Autor Tópico: Borgata Performance - Reprogramações  (Lida 240428 vezes)

0 Membros e 14 Visitantes estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #465 em: 18 de Maio, 2013, 21:16:48 »
Ahh! É os ditos filtros K&N etc?

Podes-me explicar resumidamente o facto de com uma repro, os consumos serem mais baixos numa condução calma?
Porque isso parece-me um pouco mito, também porque já li tanta coisa e já nem sei no que acreditar, ao não ter uma explicação de um profissional..
"Se o carro tem mais potência, vai gastar mais" li isto uma porrada de vezes mas sei me dizes que é possivel gastar menos, acredito que sim, mas gostaria de saber em concreto, ou como é que isso é possivel..

Obrigado pela ajuda 2x

Se consegues ter mais potência/binário em regimes de rotação iguais ou até mais baixos, alteras pelo menos 3 factores:

- Menos pressão no pedal do acelerador para o mesmo andamento;
- Mais conforto de condução a rotações mais baixas;
- Menor necessidade de recorrer à caixa de velocidades para manter o "rolar" do carro em situações de abrandamento.

Estes 3 factores serão os mais preponderantes numa ligeira redução de consumos.

O Bruno depois poderá completar com dados mais técnicos!  ;)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #466 em: 18 de Maio, 2013, 22:16:04 »
Ahh! É os ditos filtros K&N etc?

Podes-me explicar resumidamente o facto de com uma repro, os consumos serem mais baixos numa condução calma?
Porque isso parece-me um pouco mito, também porque já li tanta coisa e já nem sei no que acreditar, ao não ter uma explicação de um profissional..
"Se o carro tem mais potência, vai gastar mais" li isto uma porrada de vezes mas sei me dizes que é possivel gastar menos, acredito que sim, mas gostaria de saber em concreto, ou como é que isso é possivel..

Obrigado pela ajuda 2x

Há certas motorizações que por exemplo consigo ter mais potência e utilizar ainda menos combustível que o debitado originalmente.
Não é o caso do JTD, mas o grande facto de se conseguir consumos mais baixos, é única e simplesmente fazer condução a regimes mais baixos, onde por exemplo antes tinhas de andar entre as 2000rpm e 3000rpm, após um programação bem feita consegue-se rodar entre as 1500rpm e 2000rpm, e claramente os consumos diminuem.
E aumento de potência não significa débito de gasóleo, conseguem cavalinhos sem aumentar uma gota de gasóleo =)

Há por ai muitas reprogramações que os carros ficam incrivelmente a gastar menos, mas isso acontece única e exclusivamente devido ao aumento de abertura de injecção, ou seja, a bomba recebe indicação para injectar 70mm3, mas como os injectores foram descalibrados e mantêm-se mais tempo abertos, acaba por entrar por exemplo 74mm3, ora isto após a fórmula que o computador de borda utiliza para obter média vai ficar afectada e claramente vai indicar que está a gastar menos, por exemplo 5lts, quando na verdade vai a gastar 7lts por exemplo.

brandaopereira

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #467 em: 18 de Maio, 2013, 22:54:38 »
Ahh!! Agora sim, estou mais elucidado..

Hmm.. então num diesel, visto que o ar é o principal "combustível" até ao ponto máximo de compressão, o mais importante será disponibilizar a máxima quantidade de ar possível para a admissao; maior quantidade de mm3 de diesel(ECU) (creio eu); talvez uma mexida muito soft na pressão do turbo também? algo mais que se costuma fazer numa repro? ou passa basicamente pela quantidade de mm3 de combustivel?

Opa, desculpem tantas perguntas, mas se há coisa que gosto MESMO MESMO de saber, é a mecânica automóvel.. Sou apaixonado por todos estes mecanismos.. E uma benção ao Homem que criou o automóvel, porque é preciso muita cabecinha para se criar algo assim  :D

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #468 em: 19 de Maio, 2013, 03:12:47 »
Boas borgata.. tenho um fiat m-jet 1.6 105cv com fap, com uma repro falamoa em quantos cvs e nm?


Gostaria de ter a repro no botao city é possivel?

Assim podia ligar a repro quando eu quisesse.


Comprimentos

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #469 em: 19 de Maio, 2013, 20:59:35 »
Ahh!! Agora sim, estou mais elucidado..

Hmm.. então num diesel, visto que o ar é o principal "combustível" até ao ponto máximo de compressão, o mais importante será disponibilizar a máxima quantidade de ar possível para a admissao; maior quantidade de mm3 de diesel(ECU) (creio eu); talvez uma mexida muito soft na pressão do turbo também? algo mais que se costuma fazer numa repro? ou passa basicamente pela quantidade de mm3 de combustivel?

Opa, desculpem tantas perguntas, mas se há coisa que gosto MESMO MESMO de saber, é a mecânica automóvel.. Sou apaixonado por todos estes mecanismos.. E uma benção ao Homem que criou o automóvel, porque é preciso muita cabecinha para se criar algo assim  :D

É sabido que quanto mais ar, melhor e maior é a combustão obtendo mais potência, e também é sabido que quanto mais combustível mais andamento, mas para isso é necessário saber colocar esse incremento de combustível pois muitas vezes é desperdiçado não obtendo qualquer potência com isso.
Pressão do turbo sim mas também muitas vezes não é necessário aumenta-la, mas sim o seu aumento aumenta potência claro.
O que se fazer numa reprogramação depende da potência desejada, mas normalmente mexe-se na MAF, Mapa de Injecção, Limitadores, Turbo, Geometria, AFR.
Mapas avançados altera-se também pressão de rail, outros limitadores, pré injecção, duração, pós injecção, MAP, etc.

Se queres aprender estuda que chegas lá!

Abraço

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #470 em: 19 de Maio, 2013, 21:01:07 »
Boas borgata.. tenho um fiat m-jet 1.6 105cv com fap, com uma repro falamoa em quantos cvs e nm?


Gostaria de ter a repro no botao city é possivel?

Assim podia ligar a repro quando eu quisesse.


Comprimentos

No máximo 160cv 380nm
É possível mas eu não o faço porque não quero fazer, corre-se alguns riscos que não estou disposto a corre-los.

Cumprimentos

zemagalhaes

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 239
  • Karma:
    +1/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #471 em: 19 de Maio, 2013, 21:29:26 »
boas brandao
nao sou mecanico tambem ouço como tu
os filtros k n  sao caros pela marca e por serem lavaveis ou vitalicios
ja me disseram que os filtros em carros a gasoleo só rendem enquanto o carro esta frio dps de quente perde a eficacia
quanto a repro pensa assim como tens mais cavalagem logo de inicio nao tens de calcar tanto no para arranca ou numa subida por esse lado
consegues poupar!!
claro k nas corridas e picanços................chegas mais rapido a bomba :yeah:

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #472 em: 19 de Maio, 2013, 21:40:26 »
No máximo 160cv 380nm
É possível mas eu não o faço porque não quero fazer, corre-se alguns riscos que não estou disposto a corre-los.

Cumprimentos

160cv??????? aumento de 55cv??? é o maximo que estes motores permitem ou é repro fiavel?

o maximo que ja andei a ver em varias lojas de repogramações é de 25cv e 50nm


mas 160 poneis agrada-me :)

mas por acaso nao te enganas-te?

comprimentos
« Última modificação: 19 de Maio, 2013, 21:44:15 por joaoremedios »

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #473 em: 19 de Maio, 2013, 22:49:49 »
160cv??????? aumento de 55cv??? é o maximo que estes motores permitem ou é repro fiavel?

o maximo que ja andei a ver em varias lojas de repogramações é de 25cv e 50nm


mas 160 poneis agrada-me :)

mas por acaso nao te enganas-te?

comprimentos

Leste o que o Bruno disse ou ficaste só na parte dos 160cvs? Até se mete isso com 200cvs, depois parte e agarras-te ao Totta...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #474 em: 20 de Maio, 2013, 00:05:23 »
Leste o que o Bruno disse ou ficaste só na parte dos 160cvs? Até se mete isso com 200cvs, depois parte e agarras-te ao Totta...

Sim fiquei nos 160... ele nao disse se era o maximo que este motor aguentava...

Porque a parte de baixo onde ele disse que dava mas nao fazia para nao haver problemas era quanto ao mudar de mapa no botao city...

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #475 em: 20 de Maio, 2013, 00:56:41 »
160cv??????? aumento de 55cv??? é o maximo que estes motores permitem ou é repro fiavel?

o maximo que ja andei a ver em varias lojas de repogramações é de 25cv e 50nm


mas 160 poneis agrada-me :)

mas por acaso nao te enganas-te?

comprimentos

Não me enganei, não fica smokeless como o de 120cv, mas faz também 160cv sem comprometer a mecânica. Claro que para chegares a estes 160cv não podes ficar com a FAP

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #476 em: 20 de Maio, 2013, 22:56:24 »
Não me enganei, não fica smokeless como o de 120cv, mas faz também 120cv sem comprometer a mecânica. Claro que para chegares a estes 160cv não podes ficar com a FAP

entao 120cv fiaveis certo?

tentei contactar-te mas tens o telemovel desligado

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #477 em: 20 de Maio, 2013, 23:42:38 »
entao 120cv fiaveis certo?

tentei contactar-te mas tens o telemovel desligado

Já corrigi lá em cima. Quando disse mas faz também 120cv, não era 120, mas sim 160 que era o que estávamos a falar, sem comprometer a mecânica.
Claro que faz 120cv, mete-os no bolso à vontade lool
Manda-me mail

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #478 em: 20 de Maio, 2013, 23:48:40 »
Já corrigi lá em cima. Quando disse mas faz também 120cv, não era 120, mas sim 160 que era o que estávamos a falar, sem comprometer a mecânica.
Claro que faz 120cv, mete-os no bolso à vontade lool
Manda-me mail

Bravo do aco

Obrigado pela ajuda

brandaopereira

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Borgata Performance - Reprogramações
« Responder #479 em: 21 de Maio, 2013, 00:11:18 »
oh joão, vê lá se depois da repro, passas pela A29.. Area de serviço de vilar do paraíso :D

Sentido norte-sul eheh