1º) Não incentivei a utilização do R12, até porque comercialmente não se justifica.
2º) O R12 foi substituido pelo outro por questões ambientais legitimas que admito serem correctas.
3º) Quando disse o que disse sobre o vendedor desonesto, não fui bem entendido. Esclarecendo, o que quis dizer foi que o gás de substituição não está adaptado a sistemas idealizados para o R12 em diversas áreas:
a) Não é tão eficaz (termodinamicamente) não produzindo as temperaturas especificadas de origem.
b ) Não é tão lubrificante, acabando invariavelmente por levar a uma ruptura precoce do compressor e a um esforço maior por parte da mecânica associada.
c) Em grande parte dos casos, um sistema estanque ao R12, não é estanque ao substituto, acabando por diminuir rapidamente a pressão do sistema o que, até do ponto de vista ecológico é mau, uma vez que implica recargas com muito mais frequência e não se pense que o R134 é completamente "ar puro"...
Ao referir-me ao gás antigo "a sério", refiro-me a certos carros realmente antigos (anos 50, 60,70) para os quais é extremamente complicado arranjar "kits" de substituição, com adaptação química de compressor, filtros e possivelmente tubagens alteradas, para os quais há que ser razoável, como em tudo.
Todos os carros actuais usam gases supostamente não nocivos da forma que o R12 era e ainda bem.