Ensaio Fiat Tipo 1.6 Multijet 120 Lounge
Regresso competente
Após algum tempo afastada do segmento C, a Fiat está de regresso a este importante mercado e aposta numa fórmula que não é nova e que ‘pisca o olho’ às raízes históricas da marca de Turim.Tal como escrevemos por ocasião da apresentação internacional em Turim, o novo Tipo repercute a mesma linha de pensamento dos seus modelos de maior sucesso – simplicidade na gama, simplicidade na escolha e… potencial sucesso. Além disso, a Fiat atravessa atualmente uma fase em que reforça o seu visual 'cool', pelo que o Tipo chega num bom momento.
Contudo, a estratégia não dá frutos se o produto não for apetecível, o que na versão de três volumes já ficou provado que há aqui muito para destacar. A Fiat tem assim no Tipo um regresso a uma estratégia em que não só apresenta um modelo moderno, bem equipado e pensado para clientes particulares, como também ‘bate à porta’ (sempre importante) dos clientes frotistas e do rent-a-car. Afinal, uma boa parte do sucesso deste tipo (passe a redundância) de modelos no segmento C passa pelo mercado de frotas.
Com a explicação concetual fora do caminho, foquemo-nos no Tipo: os seus atributos assentam, essencialmente nas vertentes de personalidade, funcionalidade e simplicidade. Em termos de dimensões, o compacto de 5 portas mede 4,37 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,50 de altura, o que lhe permite, desde logo, demarcar-se pela habitabilidade, o que não é surpresa atendendo à boa cotação do Tipo berlina nesta área.
Com altura interior apreciável tanto à frente como atrás, o Tipo de 5 portas sobressai ainda na amplitude para as pernas, tanto à frente como atrás, onde essa característica promove uma sensação de desafogo interessante. Já a largura está na média do segmento, resultando em viagens muito confortáveis para dois adultos, mas pode ser apertado para um terceiro (também é possível mas preferencialmente em viagens de curta duração). Atributo muito positivo é a amplitude da mala, com 440 litros de capacidade (com plano de carga relativamente acessível e boa forma do bocal), sendo ainda de enaltecer os diversos espaços de arrumação no interior (9 para um total de 12 litros). É assim fácil levar todas as tralhas de férias… agora que se aproximam.
A construção do interior volta a destacar-se pela sobriedade e rigor de integração de peças: os materiais mais agradáveis ao toque estão colocados na parte superior do tablier, ao passo que na zona inferior ficam alguns plásticos rijos, mas esses dão a impressão de qualidade para um ambiente muito satisfatório no interior. Duas menções, no entanto: a junção do forro ao tejadilho poderia ser melhor na zona junto ao para-brisas e, uma vez mais, o punho da alavanca da caixa é estranhamente desproporcional, se bem que este segundo aspeto é mais uma questão de gosto. Mas já que a Fiat insiste…
O desenho da consola central prima pela racionalidade, com o ecrã do sistema Uconnect posicionado na parte superior (de 5" ou de 7", consoante a versão escolhida) e os comandos do ar condicionado dispostos de forma lógica na parte inferior, havendo espaços para arrumação pouco abaixo.
Motor despachadoJá sem grandes segredos e bem conhecido doutros modelos da marca, o motor 1.6 Multijet de 120 cv volta a figurar como topo de gama da Fiat para este novo Tipo de 5 portas. As suas qualidades repetem-se: enorme disponibilidade desde muito baixas rotações e prestações que fazem o Tipo sentir-se rápido e ágil mercê dos 320 Nm de binário e também do baixo peso do conjunto.
Graças a um escalonamento francamente bem conseguido da caixa de seis velocidades, o Tipo raramente se sente fora do ‘ritmo’ (expressão ao género ‘Easter Egg’ para os entusiastas da marca), permitindo que se circule sem recurso constante à caixa. Ou seja, uma proposta com respostas prontas e eficácia que dão a impressão de ter um pouco mais do que os 120 cv. Pelo lado oposto, os consumos são algo elevados. Ora, a Fiat propõe média anunciada de 3,7 l/100 km, mas em utilização real, fica na casa dos cinco litros. Obtivemos uma média no ensaio de 5,8 l/100 km (metodologia: 60% de vias urbanas e o restante entre vias rápidas e autoestradas). Será possível baixar essa média, mas com contenção no pé direito, até porque a unidade ensaiada tinha ainda pouca quilometragem, o que se traduz num consumo mais elevado e em prestações mais contidas (ambos melhorarão com a utilização).
Graças a acerto de suspensão ligeiramente diferente da berlina, o modelo de 5 portas revela neutralidade de reações e enorme segurança na passagem em curva. O compromisso, no entanto, está notoriamente orientado para o conforto, com boa capacidade de filtragem das irregularidades e supressão dos incómodos para os passageiros. Face a isso, o rolamento da carroçaria é algo pronunciado, mas sem que isso afete a noção geral de estabilidade em curva, que é positivo. Quanto à direção, conta com um tato algo artificial e pouco 'feedback' do que se passa no asfalto. A supressão dos ruídos aerodinámicos está também bem conseguida.
Por fim, a sempre importante questão dos preços e a Fiat volta a querer passar uma mensagem de acessibilidade sem descurar o equipamento. Assim, nesta versão com motor 1.6 de 120 cv, o preço de entrada faz-se nos 21.700 euros (Easy) com jantes de 16 polegadas, o que não deixa de ser um valor muito competente para o segmento em questão, sem esquecer que se trata de um motor diesel. Do equipamento de série fazem parte seis airbags, controlos de estabilidade e de tração, hill holder, ar condicionado (manual no nível Easy), faróis de nevoeiro, espelhos retrovisores elétricos e sensores de estacionamento traseiros, entre outros itens. Indo para o mais equipado nível Lounge (23.550 euros) com jantes de 17”, o Tipo passa a oferecer as jantes de 17”, ar condicionado automático e sistema UConnect de segunda geração com navegação e aplicações integradas, cujo funcionamento é superior ao anterior.
VEREDICTOA Fiat promove um bom retorno ao segmento C dos compactos familiares de 5 portas, com uma proposta capaz de agradar a uma vasta série de clientes particulares e empresariais. Bem concebido de forma geral e com um motor muito competente, situa-se abaixo dos 25.000 euros, numa jogada estratégica que assim torna as hipóteses de sucesso do Tipo muito maiores, fazendo-se valer de lista de equipamento composta. Motor vigoroso, suspensão com equilíbrio interessante entre conforto e dinâmica e interior espaçoso cumprem um leque apetecível de critérios que se sobrepõem facilmente a alguns detalhes menos conseguidos (por exemplo: um pouco mais de materiais macios seriam bem-vindos) para um automóvel que parece ter acertado na receita ideal para o sucesso.
FICHA TÉCNICA
Fiat Tipo 1.6 Multijet 120 Lounge
Motor
Tipo 4 cilindros em linha, transv., injeção direta, TGV, intercooler
Cilindrada (cm3) 1598
Diâmetro x curso (mm) 79,5 x 80,5
Taxa compressão 16,5:1
Potência máxima (cv/rpm) 120/3750
Binário máximo (Nm/rpm) 320/1750
Transmissão e direcção
Tração Dianteira
Caixa Manual de 6 velocidades
Direção Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4368/1792/1495
Distância entre eixos (mm) 2636
Largura de vias fte/tras. (mm) 1542/1543
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1205
Capacidade da bagageira (l) 440
Depósito de combustível (l) 50
Pneus série - equipados 205/55 R16 - 225/45 R17 (Continental ContiEcoContact5)
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,8
Velocidade máxima (km/h) 200
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 3,3/4,4/3,7
Emissões de CO2 (g/km) 98
Preço versão Easy (Euros) 21.700
Preço versão ensaiada Lounge (Euros) 24.790*
*Equipamento opcional na unidade ensaiada: Pack Cromo (molduras cromadas na grelha e faróis de nevoeiro) - 100€; Pack Tech Lounge (sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e radar, sistema GPS 3D, ecrã tátil 5.0 e informação de tráfego, Bluetooth inclui telefone) - 700€ e Pintura metalizada - 440€.
Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro