Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 484286 vezes)

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afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1875 em: 26 de Abril, 2016, 15:54:56 »
Fui hoje de manhã a uma casa de escapes (SociEscapes).
Fui muito bem atendido: estiveram a ver a panela e concluíram duas coisas.
Por um lado que, havendo aqueles 3 furinhos do tamanho de um alfinete, isso é sinal que aquela parte da panela estará já a apodrecer, pelo que soldar pode fazer com que dê de si. Soldar aquilo, por isso, seria uma opção que desaconselhavam (embora, se eu quisesse, o fariam).
Por outro lado, que a panela só tem mesmo isso. Não tem qualquer outro furo, nem estaladela, nem nenhum outro sinal de apodrecimento noutros locais. Não faz barulho e os furos são muito pequenos. Por isso, sugeriram que eu não fizesse nada para já. Aqueles furos permitem fazer sair a humidade e abrandar o processo de apodrecimento, pelo que pode continuar a andar assim (até estalar, começar a fazer barulho, ou abrir um furo maior).

Bom, vou seguir o conselho, pois eles seriam os principais interessados em dizer que era melhor intervir!
« Última modificação: 26 de Abril, 2016, 18:25:52 por afonsopatrao »

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1876 em: 26 de Abril, 2016, 18:19:16 »
Não podia estar mais de acordo! Estar a soldar vai correr o risco de abrir ainda mais em vez de tapar, porque se está assim por fora por dentro certamente que estará pior (as panelas não parecidas com as relas do motor, quando aparece um ponto de ferrugem por fora, por dentro estão completamente minadas dela)

Eu fazia o mesmo, deixava andar até abrir mais e aí então substituía a panela. Há 2 anos tive de substituir a minha porque a ponteira simplesmente separou-se e então parecia que andava com escape directo :)

Panela final e borrachas novas ficou tudo por volta dos 60€ já com mão de obra incluída

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

NunoAntunes93

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1877 em: 26 de Abril, 2016, 20:24:40 »
Eu apostava num bocado de massa de ferro e fechava os buracos. Isso não tem pressão de escape, só o trocas daqui a 2 ou 3 anos.

Se deixares assim a degradação será mais rápida, é a mesma coisa que uma fissura num tubo.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1878 em: 26 de Abril, 2016, 20:53:59 »
Eu partilho da opiniao do Mickey, Estar a tapar e uma forma de reter humidades no interior.
A massa de ferro nao sairia devido a pressao de gases de escape, mas e devido as contraçoes termicas?  :unsure:

A minha opiniao, que nao passa disso mesmo, desde o principio seria colocar novo. (reparar e possivel mas n sei se sera viavel (se compensa) monetariamente face ao prolongamento da sua durabilidade. Por falar nisso perguntaste qt ficava uma panela nova?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1879 em: 27 de Abril, 2016, 00:52:38 »
Só tem humidade se o carro fizer trajectos muito curtos, caso contrário a temperatura seca o escape
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1880 em: 27 de Abril, 2016, 00:58:37 »
Só tem humidade se o carro fizer trajectos muito curtos, caso contrário a temperatura seca o escape

Pois, na verdade é o que ele faz. 10 mins no máximo em cada percurso...
Mas, creio eu, o que criou os danos foram os 5 anos que ele passou antes de ser meu, fechado numa garagem.

Por falar nisso perguntaste qt ficava uma panela nova?

Não perguntei. Mas sei que o Luke tem lá uma secção de escape que ainda pode vir para o meu Uno... ;)
Luke, é a secção traseira inteira (com as duas panelas)?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1881 em: 27 de Abril, 2016, 01:07:10 »
Sim, inteira, com ponteira cromada
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1882 em: 27 de Abril, 2016, 01:07:51 »
Sim, inteira, com ponteira cromada
Pronto, vai pensando num preço jeitoso. De amigo. ;)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1883 em: 27 de Abril, 2016, 10:12:59 »
Aluem vai ter de abrir os cordoes a bolsa!!!  8)  :buba:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1884 em: 28 de Abril, 2016, 02:17:11 »
Hoje foi dia de mexer no Uno! Para uma actividade que levaria talvez meia hora a qualquer pessoa, eu demorei 3 horas e meia...
Apesar de tudo, sinto que estou a melhorar. É preciso lembrar que imobilizei o Uno durante dois meses só para trocar uma rela junto ao colector de admissão!
Qualquer dia, estou um pro! ;)

Bom, o plano era, portanto, trocar o apoio de borracha que suporta a parte final da linha de escape. A borracha estava a ficar gretada, como notou o LoveFiat.


Por sugestão do Twinthema, levei uma fita muito forte, que permitisse não apenas retirar o apoio anterior como esticar o novo para entrar para o sítio.


Iniciei as operações colocando o macaco por baixo da panela, para que ela subisse e aliviasse a pressão no apoio de borracha


Depois coloquei a fita e puxei com toda a minha força, para libertar o apoio do gancho da panela.


Não resultou. O que eu pensei em fazer (e, para a próxima farei), era cortar o apoio velho com uma faca. Mas tive medo que, se eu não conseguisse tirar o apoio sem estragar, isso fosse sinal de que também não conseguiria colocar um novo. Se assim fosse, mais valia deixar lá o velho.
Agora já sei que não é assim: estes apoios estão feitos para ser muito mais difícil retirá-los do que colocá-los, cumprindo a sua função de suporte da panela. Para a próxima, cortarei logo.
Desta vez não fiz assim.

Bom, comecei a achar que o que eu precisava era um pouco mais de margem de manobra, de poder deslocar a linha de escape para um lado, de modo a retirar o apoio.
Só que o pará-choques prende a ponteira de escape, não deixando que a linha se desloque lateralmente.


Foi então que decidi retirar o pára-choques de trás.
Tem 3 parafusos junto à mala, na parte superior do pára-choques;


Depois é preciso desligar, dentro da mala, o fio eléctrico para iluminação da matrícula.


Debaixo do pára-choques, há mais três fixações à carroceria, em apoios de plástico; junto às cavas  das rodas, há um parafuso de cada lado. (Não tirei fotos...)

Tirando estes parafusos todos e...





Nada de ferrugem... ;)


O pára-choques é estupidamente leve!! Se me contassem eu não acreditava.
É de origem.

Agora com mais mobilidade da panela, lá fui eu tentar retirar o apoio de borracha.
Não resultou com a técnica da fita; mas resultou com uma chave de fendas a fazer alavanca.


Depois deste lado retirado, o outro saiu facilmente.


Colocar o novo não foi nada difícil! 100 vezes mais fácil do que tirar o apoio antigo.


Fui, de seguida, limpar a parte da carroceria que fica debaixo do pará-choques.


E depois analisar os apoios do pará-choques, em busca da causa que me faz te-lo sempre torto, descaído do lado esquerdo.
Descobri:



Tentei dar um jeito, mas sem grande esperança.
De todo o modo, ao remontar, tentei colocar o pará-choques direito, com ajuda do macaco, apertando bem todos os parafusos.

E não é que resultou??
Já não está descaído, em qualquer ângulo por onde se olhe!


Ou seja, sucesso absoluto! Resolvi o problema do apoio do escape e também o do pára-choques inclinado! Olé!

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1885 em: 28 de Abril, 2016, 08:35:20 »
Muy bien!!!
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1886 em: 28 de Abril, 2016, 08:48:35 »
Lamento a tecnica da fita so ter complicado a operaçao.
Provavelmente uma tecnica tao avançada so se adapta a viatras doutros portes...  :point:

Mas fico contente por teres, pelo menos descoberto, que existe uma forma be mais facil de resolveres o mesmo asunto.  :t_up:

Qt ao parachoques  :palmas:  :tasla:

lovefiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1887 em: 28 de Abril, 2016, 09:54:09 »
Excelente trabalho!
Como te disse anteriormente, o apoio velho, já que vai para a reciclagem(lixo), cortasse;

Afonso , começas por corta-lo e depois lubrificas os veios de metal com massa ou algo similar...para que os novos entrem bem.

Os veios onde o novo vai encaixar são lubrificados (WD40, óleo...) e entram que nem manteiga em pão quente, de qual quer das formas, sempre estudaste o melhor processo.

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1888 em: 28 de Abril, 2016, 19:49:38 »
resolves-te logo 2 problemas que te lixavam a cabeça duma vez :yeah:


uma coisa.. acho que a panela está muito para dentro, ou é o apoio da panela torcido, deviam bater mais certos.....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Pedro Recoba

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    VINCERE NON É IMPORTANTE,È l'UNICA COSA CHE CONTA
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1889 em: 28 de Abril, 2016, 22:36:25 »
Mais uma vez,uma intervenção com bastantes fotos..
Gosto muito de acompanhar o teu DB
Fabbrica Italiana Automobili Torino