Autor Tópico: Upgrade de travões da frente para  (Lida 53070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #195 em: 19 de Agosto, 2012, 11:38:02 »
Travões de disco atrás num Cinq???

Que vantagens vais ter? Começar a bloquear rodas mais cedo?

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #196 em: 20 de Agosto, 2012, 06:15:55 »
Travões de disco atrás num Cinq???

Que vantagens vais ter? Começar a bloquear rodas mais cedo?

Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

asmaran

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 85
  • Karma:
    +0/-0
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #197 em: 20 de Agosto, 2012, 08:47:27 »
Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.

Estou de acordo  :happy:

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #198 em: 20 de Agosto, 2012, 11:17:07 »
Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.

Fadiga!? Nos travões traseiros?!

O poder da travagem é todo à frente! Atrás só equilibra! Muito dificilmente, muito mais num Cinq, chegas ao ponto de fadiga nos travões traseiros, mesmo de tambor! Se lá chegasses já tinhas os da frente derretidos!

Olha aqui estas imagens que tirei ao calhas da net e vê a diferença entre a travagem traseira e a dianteira:













                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #199 em: 20 de Agosto, 2012, 15:44:11 »
Fadiga!? Nos travões traseiros?!

O poder da travagem é todo à frente! Atrás só equilibra! Muito dificilmente, muito mais num Cinq, chegas ao ponto de fadiga nos travões traseiros, mesmo de tambor! Se lá chegasses já tinhas os da frente derretidos!

Olha aqui estas imagens que tirei ao calhas da net e vê a diferença entre a travagem traseira e a dianteira:



É mais um mito... e contrarias logo a tua 1ª afirmação... Se equilbra, logo não pode ter o poder de travagem todo à frente. Não é?

O poder de travagem é todo dado à frente até X % depois é distribuido também pelas rodas traseiras.
A fadiga que falo, não se refere atrás ou à frente... refiro-me à fadiga geral da travagem que com ou sem disco traseiro é completamente diferente.

Carros com travagem a tambor traseira provocam uma maior fadiga geral da travagem porque aquilo é pouco eficiente.
Coloquei discos atrás no Bravo Jtd... 240mm atrás e à frente tinha 257mm.
O que notei?
Poder de travagem igual... mas, tem uma fadiga completamente diferente
Num cinc vai funcionar da mesma forma, não altera o poder de travagem numa condução normal.
Mas, com maior agressividade vai ter uma eficiência do poder de travagem disponível durante mais tempo...
Só neste ponto é que aumenta o poder de travagem... não o aumenta em força, aumenta em duração.

Um Turbo ie tem disco atrás, mas nem por isso trava bem...
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #200 em: 20 de Agosto, 2012, 23:27:02 »
Num carro sem ABS, se alteras o equilibro/poder de travagem, seja com discos/pinças maiores ou alteração de tambores para discos, em caso de  travagem de emergência aumentas a distância de paragem!

O que ganhas em poder perdes em progressividade, uma vez que tens mais atrito para o mesmo peso deslocado!

Há coisas que se podem fazer para melhorar a travagem sem alterar a estrutura do sistema. Discos melhores e pastilhas mais macias, liquido de travões em boas condições. Não menos importante é o estado de saúde da suspensão e pneus!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #201 em: 21 de Agosto, 2012, 04:17:53 »
Num carro sem ABS, se alteras o equilibro/poder de travagem, seja com discos/pinças maiores ou alteração de tambores para discos, em caso de  travagem de emergência aumentas a distância de paragem!

O que ganhas em poder perdes em progressividade, uma vez que tens mais atrito para o mesmo peso deslocado!

Há coisas que se podem fazer para melhorar a travagem sem alterar a estrutura do sistema. Discos melhores e pastilhas mais macias, liquido de travões em boas condições. Não menos importante é o estado de saúde da suspensão e pneus!

Desculpa, mas não concordo com o que dizes...
Posso dar o exemplo dos Bravos Jtd do CNV-TD, uma das alterações era aumentar o poder de travagem ao colocar pinças Brembo de 4 pistões, com discos 286mm x 28mm. Em nenhum dos Bravos havia ABS.
Considero que numa corrida a abordagem para as curvas eram a aproveitar o máximo da travagem.
E nem de longe nem de perto se pode equiparar à distância de paragem de um Bravo normal.
É mesmo muito superior...
Além da potência que conseguiam retirar, um dos trunfos na vitória do Bravo face ao BMW era precisamente a travagem, podiam travar muito mais tarde que o BMW 320D.

Agora, num carro sem ABS, numa travagem de emergência faz parte da condução evitar que as rodas fique bloqueadas.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5886
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #202 em: 21 de Agosto, 2012, 06:13:32 »
Eu já nem venho aqui há algum tempo .... Mas tenho uma duvida.... Tu no bravo, trocaste só as polies por discos.... Ou trocaste mais alguma coisa?

funsk8

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 27
  • Karma:
    +0/-0
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #203 em: 01 de Novembro, 2012, 20:18:53 »
Bom post  :bompost:

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #204 em: 02 de Novembro, 2012, 18:04:21 »
Eu já nem venho aqui há algum tempo .... Mas tenho uma duvida.... Tu no bravo, trocaste só as polies por discos.... Ou trocaste mais alguma coisa?

retirei os tambores e cabos de travão para tambor

coloquei
resguardo
suporte da pinça
Pinças
cabos de travão de mão para disco
calços e discos

No meu caso veio tudo de uma Marea 20v
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

bmota

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 103
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Plastic Multimedia
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #205 em: 02 de Novembro, 2012, 19:40:26 »
Sinceramente, também quero por discos atrás no meu cinq, a unica razão pelo qual não me aconcelharam foi por causa dos €, mas de qualquer maneira vou por, mais tarde ou mais cedo. :buba:

Nelson Moura

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #206 em: 07 de Dezembro, 2013, 18:45:16 »
Boa Tarde

Para melhorar a travagem de um Grande Punto Van, 257mm ventilados se não estou em erro, ha algum conjunto de pinças/discos de aplicação directa?
A travagem não é má, gosto do ataque inicial, no entanto acho que fadiga rápido, ha e claro tenho a "panca" dos discos grandes, em termos de jantes vou utilizar jante 17".
Obrigado pela ajuda

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #207 em: 07 de Dezembro, 2013, 18:55:34 »
Boa Tarde

Para melhorar a travagem de um Grande Punto Van, 257mm ventilados se não estou em erro, ha algum conjunto de pinças/discos de aplicação directa?
A travagem não é má, gosto do ataque inicial, no entanto acho que fadiga rápido, ha e claro tenho a "panca" dos discos grandes, em termos de jantes vou utilizar jante 17".
Obrigado pela ajuda

Coloca os do Grande Punto de 90 cv, que são de 284 mm.

Nelson Moura

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #208 em: 07 de Dezembro, 2013, 19:06:51 »
Coloca os do Grande Punto de 90 cv, que são de 284 mm.

Obrigado pela ajuda, era o que eu estava a pensar que desse, 1.3 90 cvs/ 1.9 Multijet ou os do 1.4 t jet.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Upgrade de travões da frente para
« Responder #209 em: 07 de Dezembro, 2013, 19:11:34 »
Obrigado pela ajuda, era o que eu estava a pensar que desse, 1.3 90 cvs/ 1.9 Multijet ou os do 1.4 t jet.
Atenção que tens de usar o sistema de travagem completo desses modelos.