Autor Tópico: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado  (Lida 4175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #15 em: 25 de Julho, 2019, 08:29:40 »
Uma coisa que aconselho a fazer sempre antes de levar o carro a inspeçao por causa dos gases, e ir a uma oficina da tua confiança e pedir para medirem os gases e dar a opiniao deles. Sempre deve ficar mais barato.
Foi feito aquele teste que mencionei? O da humidade na mao ou agua a pingar no chao?
Muito cuidado ao bater no catalizador, segundo dizem se rachar fica logo comprometido se a rachadela for de alto abaixo fica condenado. (isto em rachadelas na vertical. Se rachar na horizontal nao se consegue ver e vai afetar a saida dos gases mais do que ja afetae com o tempo e andamente, devido as vibraçoes, vai bloquear. Isto dito por um alguem que supostamente percebe mais de automoveis que eu.
A sonda lambda deveria variar entre os 0.8 e os 0.2 e dar uma media de 0.5. Mas o Rara domina mais o assunto que eu. So estou a par +/- da situaçao porque a minha francesa tambem me brindou com este tipo de problemas!!!  :t_up:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #16 em: 25 de Julho, 2019, 08:41:06 »
Peço desculpa mas ja ando a confundir os topicos...
O teste ao catalizador nao foi aqui que referi foi noutro, assim faça o seguinte teste:
Deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. Um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #17 em: 28 de Julho, 2019, 00:58:10 »
Peço desculpa mas ja ando a confundir os topicos...
O teste ao catalizador nao foi aqui que referi foi noutro, assim faça o seguinte teste:
Deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. Um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.

Ainda não o fiz com este propósito, mas tenho ideia que sim, que já lá meti a mão e que sai alguma humidade. Hoje o carro esteve a trabalhar bastante tempo no mesmo sítio e não me apercebi que o chão ficasse húmido. É mau? Tenho ideia que uma das coisas que resulta da queima de gasolina é vapor de água...

Update da situação:
 - Já não vou tirar o catalisador para "limpar". O macaco que tenho não sobe muito e não consigo meter as preguiças na altura máxima. Meti-me debaixo do carro mas senti-me um bocado claustrofóbico. Tenho que começar a perder peso  :blush: Ou isso ou arranjar duas rampas  :D
 - Hoje troquei o termostato. Desde que o carro é meu (5 ou 6 anos) nunca teve o termostato a funcionar, sempre esteve aberto, embora tivesse o novo na garagem pronto a aplicar  :D
 - Aproveitei e dei uma limpeza no depósito de expansão e no circuito em geral. (além de tirar o depósito para uma limpeza mais agressiva, coloquei mangueira de um lado, aberto do outro, só parei quando saiu água limpa)




Conclusão: Ainda não saí com ele, já era tarde, mas dá-me ideia que ele está a trabalhar como nunca esteve desde que é meu  :blush: . Pega sem necessidade de carrega no acelerador, quer a quente quer a frio. A sofagem já dá quente logo ao fim de alguns minutos a trabalhar, e estranhamente o ar condicionado começou a trabalhar bem. Antes parecia que o compressor só ligava quando o motor estava entre as 2000 e as 3500 rpm e mesmo assim era intermitente. Agora liga e mantém-se ligado mesmo ao relantim  :blink:  Talvez o reset à centralina tenha resolvido alguma questão aqui...

Amanhã se tiver tempo vou meter uns 40€ de gasolina 98 da BP e vou com ele para o trabalho na segunda. Quando regressar (viagem de 50km para cada lado), se o centro de inspeções ainda estiver aberto vou lá perguntar se me deixam outra vez só medir os gases. Eles aqui são uns porreiros a esse ponto.
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #18 em: 29 de Julho, 2019, 09:00:14 »
Precisamente uma das funçoes do catalisador a passar a agua uma parte dos gases de escape. Se com o carro quente parado no mmo sistio nao acomulou agua no chao, devia. E provavel que o catalisador nao esteja com o rendimento devido e isso dara origem a erro. Se tiver sonda lambda apos o catalisador.
Existe um outro teste a fazer ao catalisador que e mais complexo e exige equipamento a altura (um termometro que possa medir a volta dos 600ºC para ter alguma precisao no campo que sera necessario)

O facto de o termostato estar funcionar devidamente e ter sido feita a limpeza ao circuito obviamente vai fazer com que outras coisas funcionem melhor tambem. So nao vejo a razao de interferir como  ligar e desligar do compressor do AC... :dry:

Se no centro de inspeçao deixam medir os gases otimo!!! na verdade nao lhes custa nada ou quase nada.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #19 em: 31 de Julho, 2019, 00:22:12 »
Termómetro para medir o quê? Tenho um termómetro de infravermelhos, não sei ao certo quanto é o máximo que ele consegue medir, mas mede mais de 200 de certeza
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #20 em: 31 de Julho, 2019, 08:32:17 »
Termómetro para medir o quê? Tenho um termómetro de infravermelhos, não sei ao certo quanto é o máximo que ele consegue medir, mas mede mais de 200 de certeza

A temperatura de entrada e saida de gases no catalisador.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #21 em: 31 de Julho, 2019, 10:55:12 »
Medi hoje de manhã a temperatura do metal do catalisador depois de 50 km a andar. Numa ponta tem cerca de 10 graus de diferença da outra ponta. Mas anda à volta dos 150 graus, muito longe dos 600. O escape imediatamente antes e depois está bem mais quente, mais perto dos 200. Desuso que haja uma camada a isolar o catalisador e a chapa de fora
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #22 em: 01 de Agosto, 2019, 08:59:55 »
Medi hoje de manhã a temperatura do metal do catalisador depois de 50 km a andar. Numa ponta tem cerca de 10 graus de diferença da outra ponta. Mas anda à volta dos 150 graus, muito longe dos 600. O escape imediatamente antes e depois está bem mais quente, mais perto dos 200. Desuso que haja uma camada a isolar o catalisador e a chapa de fora

Ponto 1 - Eu referi os 600ºC como aparelho minimamente preciso no campo que sera necessario. A volta dos 400ºC segundo consta.
Ponto 2 - Se faz uma diferença de 10º C entre a entrada e a saida e um sinal de que o catalizador esta a fazer a sua funçao. Ou seja uma questao a ponderar antes duma substituiçao.
Ponto 3 - 150ºC parece-me pouco depois de 50kms. Ja os 200ºC parece-me mais aceitavel. Se esta a usar um termometro de infravermelhos tenha muito cuidado com superficies refletoras (polidas ou brilhantes), esse tipo de termometros por norma nao funcionam bem nesse tipo de superficie.
Ponto 4 - Medir a temperatura no coletor de escape e depois no tubo de escape o mais proximo possivel da saida do coletor nao devera dar um erro grande na leitura. Mas obviamente se a leitura no escape for muito longe do catalisador, ate la a temperatura vai baixar bastante e é necessario ter em conta que na realidade a saida do catalizador estará acima do valor lido.
 :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #23 em: 01 de Agosto, 2019, 12:10:53 »
O Bravo deu um passo atrás!

Ontem andei o dia todo com ele, 50km para cada lado para ir trabalhar. Quando fui almoçar a meio do dia, a estacionar, ele começou a ir-se a baixo outra vez. Depois a voltar para casa ao fim do dia, notei que de vez em quando ele voltava a ter aqueles sintomas de perder alguma potência em aceleração, mas não é tão forte como antes de ter começado a reparação.

Já era tarde, não estava a apetecer-me ir buscar o OBDII para ligar ali e ver se tinha erros, mas o certo é que não acendeu a luz. Começo a desconfiar que se calhar é mesmo o sensor de posição do acelerador que está lixado... Vou ter de começar a procurar uma peça dessas
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #24 em: 02 de Agosto, 2019, 08:34:39 »
A minha francesa tambem andou e la de longe a longe tenho esses tipo de sintomas tambem... tambem ando a tentar perceber ao certo o que se passa. podera ser o sensor do pedal mas tambem pode ser o sensor da borboleta. Se a borboleta da uma posiçao errada a centralina esta vai reagir de acordo com os dados que recebe. de igual forma acontece com acelarador. mas julgo que a posiçao da borboleta tem prioridade em relaçao ao pedal porque a borboleta ao ser controlada pela centralina nao reage diretamente ao pedal. Ou seja, e ja confirmei isso, no meu caso a borboleta nao acompanha o curso do pedal, vai corrigindo a posiçao conforme a necessidade.  :t_up:
Seja como for, confirme so se as velas estao secas e nao esta nenhuma muito diferente das outras.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #25 em: 27 de Agosto, 2019, 22:18:53 »
Depois de umas férias para reflexão e com o carro parado na garagem, estou de volta e com vontade de o meter na estrada novamente.

Ora, hoje fui ver o nível do óleo: Estava impecável, mas o óleo pareceu-me café com leite, mas pode ter sido de estar escuro.

Pergunta: Se a junta da cabeça não estiver boa será que isso por si só poderá ser o motivo dos gases estarem mais elevados?

Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Bravo 1.2 16v não se aguenta ligado
« Responder #26 em: 28 de Agosto, 2019, 08:31:49 »
Sem certeza diria que a fazer efeito teria de ser algo consideravel na junta...  :unsure: