Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: carlossantosalexandre em 15 de Junho, 2018, 18:07:37
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Boas tardes
Por acaso alguém me sabe indicar que cabo é este que se encontra no Fiat Brava 1.2 16 V?
No meu carro na area que indico na foto o mesmo está com fita isoladora e com 2 braçadeiras......
e como o pedal do acelerador a meu ver tem um pouco de folga e por vezes o mesmo apresenta o ralenti um pouco instável, penso que poderá ser
o cabo do acelerador
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Falo por mim,... nao consigo ampliar a foto sem perder qualidade o suficiente para tentar identificar.
Se fosse possivel uma foto mais proxima... :unsure:
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Mas a foto eu tirei da NET não é a do carro pois tem
A protecção de plástico da tampa do motor
E não consigo tirar bem fotos
Mas no meu telemóvel eu consigo ampliar perfeitamente a foto e identificar a seta a apontar para o cabo
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É o cabo do acelerador.
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É passível de ser mudado por mim? Percebo um pouco de mecânica mas não sei se será muito fácil.....
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É passível de ser mudado por mim? Percebo um pouco de mecânica mas não sei se será muito fácil.....
Sim é possível, é uma operação simples.
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Ok vou tentar efectuar a mudança
Já agora como só tenho o carro há uma semana reparei uma coisa muito estranha e potencialmente
perigosa.
Ao virar a direcção quase completamente para um lado ou para outro
em baixa velocidade ou parado o carro vai-se abaixo........
A rotação do motor baixa e ele vai-se abaixo, terá a ver com o cabo?
Ou será mais grave?
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Ok vou tentar efectuar a mudança
Já agora como só tenho o carro há uma semana reparei uma coisa muito estranha e potencialmente
perigosa.
Ao virar a direcção quase completamente para um lado ou para outro
em baixa velocidade ou parado o carro vai-se abaixo........
A rotação do motor baixa e ele vai-se abaixo, terá a ver com o cabo?
Ou será mais grave?
Estranho, filma e coloca por cá para vermos...
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O pior é que não faz sempre.
Numa semana aconteceu 2 vezes ir-se abaixo a baixa
velocidade.
E só ontem experimentei virar a direcção para um lado e para outro
e foi então que vi que se ia abaixo.
No entanto de tarde fim uma afinação no cabo do acelerador, pois
o mesmo tinha uma folga de cerca de 2,5 cm no pedal em que pura e simplesmente não acelerava.
Mas se voltar a fazer eu tento filmar.
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Estes carros costumam ter dificuldade em pegar de manhã?
Tipo dar 3 ou 4 vezes á chave e pegar ficar tipo nas 500 rpm e ir-se abaixo?
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Não, isso não é nada normal. O meu tem 235.000 km e não tenho nenhum desses sintomas dos que já aqui falaste, no entanto tenho outros :sombrero:
Se tens o carro há pouco tempo há muita coisa que deves verificar: Estado das velas, estado do filtro de ar, limpar o sensor MAP (é o sensor que está no coletor de admissão do lado oposto à borboleta, sai com 2 parafusos) e limpa-se com alcool ou algum desengordurante como spray de limpeza de travões.
A luz de erro está acesa no painel? Ela acende e apaga quando ligas a ignição?
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A luz funciona perfeitamente.
Ligo a ignição, espero a luz de injeção apagar e dou á chave
No conta rotações o ponteiro vai para os 500 rpm +- mas não pega
E desde que afinei o cabo do acelerador que tinha muita folga só pega mesmo com um toque no acelerador.....
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500 rpms e muito pouco. Nao tem onde afinar o ralenti? :unsure:
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As 500 rpm só acontecem nas situações em que o carro não pega.
De resto funciona normalmente nas 800 mais ou menos.
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Nessas situações a luz da chave apaga?
Por mera curiosidade, quantos km tem?
E para esclarecer apenas: O relantim deste carro é controlado eletrónicamente, não é afinável
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Sim a luz apaga normalmente.
Aliás foi coisa que nos carros com luz de controle sempre cumpri á risca.
Tem cerca de 133.000 km
Só me faz isto se estiver umas horas sem trabalhar.
E desde que tenho o carro que noto um cheiro muito intenso a gasolina, principalmente na zona da mala que é onde está a bomba.
A ver se amanhã ou depois mexo outra vez no cabo do acelerador, pois desde que o estiquei que ficou pior. Vou tentar achar um meio termo.
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Se o ralenti e controlado eletronicamente (pode nao estou a dizer que é ;) ) ser do sensor de rpms, sensor de posiçao do corpo da borboleta, bobine de igniçao,... sao ideias.
Para mim mais importate, e ver donde surge esse cheiro a gasolina e se nao intrefere na alimentaçao aos injetores. :t_up:
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Só me faz isto se estiver umas horas sem trabalhar.
E desde que tenho o carro que noto um cheiro muito intenso a gasolina, principalmente na zona da mala que é onde está a bomba.
Devias ter começado o tópico por aqui! Já passei por isto e era à saída da bomba de gasolina que tinha o plástico partido. Da primeira vez consegui reparar com super cola mas só durou 2 anos e tive de acabar por substituir. Uma bomba na sucata acho que deve andar nos 20€ ( que foi o que eu fiz).
Isso acontece quando estás com o carro parado um bocado porque certamente que a gasolina volta para trás e sai mesmo por essa fuga e até voltar a ter pressão demora um bocado. Se em vez de tentares meter a trabalhar meteres a chave na posição ON deixar a bomba trabalhar (em sinlêncio ouve-se bem o barulho a vir de trás), quando parar meter em OFF e voltar a meter em ON umas duas ou 3 vezes, ele acaba por pegar à primeira ou quase.
Para chegar à bomba, se não me engano, tens de tirar uma tampa com 3 parafusos por baixo da alcatifa da mala, junto à roda suplente e ao banco de trás. Tira essa tampa e já deves ver os tubos, um de saída e outro de retorno. Com a tampa fora mete o carro a trabalhar e vê se vês as notas a fugir... que é como quem diz: A gasolina a sair e a evaporar.
Não deverá ser preciso ferramenta especial. A chave de estrela que vem com o kit do pneu suplente deve servir. Acho que até foi essa mesmo que usei quando troquei a minha bomba.
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Mr Overclock, se a malta adivinhasse, n era? :t_up:
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vou ver essa situação da bomba da gasolina
mas o carro é bué estranho, hoje só para exprimentar deixei apagar a luz do code e dei a chave sem deixar apagar a luz dos injectores e pega que nem um mimo........ :boxing_smiley: :boxing_smiley: :boxing_smiley:
hoje de manha dei por outra.....
meto o esguicho do limpa para brisas de trás a bulir e a agua sai pelo limpa para brisas da frente...... :point:
fui averiguar e ao contrario dos outros carros que tive este só tem um motor no deposito da agua
esse motor tem 2 saidas e dos tubos
deve de ser 1 para a frente e outro para trás
ora será que a porra do manipulo esta avariado?
depreendo que o motor funcionara tipo por fase como o dos berbequins
alguma ideia?
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Coreccao ao post de ontem....
Afinal continua a só pegar com um toque de acelerador....
Onde poso comprar o spray de limpeza de travões?
Queria limpar a tal valvula ou sensor que está na regua dos injectores
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Ora entao,..
O spray compras em casa de peças auto. Nao sei se eventualmente norautos ou coisas do genero nao tenham. Eu compro na Centrauto, se tiveres alguma por perto.... :t_up:
Em relaçao ao pegar se esperar que a luz apague,... segue o conselho do mister (Mr) :t_up: :sombrero:
O esguicho, na minha opiniao ou tens os tubos trocados ou o mecanismo que troca o orificio por onde sai a agua encravado. :dry:
Penso que seja uma questao de desmontar e limpar. (as vezes a falta de uso provoca dessas coisas) :t_up:
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Vou tentar tratar disto o mais rapido possível
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Venho apelar aos moderadores que se possivel passem este topico para o meu BD.