Autor Tópico: Recarga Ar Condicionado  (Lida 6940 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Valente-coupe

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 492
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Recarga Ar Condicionado
« Responder #15 em: 15 de Setembro, 2004, 14:27:04 »
Não estou plenamente e acordo contigo, se fosse tanga de vendedor não existia legislação :deal: , mas podes-me esclarecer qual a diferença que notas entre o antigo R12 e o que o veio subtituir R134 A, ou o que entendes por ser 100% eficaz.

Ao incentivares á utilização do R12, estás a incentivar á destruição da camada de ozono :red:  
« Última modificação: 15 de Setembro, 2004, 14:39:29 por Valente-coupe »
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
124 sport Coupe l'eccezione che conferma la regola!

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
Recarga Ar Condicionado
« Responder #16 em: 16 de Setembro, 2004, 11:44:40 »
1º) Não incentivei a utilização do R12, até porque comercialmente não se justifica.

2º) O R12 foi substituido pelo outro por questões ambientais legitimas que admito serem correctas.

3º) Quando disse o que disse sobre o vendedor desonesto, não fui bem entendido. Esclarecendo, o que quis dizer foi que o gás de substituição não está adaptado a sistemas idealizados para o R12 em diversas áreas:

a) Não é tão eficaz (termodinamicamente) não produzindo as temperaturas especificadas de origem.

b ) Não é tão lubrificante, acabando invariavelmente por levar a uma ruptura precoce do compressor e a um esforço maior por parte da mecânica associada.

c) Em grande parte dos casos, um sistema estanque ao R12, não é estanque ao substituto, acabando por diminuir rapidamente a pressão do sistema o que, até do ponto de vista ecológico é mau, uma vez que implica recargas com muito mais frequência e não se pense que o R134 é completamente "ar puro"...

Ao referir-me ao gás antigo "a sério", refiro-me a certos carros realmente antigos (anos 50, 60,70) para os quais é extremamente complicado arranjar "kits" de substituição, com adaptação química de compressor, filtros e possivelmente tubagens alteradas, para os quais há que ser razoável, como em tudo.

Todos os carros actuais usam gases supostamente não nocivos da forma que o R12 era e ainda bem.
« Última modificação: 16 de Setembro, 2004, 11:48:39 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

zica

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 686
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Recarga Ar Condicionado
« Responder #17 em: 16 de Setembro, 2004, 12:45:08 »
Foi exactamente o q me disseram na Automeclis e no electricista onde fiz a transformação: Em grande parte dos casos, um sistema estanque ao R12, não é estanque ao substituto.
Lancia Prisma 1.6 i.e. 1987
Alfa Romeo 145 1.4 boxer

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
Recarga Ar Condicionado
« Responder #18 em: 17 de Setembro, 2004, 11:38:12 »
Ainda bem que a informação foi prestada correctamente e com honestidade. Mas há quem venda gato por lebre, dizendo que fica bom e depois quando deixar de funcionar justifica-se com a "antiguidade" do sistema...
« Última modificação: 17 de Setembro, 2004, 11:38:31 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.