers" nas suas cabeças radiais. Mantiveram as cargas da pressão fora da haste da válvula. Pesquise e leia-a.

Vantagem: Apropriado para as disposições de SOHC, possivelmente ajuste mais fácil deslizando o seguidor afastando e trocando pastilhas sem remover cames.
Disvantagem: Mais complexidade e dificuldade de implementar, alguns problemas em controlar a valvula a alta rotação (a F1 tem obviamente isto resolvido com sistemas pneumáticos).

NOTA: Para os motores de rotação elevada quanto mais leve o trem de válvulas o melhor! POR QUE? Porque um par de molas de válvula muito leve pode operar a válvula de controle e não ter que empurrar para trás impulsores, balancins e/ou pushrods. A pressão reduzida da mola permite hastes de válvula com um diâmetro menor assim como a guia. Esta desordem não é bem-vinda no caminha do ar/exaustão.
Por que duas molas (internas e externa) usadas em uma válvula? Para compensar a freqüência resonante das molas.

Mais alguma duvida basta perguntar :P
« Última modificação: 09 de Agosto, 2008, 15:24:59 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #7 em: 11 de Agosto, 2008, 13:51:40 »
Citar
os topicos DIY sao mesmo para se fazer perguntas e facilitar o trabalho de quem quer tentar fazer  :t_up:

tamos aqui para nos ajudar uns aos outros  :fiatistas:
Muito obrigado :)

Tanta coisa interessante que aqui foi dito que fiquei com vontade de abrir a tampa das válvulas do meu canhão :D (pronto, é um canhão lento .. Delta 1.3 LX) pois tem 192 000 km e por aquilo que sei nunca foi afinado! Bom, claro que o 1301 do Delta não será idêntico ao FIRE, pelo que fica a ressalva "salvo as diferenças" :D

Por acaso, o mecanismo DESMO sempre me intrigou pois imagino a dificuldade que seja afinar o mecanismo de forma a que a válvula faça a pressão certa aquando o fecho. Mas não me vou preocupar com isso para o Delta (.. naturalmente :D)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #8 em: 11 de Agosto, 2008, 14:15:37 »
o delta tem uma configuração semelhante ao fire...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Baiones

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1106
  • Karma:
    +0/-0
    • http://www.alfanord.pt
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #9 em: 18 de Agosto, 2008, 15:06:44 »
Espectaculo!! :palmas:

É que ando mesmo a precisar de afinar o Uno...


Se conseguisses colocar fotos davas-me cá uma ajuda...


É que nunca fiz esse serviço especifico, sei apenas a teoria!!  


- E onde comprar as pastilhas ?

- Vendem-se á unidade ?

- São especificas de cada motor e marca, ou são de uso geral ?


Desculpa as perguntas, mas queria mesmo fazer esse serviço, e já agora, queria fazê-lo em condições...
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
ALFA ROMEO Sprint Veloce 1.3
ALFA ROMEO 156 SW Locomotive
FIAT Punto Sport

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #10 em: 19 de Agosto, 2008, 21:21:03 »
Citar
Espectaculo!! :palmas:

É que ando mesmo a precisar de afinar o Uno...


Se conseguisses colocar fotos davas-me cá uma ajuda...


É que nunca fiz esse serviço especifico, sei apenas a teoria!! 

Tenho andado um bocadinho ocupado para tirar umas fotos mas assim que poder meto :t_up:

Citar
- E onde comprar as pastilhas ?

A maioria das lojas de peças vendem pastilhas de afinação, a Fiat como é obvio tambem vende :P

Citar
- Vendem-se á unidade ?

Sim

Citar
- São especificas de cada motor e marca, ou são de uso geral ?

São por medida mas muitos motores usam as mesmas medidas :deal:

Citar
Desculpa as perguntas, mas queria mesmo fazer esse serviço, e já agora, queria fazê-lo em condições...

Para fazer mal feito mais vale não mexer  :buba:
« Última modificação: 19 de Agosto, 2008, 21:27:15 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #11 em: 19 de Agosto, 2008, 21:27:38 »
pelo k tenho visto nos fire k tenho desmontado, e ate no meu 750 com 220 000km pouco desgaste teem em termos de pastilhas das touches, bronzes e capas de biela, o maior desgaste e a nivel de segmentos.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #12 em: 19 de Agosto, 2008, 23:25:31 »
sim, segmentos e cabeça, e fica novo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #13 em: 20 de Agosto, 2008, 10:01:26 »
Citar
pelo k tenho visto nos fire k tenho desmontado, e ate no meu 750 com 220 000km pouco desgaste teem em termos de pastilhas das touches, bronzes e capas de biela, o maior desgaste e a nivel de segmentos.
 :tasla:

Essa informação é muito útil!

A propósito disso, tenho uma dúvida: quando se colocam segmentos novos é normal/aconselhável/necessário rectificar o cilindro?

.. mas depois.. com o cilindro mais largo não é necessário também substituir os pistões?

Outra coisa que tenho ouvido como algo vulgar (eu não acho bem, mas é mera opinião sem experiência) é dar um corte (-zinho no esmeril) na haste da válvula quando a folga é inferior à estipulada e assim evita-se a substituição da pastilha. Parece-vos bem?

thx!

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #14 em: 20 de Agosto, 2008, 10:49:30 »
Quando leva segmentos o cilindro e despolido e nao rectificado, se for rectificado tem k levar pistons sobremedida, essa de cortar um pouco nas haste da valvula nao me pareçe nada boa ideia, pk ja tens pastilhas de varias medidas para afinaçao e dps essas folgas nunca vao bater certo.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide