Autor Tópico: Restauro Fiat Uno 60SX  (Lida 211737 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Restauro Fiat Uno 60SX
« em: 19 de Outubro, 2012, 13:42:42 »
Boas,

Estou a iniciar um restauro profundo no meu Fiat Uno 60SX a carburador  :uikabom: resolvi começar pelo motor, desmontar peça por peça e reparar cabeça, válvulas, juntas todas novas etc, etc.

O mecânico que me está a ajudar no restauro do motor reparou que o distribuidor que está montado no é o original nem o indicado para aquele motor, após uma pesquisa para tentar perceber qual o distribuidor indicado para o motor 1108 Fire a carburador, não cheguei a nenhuma conclusão, pois existem distribuidores Magneti Marelli SE101A, C, G e H. Todos eles com curvas diferentes certamente.

Queria pedir-vos, pois sois as pessoas indicadas, se sabem qual é o distribuidor original para este motor e já agora qual o carburador, pois agora já não sei se o que está montado será deste motor.

Muito obrigado

 :fiatistas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

D.Branco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Its more than Uno, its Fiat .
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #1 em: 21 de Outubro, 2012, 20:26:18 »
Boas camarada

Penso que o distribuidor e igual ao do uno 45s mk1

Ducellier penso eu

O carburador, em principio será um weber, isto se for igual

Cumps


Fiat Uno 45s 1.0 Fire 3 1987
"Leonor"

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #2 em: 23 de Outubro, 2012, 13:49:47 »
Algumas fotos da remoção da cabeça do Fiat Uno 60SX  :fiat:

Ainda tudo no sitio
http://imageshack.us/photo/my-images/402/dscf6529z.jpg/

Sem a tampa das válvulas, tudo limpinho  :uikabom:
http://imageshack.us/a/img96/8996/dscf6532y.jpg/

Tampa das válvulas, também bastante limpa!
http://imageshack.us/a/img88/4143/dscf6534z.jpg/

Já com a cabeça fora, eis que aparece o problema, junta partida e a dar passagem de anticongelante para o primeiro e segundo cilindros
http://imageshack.us/a/img690/2003/dscf6536.jpg/

Água na cabeça do piston do primeiro cilindro
http://imageshack.us/a/img717/5232/dscf6539g.jpg/

Tudo isto com mais de 231.500Km  :fiat:
http://imageshack.us/a/img844/621/dscf6535o.jpg/

Neste momento a cabeça encontra-se na rectificadora para ser faciada.

Mais fotos com o desenrolar da reparação.

 :t_up:
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 14:15:15 por Mickey »
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #3 em: 23 de Outubro, 2012, 14:46:35 »
o distribuidor não tem nada a ver ao 45
as curvas de avanço são diferentes, logo a ver se me lembro de tirar fotos ao meu
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #4 em: 23 de Outubro, 2012, 19:41:42 »
Pois eu sei que são diferentes, o problema é que não sei se o que está no carro é o indicado.

Aguardo pelas fotos :D ou então a referência... Já dava para eu perceber qual é o indicado para o 1108cc carburado  :uikabom:

O que está no carro é o Magneti Marelli SE101H, mas existe o SE101A, C, G e o H.

Cump
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 19:44:12 por Mickey »
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #5 em: 23 de Outubro, 2012, 20:03:16 »
Alguém sabe onde estão as marcas e como meter o motor 1108 a ponto?

Cump
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #6 em: 23 de Outubro, 2012, 20:19:50 »
Vê lá se ajuda! No entanto, é dos motores mais simples de colocar a ponto...


                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #7 em: 23 de Outubro, 2012, 20:22:54 »
por cima da caixa tens uma tampinha de borracha, tiras, e vais rodando até apanhar uma marca no volante do motor
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #8 em: 23 de Outubro, 2012, 20:30:39 »
Obrigado pela ajuda, já percebi e já sei quais as marcas  :t_up:

Se for com a poli do alternador também dá mas é mais chato, esta poli tem uma marca e basta fazê-la coincidir com a marca que está na tampa da distribuição (muito mais complicado pois a tampa convém estar fixa e uma vez fixa não se ve o interior)  :OMG:

O distribuidor ninguém sabe qual é a referência para este motor?

Cump.

 :fiat:
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 20:36:47 por Mickey »
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #9 em: 24 de Outubro, 2012, 15:29:12 »
Pois eu sei que são diferentes, o problema é que não sei se o que está no carro é o indicado.

Aguardo pelas fotos :D ou então a referência... Já dava para eu perceber qual é o indicado para o 1108cc carburado  :uikabom:

O que está no carro é o Magneti Marelli SE101H, mas existe o SE101A, C, G e o H.

Cump

Boas, podes excluir o SE101A, esse é para o 999, os outros não sei...

Boa sorte nesse restauro, esse motor ainda faz muitos Km's ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #10 em: 24 de Outubro, 2012, 17:43:15 »
Fiat Uno 60SX
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #11 em: 24 de Outubro, 2012, 17:45:46 »
por o motor a ponto... tira-se a poli da cambota, o carreto tem um risco que tem de alinhar pelo ressalto da bomba, na cames, tem uma dentada na parte de tras da cabeça por onde alinha...

visualmente... o 4º cilindro tem de estar em contra-balanço, e 1º piston tem de estar em TDC/PMS
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #12 em: 25 de Outubro, 2012, 18:11:00 »
Antes de mais obrigado a todos pelas dicas  ;)

Está praticamente pronto a voltar a queimar gasolina  :yeah: :fiat:

Deixo mais algumas fotos do projecto quase quase finalizado.

Aqui já com a distribuição montada e com 3 voltas completas para acentar tudo (correia, bomba de água e tensor novos) :t_up:



Visto de cima, colectores de admissão e escape já montados com juntas novas, carburador e bomba de gasolina já montados.
Todas as juntas utilizadas neste projecto são da marca Payen tal como os pernos da cabeça  :)



Cabos de velas Champion Triple Silicone e velas Denso novas e tampa do distribuidor Magneti Marelli também nova.



Pormenor do cabo de velas Champion  :uikabom:



Amanhã estará na estrada novamente  :D postarei mais fotos já com tudo nos sitios

Cumprimentos  :fiatistas:


Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #13 em: 25 de Outubro, 2012, 19:04:06 »
Neste motor não é necessário voltar a apertar a cabeça após o mesmo aquecer?

A cabeça foi apertada tal como indica a marca, 40NM + 90º + 90º na ordem correcta  8 4 1 5 9                               
                                                                                                                    7 3 2 6 10

Cump.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #14 em: 28 de Outubro, 2012, 13:47:11 »
Cá estou eu novamente  :D

O bicho já está na estrada e até agora tudo impecável  :fiat:

Voltando à situação do distribuidor, já sei que o indicado para o 1108 FIRE é o SE101G tal como me disseram aqui no forum, agora surge outra dúvida, já encontrei um SE101G mas mesmo assim a refência não é igual ao da foto enviada pelo Luke do que tem montado num motor igual, deixo fotos abaixo para me ajudarem

O do Luke é SE101G -> 1K o que eu tenho é SE101G -> 2A as restantes referências são todas iguais só divergem no 1K para o 2A

Foto do meu distribuidor:


Foto do distribuidor do Luke:


Foto do que está actualmente montado no motor (penso que este tenha ainda mais avanço que o G):



Peço desculpa pela fraca qualidade das fotos.

Aceitam-se sugestões de qual o melhor distribuidor para o 1108 FIRE  :fiat:

Obrigado a todos pela ajuda

cump.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014