Autor Tópico: Autódromo Do Estoril  (Lida 15174 vezes)

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Tiffosi

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Autódromo Do Estoril
« Responder #15 em: 23 de Novembro, 2007, 17:59:27 »
Autódromo do Estoril acolhe provas até 2012, depois...


[size=8]Único circuito permanente português à venda... [/size]

A Parpública está a aceitar propostas para a compra da totalidade do capital da CE - Circuito Estoril, empresa que controla o Autódromo do Estoril, mas impõe como condição a continuação da exploração da infra-estrutura pelo menos até 2012. Nas condições gerais para a venda da participação, publicadas no site da internet da gestora de participações, a Parpública obriga o adquirente a assegurar que a CE - Circuito Estoril continua a explorar o Autódromo pelo menos até 31 de Dezembro de 2012, mantendo as homologações oficiais existentes.

A Parpública impõe também que o comprador não pode alienar o imóvel afecto à exploração do Autódromo até, pelo menos, 31 de Dezembro de 2012. O concurso público lançado pela Parpública visa a alienação de 12.260.000 acções, com o valor nominal de 5 euros, representativas de 100 por cento do capital social da CE - Circuito Estoril.

Cronologia de uma morte anunciada...

A Parpública, holding do Estado que detém 49 por cento do Autódromo do Estoril, prepara-se para vender a sua participação, dez anos depois do circuito ter caído nas mãos do Estado como pagamento das dívidas fiscais do grupo Grão-Pará. O Autódromo Fernanda Pires da Silva foi parar ao controlo público no Verão de 1997, na sequência de um acordo global celebrado entre o Governo e o Grão-Pará que visava a resolução, por via negocial, de todos os diferendos, incluindo dívidas e acções judiciais, avolumadas ao longo de mais de 20 anos. Inaugurado em 1972, o Autódromo sofreu uma intervenção do Estado logo em 1974 por alegado incumprimento fiscal da Grão-Pará, a empresa detentora da infra-estrutura.

No entanto, a troca de acusações entre o Estado e a empresa prosseguiram depois do acordo de 1997 e mesmo depois de a infra-estrutura ter passado totalmente para mãos públicas, em 2002. O acordo, celebrado entre o Governo, então liderado por António Guterres, e o grupo Grão-Pará, que integrava a empresa Autodril, proprietária do Autódromo, foi assinado a 7 de Julho de 1997 e previa, entre outros aspectos, a atribuição da gestão maioritária (51 por cento) ao Estado. Na base do negócio, que permitiu o arranque das obras no Autódromo, tendo em vista o regresso da Fórmula 1 a Portugal, esteve a passagem do circuito português para o Estado, tanto a nível de gestão como imobiliário.

Além do pagamento das dívidas do grupo liderado por Abel Pinheiro, um dos objectivos do Governo da altura era realizar os investimentos necessários na infra-estrutura para evitar a perda das competições de Fórmula 1. No entanto, a “nacionalização” da infra-estrutura não evitou que Portugal tivesse perdido o Grande Prémio do Estoril, que era o principal activo do Autódromo. Uma auditoria do Tribunal de Contas, datada de 2002, revelou que os governos até à data tinham atribuído 24,7 milhões de euros em financiamentos públicos à Sociedade Gestora do Autódromo, criada em 1997 para gerir a estrutura. O grupo Grão-Pará acabaria por entregar no ano de 2002 o restante capital (49 por cento) à sociedade de participações públicas, como pagamento de dívidas à Caixa Geral de Depósitos.

No âmbito do processo de reestruturação concluído a 1 de Abril de 2007, a actividade de exploração do Autódromo Fernanda Pires da Silva (activos operacionais, contratos e pessoal) foi transferida da SGA (Sociedade Gestora do Autódromo) para a SIA (Sociedade Imobiliária do Autódromo), tendo esta última sociedade alterado a sua denominação para Circuito Estoril, entidade que passou assim a deter a gestão e propriedade do Autódromo do Estoril. O primeiro contacto para a venda da sociedade gestora do Autódromo do Estoril foi feito no final de Julho deste ano junto do presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, que se manifestou interessado na compra da infra-estrutura. No entanto, António Capucho disse que o valor apresentado pela Parpública, na ordem dos 35 milhões de euros, é “exorbitante e inaceitável”.

A Parpública decidiu assim anunciar, em vários jornais diários, a venda da participação do sector público no capital social da empresa “CE-Circuito Estoril, SA”. “Aceitam-se propostas em carta fechada e lacrada, até ao dia 19 de Dezembro para venda da participação do sector público no capital da Sociedade CE - Circuito Estoril SA”, lê-se no anúncio. A abertura das propostas será feita em sessão pública no dia 20 de Dezembro na sede da Parpública.

Fonte: Velocidade Online, por Luís Lopes





José Fernandes

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Autódromo Do Estoril
« Responder #16 em: 23 de Novembro, 2007, 18:16:17 »
..tenho de comentar...

Se fosse um estádio de futebol já tinham aparecido 150 mil "gajos" a querer comprar, não é...

Morre... :buaaa:  
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Luke

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Autódromo Do Estoril
« Responder #17 em: 26 de Novembro, 2007, 11:18:29 »
recebi por email uma petição para que o autodromo n seja vendido!

PETIÇÃO



To:  Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

Exmo. Senhor Ministro das Finanças

Considerando que:

1. O Autódromo do Estoril é a mais importante infra-estrutura de desportos motorizados existente em Portugal.

2. Foi o palco português para as corridas de Fórmula 1 e é actualmente a pista utilizada para o Moto GP.

3. O Autódromo tem sido um importante pólo dinamizador do Turismo no Estoril, contribuindo de forma muito positiva para a imagem externa da região e de Portugal.

4. Conhece actualmente uma ocupação superior a 250 dias por ano, sendo utilizado para treinos de equipas, provas desportivas, testes de marcas e também para publicidade.

5. O facto de existir o projecto de um outro autódromo no país de forma alguma deve inviabilizar a existência do Autódromo do Estoril. Antes pelo contrário, o aumento da oferta irá aumentar a importância do destino. Em Espanha existem seis autódromos pelo que não será excessivo a existência de dois em Portugal.

6. A exploração de um autódromo não gera rendimento directo suficiente para pagar um investimento na ordem das dezenas de milhões de Euros, pelo que é evidente que a sua privatização implicará a desactivação da pista a médio prazo.

Tendo consciência que este facto representaria um enorme revés para o Desporto Motorizado em Portugal e para o Turismo na Costa do Estoril,

Os cidadãos abaixo assinados reclamam que a Assembleia da República se pronuncie no sentido de assegurar que o Autódromo do Estoril continuará a ser equipamento público e seja de imediato suspenso o seu processo de venda.

Sinceramente,

The Undersigned
 
« Última modificação: 26 de Novembro, 2007, 11:20:11 por Luke »
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« Responder #18 em: 26 de Novembro, 2007, 13:56:09 »
e onde podemos assinar, eu assino

Luke

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« Responder #19 em: 26 de Novembro, 2007, 15:23:18 »
no link
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« Responder #20 em: 04 de Dezembro, 2007, 17:15:10 »
Petição leva venda do Autódromo ao Parlamento



A petição contra a venda do Autódromo do Estoril superou as 4.000 assinaturas (actualmente já são 4712) e terá de ser discutida na Assembleia da República (AR), anunciaram os promotores da iniciativa, que temem a desactivação do circuito após 2012.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, João Sande e Castro, responsável pelo lançamento da competição, pretendia atingir as 4.000 assinaturas antes de 19 de Dezembro, data limite para a apresentação de propostas de compra, mas esse número foi superado em menos de uma semana.

Sande e Castro receia que a venda do autódromo possa "abrir a porta a uma futura urbanização do local e consequente desactivação da pista". O caderno de encargos impõe como condição impõe como condição a continuação da exploração da infra-estrutura com os actuais fins até 2012, mas o autarca adverte que após esse prazo o comprador pode "fechar as portas do autódromo e rentabilizar o investimento com um projecto imobiliário".

Fonte: Velocidade Online





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Autódromo Do Estoril
« Responder #21 em: 05 de Dezembro, 2007, 16:16:24 »
Ya tá. Vai em 4910 assinaturas :)

Eu compro o Autodromo para os FIATISTAS e todos que tenham um auto ou moto italiana. Quem quiser andar na pista paga metade dos que levem um auto ou moto não-italiana.  :d_grin:  

cjcorreia

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« Responder #22 em: 05 de Dezembro, 2007, 18:09:11 »
Pq é q os fiatistas não fazem mais uma vakinha? neste caso uma vakona  (lol)  
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alapimba

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« Responder #23 em: 05 de Dezembro, 2007, 18:11:53 »
quem é que vai querer compra esta treta que uma das clausulas segundo li era que continuava a ser gerido pelo actual grupo ate creio que 2010 embora o autodromo seja de outra pessoa?

Eu alinho na vaquinha.

 
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« Responder #24 em: 05 de Dezembro, 2007, 18:19:50 »
Grande vacarrona que querem fazer..
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« Responder #25 em: 11 de Dezembro, 2007, 19:23:21 »
Petição a favor do autódromo já foi entregue na Assembleia da República



A petição contra a venda do Autódromo do Estoril assinada por cerca de 5000 cidadãos foi entregue na 5ª feira na Assembleia da República.

A entrega foi feita pelo presidente da Federação Nacional de Motociclismo - Jorge Viegas - que se mostrou contra a possibilidade do autódromo dar lugar a empreendimentos imobiliários.

Após a entrega do documento, que foi recebido pelo presidente da Assembleia da República - Jaime Gama, Jorge Viegas falou aos jornalistas afirmando que "o autódromo do Estoril deve ser considerado como um espaço de interesse público, é o estádio nacional dos automóveis." Viegas defendeu ainda que "o governo deveria ouvir as restantes instituições, além da Câmara de Cascais, que têm estado permanentemente associadas àquele espaço, como sejam as federações de automobilismo e de motociclismo, assim como o turismo."

O mentor desta petição, o vereador do desporto da Câmara de Cascais - João Sande e Castro, revelou que o município está disposto a adquirir a estrutura por 10 milhões de Euros, garantindo o seu funcionamento para além de 2012.

Este documento será enviado para a Comissão Parlamentar de Economia que tem 60 dias para elaborar um relatório final. Este relatório será depois enviado para o Presidente da Assembleia que terá 30 dias para o fazer subir ao plenário onde será discutido.
 
Fonte: Sport Motores, por José António Marques
 





Carkov

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« Responder #26 em: 12 de Dezembro, 2007, 17:26:54 »
O nosso país é uma tristeza...  <_<

Morei a minha vida toda perto do autodromo, sempre habituado ao "roncar" dos motores... sempre habituado a ver as enchentes nos dias de grandes provas... e mesmo no outros dias menos comcorridos é sempre bom ir ver as máquinas em acção...  :D

Já estou a ver que as máquinas que vamos ver em acção depois de 2012 serão as betoneiras, o roncar dos camiões carregados de entulho... e provavelmente as enchentes também vão continuar... mas vai ser nos bolsos de alguém!  :smash:

É esta a realidade que temos...  :buaaa:

Cumps

 

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« Responder #27 em: 12 de Dezembro, 2007, 18:15:46 »
Citar
O nosso país é uma tristeza...  <_<

Morei a minha vida toda perto do autodromo, sempre habituado ao "roncar" dos motores... sempre habituado a ver as enchentes nos dias de grandes provas... e mesmo no outros dias menos comcorridos é sempre bom ir ver as máquinas em acção...  :D

Já estou a ver que as máquinas que vamos ver em acção depois de 2012 serão as betoneiras, o roncar dos camiões carregados de entulho... e provavelmente as enchentes também vão continuar... mas vai ser nos bolsos de alguém!  :smash:

É esta a realidade que temos...  :buaaa:

Cumps
..e sabem todos vós o que me faz falta?

É estar no autódromo às 6.00h da manhã em dias de fórmula 1, ver o nascer do sol por trás da bancada "E" e começar a ver o reboliço todo antecedente a uma prova desta envergadura, para mim é música, o tutano da vida... e agora?

Sabem quando é que teremos fórmula 1 em portugal?



Dia 30 de Fevereiro de um ano impensável....
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naso

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Autódromo Do Estoril
« Responder #28 em: 12 de Dezembro, 2007, 19:21:30 »
É com muita tristeza que vejo o que querem fazer ao autódromo do Estoril, mas tenho a certeza que se todos os amantes dos automóveis, associações e afins, se fizessem ouvir, a história era bem diferente, pagamos impostos para que???
Se há €€€ para termos um estádio nacional que nem sei bem para que serve, tirando a final da taça, porque não há para um circuito como o do Estoril???  

Pode ser que ainda haja esperança.... :smash:  


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darth vader

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« Responder #29 em: 14 de Dezembro, 2007, 21:54:14 »
por mim, desde que o não deitem abaixo poem privatizar á vontade!! que é tb para alguns que andam lá a encher o badulho se vão embora...


odeio discussoes pró-politicas em foruns de automóveis.