Autor Tópico: Luz de injecção no Bravo JTD  (Lida 35699 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

FernandoC

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #30 em: 21 de Fevereiro, 2010, 01:13:28 »
Olá a todos!
Eu tenho um Bravo TD 100 GT, sei que não é igual mas as diferenças não são muitas e quando tem uma vela queimada, começa a piscar a luz da resistencia durante alguns minutos após a ignição, mas de qualquer forma não custa nada verificar se existe alguma vela queimada, também podem verificar a ficha que liga ao medidor de massa de ar que se encontra mais ou menos por baixo da bateria no tubo de admissão de ar e já agora se este tubo não tem nenhuma abraçadeira solta.

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #31 em: 14 de Janeiro, 2012, 12:17:23 »
Estava eu no google e entrei por curiosidade neste tópico...

Num JTD quando acender a luz da injecção...

Pontos a verificar..

Fugas nas tubagens de IC e no proprio IC

Termostato avariado, é o mais certo quando a luz de injecção acende...
Temperatura deve estar no meio e se baixar muito em andamento está avariado, não fecha e a água circula sempre a arrefecer o motor.

Eu já tive dois Bravos Jtd e nunca deixei o termostato estar tanto tempo avariado ao ponto de acender a luz de injecção...
Vejo muita falta de atenção na leitura da temperatura do motor... o motor tem temperatura ideal de funcionamento, não pode estar nem frio nem quente.
Motor frio = a maior débito de gasóleo com menor caudal de ar = a erro de injecção.

Quando comprarem um carro, informem-se sobre situações e anomalias.. vão poupar tempo e dinheiro.

O meu 1º Bravo Jtd desligava-se, andei aqui e ali e ninguem sabia dizer nada...
Oficina de electrónica automovel... 120€ e ficou como novo.
O meu segundo Jtd só se desligou uma vez, troquei o sensor rpm... 35€ e ficou como novo.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

redspyder

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 24
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #32 em: 28 de Janeiro, 2012, 21:06:28 »
Boas pessoal
Sou novo e vim aqui para por acaso, posso falar do meu caso em relaçao a essa dita luz e a outras situações.
Gosto muito do meu jtd 105 acho um carro muito bonito, mas por vezes com as chatices que me dá só me apetece despacha-lo.
Aqui a tempos tive o carro reprogramado e maldita hora o fiz pois depois tive que gastar uma pipa de massa numa centralina nova pois aconteceu-me que o carro com o pedal a fundo nao andava nada e passado um pouco saia disparado. Fui á bosh ligaram o carro a maquina e a informaçao que dava é que ora um injector ora eram dois ou entao todos estavam a funcionar mal. Depois de tantos testes disseram-me que se calhar a centralina tinha avariado contudo nao podiam concluir mais nada e aconselharam a levar o carro a fiat. Chegado á fiat o mesmo diagnostico toca a colocar uma centralina nova. Contudo depois de a colocar o carro ficou normal e a repro fiquei sem ela como seria normal. Mas a luzinha vermelha da injecção esteve sempre presente mesmo antes de fazer a repro, alias ando com ela a acender e a apagar á dois anos e sempre que foi a maquina nunca acusou avaria de nada. A realidade é que o ponteiro da temperatura para subir até meio só se estiver em filas de transito se nao até posso andar kilometros que ele só sobe um pouco. Agora á coisa de um ano de meter velas novas voltou a acender a luz da resistencia fui a bosh aonde tinha colocado as velas e substituiram me a que estava queimada porque tava na garantia e depois de colocar a vela a luz da resistencia nao apagava, colocaram entao velas todas novas e a luz da resistencia sempre ligada. Entao verificaram as instalaçoes electricas em busca de fios traçados ou dobrados e nada tava tudo ok, voltaram a ligar tudo e a luz já nao ligou. Contudo no fim só levou uma vela pois era a que estava danificada, a realidade é q o carro tinha de facto uma vela queimada mas colocar velas novas e continuar a luz a acender acho estranho. Esta ultima situação foi a dias, gosto muito do meu bravo mas a continuar assim terei que o vender. Já agora os vossos carros quando voces puxam em 3 a chegar as 3000 voces nao notam que o carro perde um pouquinho de potencia é que tambem já experimentei um medidor de massa de ar novo e nada tudo igual. Comentem........     

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #33 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:52:37 »
Boas pessoal
Sou novo e vim aqui para por acaso, posso falar do meu caso em relaçao a essa dita luz e a outras situações.
Gosto muito do meu jtd 105 acho um carro muito bonito, mas por vezes com as chatices que me dá só me apetece despacha-lo.  


Fas uma apresentação no local adequado, senão a moderação implica e com razão.


Quanto ao teu problema, a meu ver, reprogramando o carro com o ficheiro original resolvia o teu problema.
Essa do "secalhar a centralina está avariada", é de um mau profissional
Depois devias saber o estado do carro antes de fazer a repro e onde fazer a repro.
Hoje em dia são muitos os que tem cabo para fazer e instalar repro, mas fazer em condições é preciso saber.
Eu tenho cabo de reprogramação de centralina e de diagnóstico, mas não sei fazer reprogramações como as que tenho para instalar quando me apetece. Tenho vários setup.. o mais hardcore tem perto de 200cv.

Quanto a essa luz de injecção, esse termostato pode estar avariado, faz diagnóstico.

« Última modificação: 29 de Janeiro, 2012, 00:57:19 por MomoX1 »
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

redspyder

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 24
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #34 em: 29 de Janeiro, 2012, 17:50:49 »
Já fiz bue de diagnosticos e do termostato nunca me disseram nada e quanto á centralina fui a dois sitios diferentes e disseram-me o mesmo portanto não sei até que ponto será como dizes.

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #35 em: 30 de Janeiro, 2012, 05:45:37 »
Já fiz bue de diagnosticos e do termostato nunca me disseram nada e quanto á centralina fui a dois sitios diferentes e disseram-me o mesmo portanto não sei até que ponto será como dizes.


Antes demais faz uma apresentação no local destinado para tal, tens que saber estar em sociedade...  :t_up:

Chamo a isso ignorância...
O teu problema estava na reprogramação feita, não na centralina.
Só tinhas era que voltar a colocar o ficheiro original e resolvias o teu problema.
Foi o que te fizeram, só que foi com outra centralina.


Após algum tempo a trabalhar e km percorridos a temperatura da água do motor fica em que posição?
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

redspyder

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 24
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #36 em: 30 de Janeiro, 2012, 13:43:55 »
Já fiz uma apresentação, penso que o local correcto.

Quanto á centralina o que me disseram foi que não conseguiam aceder á centralina pois quem fez a repro protegeu a repro e não se conseguia retirar. Contudo a pessoa que ma fez emigrou e nunca mais tive contacto com ela, por isso tive que recorrer a outra soluçao, contudo tambem admito que possa ser levado. Em relação a temperatura só em fila de transito é que o ponteiro fica a meio de resto posso andar kilometros que só sobe 1 ou 2 traços no maximo.
Já agora diz me uma coisa este carro de origem tem um poço de potencia nas 3 mil a puxar terceira certo ???????

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #37 em: 30 de Janeiro, 2012, 15:56:58 »
esse carro tem poço a acelerar???

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #38 em: 31 de Janeiro, 2012, 07:44:50 »
Já fiz uma apresentação, penso que o local correcto.

Quanto á centralina o que me disseram foi que não conseguiam aceder á centralina pois quem fez a repro protegeu a repro e não se conseguia retirar. Contudo a pessoa que ma fez emigrou e nunca mais tive contacto com ela, por isso tive que recorrer a outra soluçao, contudo tambem admito que possa ser levado. Em relação a temperatura só em fila de transito é que o ponteiro fica a meio de resto posso andar kilometros que só sobe 1 ou 2 traços no maximo.Já agora diz me uma coisa este carro de origem tem um poço de potencia nas 3 mil a puxar terceira certo ???????


Troca o termostato, está avariado na posição de aberto. Está sempre a circular a água a arrefecer o motor... Esse é o teu problema da luz de injecção acesa.
Com a troca os consumos melhoram e o carro anda melhor...
O tal poço que falas a rondar as 3mil rpm é normal, mas nada de muito significativo.

Quanto ao bloqueio da centralina para proteger o ficheiro, nos Bravos JTD, o conhecimento que tenho é que não é possível...
Mas, mesmo assim, se bloqueado o que acontecia é que não podias abrir/ler o ficheiro que lá tinha, mas podias descarregar um ficheiro original eliminando o que tinhas lá.

O único bloqueio que acontece é quando mexem sem saber o que estão a fazer...
Mas, mesmo isso, é fácil de resolver. Bastava abrir a centralina, retirar a eprome bloqueada e colocar uma eprome nova, penso que custam 2€ cada... depois seria reprogramar a centralina com o ficheiro original.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

redspyder

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 24
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #39 em: 31 de Janeiro, 2012, 19:35:41 »
Ok, já agora sabes quanto fica um termostato.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #40 em: 31 de Janeiro, 2012, 19:53:09 »
Na origem, não deve andar longe dos 20€.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #41 em: 31 de Janeiro, 2012, 20:00:49 »
Ok, já agora sabes quanto fica um termostato.

Original anda a volta de 97€...
Concorrência a rondar 35€
Mas, na minha opinião, comprava de origem... :t_up:
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #42 em: 31 de Janeiro, 2012, 20:05:05 »
Original anda a volta de 97€...
Concorrência a rondar 35€
Mas, na minha opinião, comprava de origem... :t_up:

Não fazia ideia de ser tão caro...

Tenho comprado para os FIRE e a referência de preço que tenho é por volta de 20€.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

redspyder

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 24
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #43 em: 31 de Janeiro, 2012, 21:16:18 »
Se está realmente avariado nao sei como nunca deram com esse problema. Os mecanicos de hoje em dia n valem um chavo.

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #44 em: 31 de Janeiro, 2012, 21:28:34 »
Não é os mecanicos de hoje. Porque os de hoje sabem tanto como os de à 20 anos.
A culpa é do raio dos carros que lhes deu para evoluir.