Autor Tópico: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)  (Lida 1993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaofmateus

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« em: 16 de Fevereiro, 2019, 22:32:36 »
Boa noite

Em primeiro lugar deixem-me apresentar:
-Sou o João Mateus, tenho sessenta e sete anos, moro na Amadora e sou proprietário de um FIAT Punto de Março de 2012.

Porque o rádio de origem do meu Fiat não tinha nem Bluetooth, nem entrada USB, etc, resolvi comprar um rádio que além disso tudo, tivesse hipótese de instalar uma câmara de marcha atrás.
O Radio precisa das seguintes ligações.
-Fio amarelo 12 volts constantes (memória)
-Fio vermelho 12 intermitentes  (ligação pós chave).

Acontece que, por mais que usasse o multímetro nunca consegui encontrar no chicote original um fio que acusasse 12 volts após ligar a chave, apenas um que acusa 12 voltas esteja a chave ligada ou não.
Junto foto do conector original
Depois de várias experiências em que consegui ligar o rádio mas nunca que o mesmo desligasse ao desligar a chave, acabei por desistir e voltar a montar o rádio antigo que, diga-se de passagem, se desliga quando se desliga a chave, mas depois pode voltar a ser ligado no botão, pois não quero, de forma nenhuma que um dia me esqueça do rádio ligado e a bateria vá pró galheiro.
Isto era precisamente o que eu gostava que acontecesse no rádio novo.
Dá-me impressão que não existe no conector original deste modelo do Punto, um fio que se ligue quando se liga a chave, apenas existe um que tem sempre corrente, sendo o resto gerido pelo próprio rádio. Corrijam-me se estiver errado.
Sendo assim e porque não gostaria de desistir do rádio, estava a pensar ligar o fio pos-chave (fio vermelho) do rádio a um ponto onde apenas existisse corrente e a tomada do isqueiro parece-me o sítio mais fácil pois, julgo (ainda não testei) só tem corrente quando se liga a chave. Assim ficava com a memória sempre ligada  (fio com 12 volts de corrente contínua) e o rádio ligava-se e desligava-se na chave, prescindindo de poder ligá-lo e desligá-lo no botão.
Será que estou certo e que não vou estragar alguma coisa? É o rádio seria o menos mas o meu medo é estragar algo no carro.
Por tudo isto, é claro que ficaria imensamente grato se alguém me pudesse dar uma ajuda.
Cumprimentos

João Mateus
« Última modificação: 16 de Fevereiro, 2019, 23:58:28 por joaofmateus »

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro, 2019, 23:45:42 »
A ideia de ir buscar corrente ao isqueiro é boa, e será a solução, pois no meu também não tenho esse corte da ignição, ele desliga se, o radio original pois tem a ligação de can bus, que são as linhas de comunicação com todos os acessórios\ centralinas do caro!

joaofmateus

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro, 2019, 00:00:36 »
Obrigado pela resposta Jorge Punto.
Amanhã irei testar e irei por aqui o resultado.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro, 2019, 09:13:22 »
Penso que colocou a duvida e respondeu a sua questao duma so vez.  :sombrero:
Se o radio estiver ligado a centralina o mais provavel e ligar e desligar atravez de dados da centralina (a tal logaçao can bus) como ja foi referido.  :t_up:

joaofmateus

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro, 2019, 13:33:57 »
Bom dia

Bom, como o prometido é devido, aqui estou a dar feed-back.

Tal como tinha dito, fiz a ligação do fio vermelho do rádio ao isqueiro. Como não sou electricista (apenas falo com eles) limitei-me a aproveitar um carregador de isqueiro (a lâmpada só acende com a chave ligada), com o multímetro confirmei qual era o positivo (não fosse o diabo tecê-las), depois passei o fio para trás do rádio (fácil, pois existe um vão pelo qual é fácil puxar o fio) e liguei o fio vermelho do rádio diretamente ao positivo do carregador (o fio vermelho).
Agora tudo está a funcionar como queria.
Quanto à ligação can bus, penso que teria que comprar um interface específico para o FIAT Punto deste ano. Procurei na net e não consegui encontrar. Além do mais o que encontrei (e para modelos Punto mais antigos) pareceram-me extremamente caros e, por isso, optei por comprar um conector ISO fêmea de 16 vias normal.
Cumprimentos

João Mateus
« Última modificação: 18 de Fevereiro, 2019, 13:49:09 por joaofmateus »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro, 2019, 09:04:00 »
 :t_up:

joaofmateus

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #6 em: 12 de Março, 2019, 16:33:12 »
Bom, como os foruns também servem para ajudar , aqui estou mais uma vez a partilhar a solução definitiva para o meu problema. Está em inglês, mas...

http://www.howtothings.co.uk/thread-1893.html

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #7 em: 12 de Março, 2019, 17:01:59 »
Boa partilha!!!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Instalação de auto-rádio chinês no Fiat Punto (Março de 2012)
« Responder #8 em: 13 de Março, 2019, 08:37:26 »
Bom, como os foruns também servem para ajudar , aqui estou mais uma vez a partilhar a solução definitiva para o meu problema. Está em inglês, mas...

http://www.howtothings.co.uk/thread-1893.html

 :bompost:
Mas ficava melhor no topico dos DIY.  :mcool: