Autor Tópico: FIAT acusada de manipular emissões  (Lida 3456 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
FIAT acusada de manipular emissões
« em: 24 de Abril, 2016, 23:08:29 »
Testes a modelos a diesel da Fiat detectam manipulação de emissões

O jornal alemão Bild am Sonntag cita uma investigação levada a cabo pela Motor Transport Authority no seguimento do escândalo de emissões da Volkswagen.

Uma investigação levada a cabo no seguimento do escândalo de emissões da Volkswagen indica que alguns veículos a diesel da Fiat revelaram níveis irregulares de emissões poluentes ao circularem por mais de 22 minutos.

A notícia foi avançada hoje pelo jornal alemão Bild am Sonntag que cita uma investigação levada a cabo pela Motor Transport Authority (KBA), explicando que este poderá ser um sinal de que a fabricante italiana de automóveis também poderá estar a usar equipamentos técnicos ou software que evitam a utilização de filtros de limpeza de emissões. A duração normal de testes regulamentares para as emissões dos veículos é de cerca de 20 minutos, acrescentou o jornal alemão.

Fonte oficial da Fia recusou comentar a notícia.

O escândalo de manipulação de emissões poluentes envolvendo a Volkswagen lançou os holofotes sobre o controlo das emissões em veículos a diesel.

No seguimento da investigação por parte da KBA, a volkswagen, à semelhança de outras marcas alemãs – Porsche, Opel, Audi e Mercedes – concordaram em chamar à fábrica 630 mil automóveis para ajustar a tecnologia do software utilizado nos motores a diesel.

Não foi detectado que os fabricantes alemães, à excepção da Volkswagen, estivessem a usar sofware ilegal, mas sim aquilo que designaram como “janela térmica”, o que diz respeito ao tempo em que os fabricantes estão autorizados a desacelerar sistemas de gestão de emissões, a fim de proteger o motor da condensação ou de outros danos.

A Bosch, que fornece a indústria automóvel, terá informado os investigadores alemães de que a Fiat estaria a usar um mecanismo que desactiva os filtros de exaustão, reportou o Bild am Sonntag. A Bosch recusou comentar.

O  Bild am Sonntag não esclareceu se o mecanismo revelado no teste à Fiat, gerida pelo CEO Sergio Marchionne, também funcionava como uma "janela térmica”.

Fonte: Económico