Autor Tópico: CLÁSSICOS NO ESTORIL  (Lida 2207 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

José Fernandes

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Zé Foguete
  • 13303
  • Karma:
    +14/-37
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
CLÁSSICOS NO ESTORIL
« em: 21 de Outubro, 2002, 11:33:18 »
Reviver o passado no Estoril com Formula Um Históricos   

    No ano em que comemora o 30º aniversário, o Autódromo Fernanda
Pires da Silva vai receber pela 1ª vez a visita do FIA Cup for Thoroughbred
Grand Prix, um campeonato internacional que utiliza os Formula 1 que fizeram
furor nas pistas do Mundial no anos 70 e 80. Será uma oportunidade única
para rever na pista que recebeu o GP de Portugal, uma inesquecível colecção
de verdadeiras preciosidades históricas da Formula 1.   
   
    
Se já é difícil encontrar num Museu uma boa quantidade de históricos,
imagine-se a loucura que vai ser ouvir os 27 bólides a acelerar no circuito
português a 25, 26 e 27 de Outubro, na corrida comemorativa dos 30 anos da
abertura do único circuito permanente que ainda hoje existe em Portugal com
homologação FIA para receber monolugares de Formula Um. A Sociedade Gestora
do Autódromo, encontrou neste campeonato original, o evento certo para
oficialmente registar a passagem de uma data importante para o desporto
automóvel, em que os fãns têm acesso gratuito às bancadas.

Atraídos pela novidade de correr numa nova pista, os pilotos do FIA Cup for
Thoroughbred Grand Prix aderiram em grande número à corrida portuguesa, onde
se esperam máquinas tão maravilhosas como o Williams FW07C-14 e o FW08-03,
os Tyrrell 08, 012 e 012/1, os Lotus 78-1, 88B-2 e o famoso 91/10, sendo
previsível a participação do Tyrrell 08 ex-J.Stewart ou o Surtees 09.

As máquinas utilizadas no Thoroughbred Grand Prix têm de ter uma passado
desportivo e sido construídas entre 1966 e 1985, estando divididas em quatro
classes diferentes: Classe A carros construídos até fim de 1971, Classe B
Pós 71 sem efeito de solo; Classe C todos os carros com efeito de solo e
classe D com todos os carros com fundo plano. A maioria dos motores
utilizados neste campeonato são os DFV V8 3000 c.c. aspirados com cerca de
500 cavalos, com excepção para os motores Ferrari V12 e os Alfa Romeo 12 em
linha.

Este campeonato que tem o encerramento no Estoril, e já passou por Jarama,
Spa-Francorschamps, Donington, A1 Ring, Brands Hatch e Magny Cours. A
vitória no campeonato já foi conquistada por Mike Whatley num Ensigh N175.
Entre os inscritos para a prova portuguesa está o vencedor do campeonato de
2001, John Bladon com o seu Surtees 009. Peter Williams junta-se a TGP Grand
Prix pela primeira vez este ano, com o March 761 como preparação da época de
2003. Outra novidade será a presença de Paul Daniels que recentemente testou
o Lotus 81B e está muito motivado para começar a correr, situação que se
repete com o italiano Giorgio Galvanin.

Entre os protagonistas da corrida do Estoril, conta-se com John Wilson no
Tyrrell 011, Christian Glasel Brabham Bt 49-D e de Junro Nishida num Lotus
77-1, que prometem uma luta intensa pelas melhores posições.

A corrida terá cobertura televisiva no Channel 5 britânico que transmitirá
um programa de uma hora e 25 minutos. As entradas para as bancadas serão
gratuitas, mas o acesso ao Paddock para poder ver de perto as máquinas, terá
um custo de 15EUR.


Credenciação e Gabinete de Imprensa:

DCA Relações Públicas
Rute Vieira
Tel: 21 48 48 400
Fax: 21 48 63 981
[email protected]

 ;)  ;)  ;)  ;) QUERO VER SE PASSO POR LÁ NO DOMINGO.... :rolleyes:  :D                        
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels