Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485585 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1995 em: 24 de Agosto, 2016, 17:04:45 »
Fiz ontem uma viagem Figueira-Coimbra-Figueira (para tratar de outro carro). O Uno está impecável, depois da ida à Passione Auto: barulhos zero, direcção muito leve e precisa (graças à manutenção dos rolamentos do topo dos amortecedores) e travões finalmente firmes! Um espanto.
Quanto aos travões, já percebi que o pistão da pinça esquerda tem agora liberdade suficiente para travar nos mesmos moldes que a direita. Isto é, o pistão desce num ápice, tendo desaparecido totalmente a sensação esponjosa.
Talvez não esteja ainda a 100% no retorno à posição de descanso. De facto, em marcha atrás noto que está ainda presa. Mas com o problema identificado, é só arranjar energia e tempo para proceder à revisão da pinça.



Agora reparei que um dos ventiladores centrais tem uma patilha solta... Já corri a internet e o Haynes e não encontro como se tira o ventilador, para poder encaixar a patilha direccionadora de ar. Alguém me dá uma dica?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1996 em: 24 de Agosto, 2016, 21:44:18 »
Não me lembro de ter tirado uma cena dessas fora mas se bem me lembro é lateralmente, tem de se usar uma alavanca, tem cuidado para não partir a consola

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

sersantos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1997 em: 24 de Agosto, 2016, 23:15:15 »
Em vez de tirares a saída de ar, talvez seja preferível tirares a consola. É simples, e não corres o risco de partir a consola ou o ventilador.
Já desmanchei um Uno, mas não tirei os ventiladores. Tirei junto com a consola.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1998 em: 24 de Agosto, 2016, 23:33:22 »
Isso é estilo tirar o motor fora para trocar o radiador com mais espaço

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1999 em: 24 de Agosto, 2016, 23:36:18 »
Não me lembro de ter tirado uma cena dessas fora mas se bem me lembro é lateralmente, tem de se usar uma alavanca, tem cuidado para não partir a consola

respondido com Passione

Em vez de tirares a saída de ar, talvez seja preferível tirares a consola. É simples, e não corres o risco de partir a consola ou o ventilador.
Já desmanchei um Uno, mas não tirei os ventiladores. Tirei junto com a consola.

Não me lembro de ter tirado uma cena dessas fora mas se bem me lembro é lateralmente, tem de se usar uma alavanca, tem cuidado para não partir a consola

respondido com Passione

Obrigado pela ajuda! Já consegui descobrir. Os laterais (nas extremidades do tablier) são como diz o Luke, usando uma chave de fendas como alavanca.
Estes da consola central são mais fáceis, basta desencaixar por baixo. Fiz um vídeo (que vou já colocar na secção DIY):
Not a valid vimeo URL
Infelizmente, isto não resolveu o meu problema: as pás não estavam desencaixadas por obra e graça do Espírito Santo... o que aconteceu é que os encaixes de algumas das pás estão partidos... Só se nota de uma pá, cujos encaixes estão partidos em cima e em baixo (a pá que me levou a procurar a solução), mas há mais partidos.
Suspeito que vai ser difícil encontrar ventiladores em bom estado, mas vou procurar...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2000 em: 25 de Agosto, 2016, 08:44:27 »
Não é normal partirem, vais encontrar facilmente

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2001 em: 25 de Agosto, 2016, 14:17:15 »
So ca vim agora,... no Thema ja retirei usando o metodo descrito plo luke.

Ja agora so pra deixar algo de util,... eu chamo a isso difusor e nao ventilador. Se é que tem alguma utilidade. :D

 :t_up:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2002 em: 25 de Agosto, 2016, 14:47:55 »
A alavanca pode ser uma chave de fendas normal a fazer força ao centro, no pino do difusor do lado de fora (melhor do que do lado de dentro, da regulação).
Depois entra por encaixe, lado de dentro - lado de fora.

A chave de fendas pode mesmo ser a do carro, média.
Sugestão: meter fita adesiva de pano como uma carapuça da chave, ou adesivo.
Assim não risca de certeza.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2003 em: 25 de Agosto, 2016, 22:09:42 »
 :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2004 em: 27 de Agosto, 2016, 22:15:00 »
Fiat uno sempre ao maximo  :P

Tu es fixe... :)

Nao consigo entender por que e que a pessoas que nao gostam destes carrinhos pequenos da fiat... Eu sempre axei piada...

:)


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2005 em: 08 de Setembro, 2016, 22:19:47 »
O Uno tem andado menos no dia a dia (o calor tem-me feito não aguentar a falta de ar condicionado), mas vai dando umas voltas nocturnas, já que sou viciado na sonoridade do motor FIRE.


Mas se tem andado menos, a verdade é que tem estado a ser mimado.
Lembram-se de andar à procura dos difusores da consola central? Pois descobri que há actualmente uma moda no OLX: pessoas que compram Unos imaculados por 200 ou 300 euros e os desmontam peça por peça; vendidos às peças valem três ou quatro vezes mais do que montados e a funcionar... Já encontrei 3 tipos no OLX que me disseram ter feito isso. O último com que falei comprou um Uno 60SX de 1992 com 23.000 kms... Que dor de alma estar a ser esventrado.
Por outro lado, foi uma boa fonte de peças para mim. Com excepção do que já não apanhei — a óptica frontal esquerda CARELLO; as fêmeas dos cintos de segurança da frente; o pará-choques da frente de origem (já tinha sido tudo vendido) — e de algumas peças que diferem ente a versão do meu (1990) e daquele (1992), comprei algumas coisas.

A primeira coisa foram os difusores de ar da consola central, para substituir os meus, que tinham os direccionadores do ar com alguns apoios partidos.



Estes, ao contrário dos meus, tinham os apoios dos direccionadores todos intactos:
 

Fui dar-lhes uma limpeza...


E já tenho difusores funcionais! ;)

Mimo seguinte: o fole da alavanca da caixa de velocidades, específico da versão SX (o Uno normal e o Uno S não o traziam).
O meu problema era ter um dos cantos roto.

(Sim, eu sei. Tenho urgentemente que aspirar o carro).

Assim, comprei-o ao esventrador do Uno imaculado.
A minha única preocupação era comprar um que fosse de um Uno carburado, já que em 1993, aquando da introdução da injecção electrónica, foram introduzidas novas caixas de velocidades, trazendo uma alavanca diferente e, por isso, um fole diferente.
Lá  vinha ele, em estado óptimo. Infelizmente tinha dois problemas: por um lado, provavelmente no transporte, partiu-se um dos encaixes na consola (vou conseguir colar, creio); por outro, é ligeiramente diferente do meu (aquela parte que tem a mola a fixar à alavanca é mais estreita). Talvez tenha havido uma ligeira alteração na alavanca da caixa entre a primeira série do Uno mk2 (a minha) e as séries seguintes...

Não fotografei o fole "novo" porque, entretanto, quando retirei o meu fole original, percebi que não está roto! Simplesmente, o plástico de encaixe estava partido em vários sítios (6!!), o que fez descolar o fole num dos cantos, mostrando um buraco.
 

Super cola no plástico e ficou uma noite a descansar, depois de uma limpeza.
 

No dia seguinte estava óptimo!


E lá voltou para o sítio. Adoro melhorar pequenos nadas!

Agora esperam-me 4 tampões (com menos riscos que os meus, espero... Ainda não abri a embalagem) e uma forra da porta traseira esquerda. Quando tiver tempo para ele, dou notícias!
« Última modificação: 08 de Setembro, 2016, 22:20:58 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2006 em: 09 de Setembro, 2016, 08:38:40 »
Mt mimo, mt mimo.  :yeah:

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2007 em: 10 de Setembro, 2016, 21:22:01 »
Ta melhor que novo!!
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2008 em: 11 de Setembro, 2016, 08:41:05 »
Lá fui eu abrir a caixa onde vêm os 4 tampões.

Vêm irrepreensíveis, e estava pronto a colocá-los a substituir os meus. De facto, um dos meus está com a tinta a sair (provavelmente graças ao péssimo trabalho que o pintor fez quando, sem lhe pedir, pintou os tampões quando o carro lá estava  para polir)


Quando coloquei o primeiro, fiquei logo zangado. Estão pintados (o que explica o seu estado impecável) mas numa cor ligeiramente mais clara do que a original. Não gostei.

Acho que os vou voltar a tirar, colocar os originais (mesmo estragados) e arranjar a referência da cor original paga me aventurar a lixar e pintar.
Se alguém a souber, agradeço!

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2009 em: 12 de Setembro, 2016, 15:57:45 »
Até fiquei doente ao saber dessa de comprarem Uno's impecáveis para vender às peças...