Fiatistas
Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: HOSTILE em 02 de Junho, 2010, 23:56:25
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Boas,
comprei recentemente um Linea depois de muito investigar na relação qualidade/preço, bem como na questão da aposta de uma marca num pequeno familiar, com um motor fiável e económico.
Escolhi a FIAT, apesar de nunca ter pensado em adquirir um por mera desconfiança, confesso, mas como diz a malta da FIAT, "só critica quem nunca teve um".
Bom, isto serve de introdução ao seguinte, o carro é bonito, boa habitabilidade, bom equipamento, grande bagageira, mas gostava de ter opiniões e dados mais concretos sobre unidades com este motor, para se fazer um base de dados daquilo que de bom e de mau o modelo e motor tenham.
Assim pede-se aos proprietários de Linea´s que coloquem a vossa opinião sobre o modelo da seguinte maneira:
1 - km´s do motor,
2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
3 - ano de matrícula/aquisição
4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
5 - pontos positivos no modelo/motor
6 - pontos negativos
7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.
Sei que pode à primeira vista pode parecer extenso ou chato, mas por não haverem muitos Linea´s, a maior dificuldade que tive para tomar a decisão de adquirir um, baseou-se na pouca informação que existe sobre o carro/motor.
Isto serve de guia para os actuais proprietários e ajuda quem ande a investigar modelos familiares, ou o modelo em si.
Para dar o exemplo começo eu:
1- km´s do motor
20000 Km
2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
5,1 circuito misto
3 - ano de matrícula/aquisição
2008/2010
4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
muito satisfeito, era justamente o que procurava.
5 - pontos positivos no modelo/motor
Consumos, relação qualidade e nível equipamento/preço, habitabilidade e tamanho da bagageira de 500 litros, aliado a um design muito atraente e bem conseguido. O espaço nos lugares traseiros é apreciável.
O motor tem grande fama de ser fiável. A partir das 1900 rotações percebe-se que está ali um motor equilibrado para o carro que é e com excelente performance.
O blue&me é excelente, tudo a juntar ao conforto a bordo o AC automatico e apoio de braço, entre outros mais que recheiam bem o equipamento de série.
6 - pontos negativos
A FIAT está nestes ultimos anos a tentar fazer esquecer uma imagem de pouca fiabilidade (injustamente ou não...). O motor requer alguma habituação em que abaixo das 1900 rotações parece pouco para o carro e por isso causa desconfiança numa primeira impressão. O motor por vezes torna-se ruidoso comprometendo um pouco o conforto. Não é, no Linea, motor para grandes acelerações.
Faltam-lhe compartimentos no habitáculo, onde abundam os plásticos duros.
7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.
Tenho-o há pouco tempo, apenas sei do que li e nada a assinalar ao motor.
Apenas nos periféricos, como a direcção ou amortecedores.
Aqui vai contar a maior experiência de alguns do fórum, para adiantarem algo...
Abraço! :yeah:
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por acaso isso é o Diesel????
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por acaso isso é o Diesel????
Claro, o maravilhoso 1.3!
Por acaso ainda não vi nenhum a :point: gasolina, mas neste tópico também não se discrimina ninguém...
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Boas.
Olha tenho esse motor (na realidade é um 1.2) num Panda Cross, mas com apenas 70cv.
O que posso dizer é que se deixares a rotação baixar das 1500rpm, o motor faz trepidar o habitáculo e um ruido incomodativo, acima dessa rotação é bastante bom até para mim que estava habituado a um 1.4 turbo a gasolina com 155cv.
Segundo o que li, o motor de 90cv tem um lag mais pronunciado que o de 70cv, talvez seja por isso que falas das 1900rpm.
É motor para um pequeno familiar, não para um pequeno desportivo.
Fica bem.
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Pois na realidade com 1248 é mais um 1.2 e até há pouco tempo era o diesel mais pequeno do mundo!
Mas resolveram chamar-lhe 1.3... Ultimamente vi a Skoda a anunciar algo semelhante, não sei se bate este.
Esse lag penso que é muito bem compensado com o turbo neste de 90cv.
O comportamento do motor é exactamente esse, mas só noto a frio e não o chego a sentir no habitáculo apenas noto um ralenti ruidoso.
E problemas que tenha tido?
Abraço! :t_up:
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Vai com 3600km.
:D
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Ainda é um menino...
A revisão do panda também é aos 30000Km?
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No Cross pelo menos é de 20000km em 20000km, com o oleo a ser mudado com intervalos de 30000km.
Os outros devem ser iguais.
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Sim! Mas no meu Punto faço tudo aos 30.000.
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Tiffosi e quantos Km fazes por ano?
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eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!
aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!
mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!
as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!
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eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!
aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!
mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!
as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!
De que correias estas a falar??
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eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!
aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!
mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!
as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!
Também já ouvi que na Opel, a gestão electrónica tem grandes falhas, que na Fiat não ocorrem e que inclusivamente na venda do motor à Opel a Fiat recomendou que fosse sempre o que os italianos usam, Magnetti-Marelli ou Bosch, senão me engano. A Opel decidiu instalar uma outra e parece que realmente deu mau resultado.
No 1.3 acho que é realmente corrente.
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correia da distribuição!
o tensor da Opel é chinês e com os arranques e mudanças, reduções, etc, vai para a sucata e leva a cabeça embora
outro defeito é aquecer aos 80.000...
Puf....queima tudo!
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Agora uma dúvida, alguém me sabe dizer se a parte de baixo da zona do motor leva alguma protecção ou tampa de plástico daquelas que costumam aparafusar ao para-choques? :help:
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nesse carro não sei especificamente, mas em principio não levará!
No Panda 4 x 4 leva, mas é derivado a ser um TT
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Boas.
O Panda 4x4 (pelo menos o Cross), leva umas lâminas metálicas a proteger o motor (são estas lâminas a parte mais baixa do carro 16,5cm de altura minima).
Tirando essas lâminas, consegue-se ver o solo.
No caso do Bravo, não se consegue ver o solo, tem uma protecção a toda a largura do motor.
Acho que o Panda 4x2 não deve trazer nada e o Linea talvez também não.
Nada como espreitar pelo motor e ver se se vê o solo. :)
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A minha Strada também tem uma protecção metálica do cárter!
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Correia deve ser da bomba de água e alternador, de resto é corrente :t_up:
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Tiffosi e quantos Km fazes por ano?
Não sei! Anda todos os dias, só fazendo as contas.
Depois da garantia a revisão dos 20.000 é supérflua (não afirmo), pode ser feita aos 30.000.
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No Cross pelo menos é de 20000km em 20000km, com o oleo a ser mudado com intervalos de 30000km.
Eu não fazia isso diga o fabricante o que disser, carro meu nunca mudaria o óleo aos 30000Km.
Nem com óleos milagrosos de "longa duração".
Passados 15000Km já está o filtro de óleo a precisar de ser mudado, com 30000Km aposto que a pressão do óleo no motor já é muito mais baixa do que o normal, estás a assassinar o motor.
Há coisas que simplesmente não me "entram" na cabeça.
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a mim tambem me custa ver o motor andar 30000 com o mesmo oleo. acho que nunca vou deixar isso acontecer por mais que eles garantam que eh o suficiente...
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Isso é tudo marketing, não vão na conversa...
Muita gente compra o carro que tiver as revisões mais espaçadas, e as marcas fazem o que o público quer.
O ignorante compra o carrinho novo que tiver revisões por exemplo a cada 50,000Km (!), incluindo mudança de óleo.
O outro carro da outra marca é pior, tem mais "manutenção", tem reviões a cada 20,000Km.
Santa ignorância...
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Noutros tempos quando mudava o óleo aos 7.500 km diziam que era maluco devia mudar ao 5.000 km, depois os automóveis evoluíram, mudava aos 10.000 km diziam para mudar ao 7.500 km porque andava a estragar o automóvel, mudava aos 15.000 km e diziam que devia mudar ao 10.000 km, agora mudo ao 30.000 km dizem que devia de mudar ao 20.000 km, resumindo história repetisse só mudam os automóveis. :t_up:
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Há tempos encontrei um post num forum brasileiro.
Um tipo que sempre utilizou Mobil 1 e mudava o óleo a cada 7,500Km.
Dizem que a gasolina no Brasil é muito má e as mudanças de óleo têm que ser menos espaçadas.
A gasolina contamina e degrada o óleo.
Pois tratava-se de uma Marea 2.0 5 cilindros a gasolina e já ia com 480,000Km, nunca abriu o motor.
:fiat:
PS: não tenho dúvidas que os óleos hoje são muito melhores que há 15 ou 20 anos atrás, mas 10,000Km para um semi-sintético ou 15,000Km para um sintético parece-me razoável.
O filtro de óleo também não faz muito mais.
Óleos "long life", além de muito mais caros, é asneira.
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Não tiro a razão, mas não sei se é assim tão linear :t_up:
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um motor que só ande em cidade é muitisimo mais violentado do que aquele que ande em AE.
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um motor que só ande em cidade é muitisimo mais violentado do que aquele que ande em AE.
Sim, é verdade.
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Na minha opinião só justifica encurtar os intervalos de revisão pelo tipo de utilização dada ao veículo.
Muito tempo parado
Condução demasiado agressiva
Condução em montanha com muitas solicitações de caixa ou alta altitude
Engarrafamentos
Estradas com muito pó
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Não estava a falar em "revisões", estava apenas a falar de mudança de óleo.
Isso podes fazer em qualquer estação de serviço.
Por exemplo, intervalada com a revisão na marca.
Condução em cidade é o pior para o óleo.
Estradas poeirentas é apenas uma questão de mudar o filtro de ar mais cedo. De novo, não é preciso uma "revisão".
Quem não faça muitos Kms com o carro deve mudar o óleo uma vez por ano.
Já agora, ninguém me vai convencer que o Selenia 20K faz 20,000Km.
A Fiat diz isso no manual da Marea.
E distribuição aos 120,000Km. Claro que quanto a isto, emendaram para 60,000Km pois só deu barraca.
Já agora...
Já reparaste que mudas o óleo, e do bom, com filtro com menos dinheiro do que um depósito de gasolina?
Não tens que ir à marca.
Poupar nas mudanças de óleo é a pior coisa que se pode fazer, mas a malta está-se cagando, compram-se os carros novos e vendem-se antes da primeira inspecção (4 anos).
Não é para durar muito, o próximo que ficar com ele que se aguente e passados 10 anos já foi para abate.
Os carros hoje em dia são descartáveis e as marcas também querem é vender carros novos, não lhes interessa que durem uma vida.
Não consigo pensar assim, não é isso que sinto com qualquer carro que tenho mas é o que se passa na generalidade.
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Quando faço a revisão mudo o óleo e vice-versa :t_up:
No meu só o óleo e filtro ficam mais caros que um depósito de gasóleo
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Na Marea paguei ~60€ por BP Visco 5000 10W40, com filtro de óleo e filtro de ar.
Para encher o depósito de gasolina são 80€.
Dass!
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Opiniões à parte sobre mudas de óleo, pago +/- isso pelo óleo e pelo filtro (miolo), mão-de-obra não pago, pagas mais para encher o depósito da Marea porque deve ser maior em relação ao Punto e o gasóleo é menos caro. :)
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mudança de oleo com filtro por norma são 40€ e ja da 10€ de lucro com 10w40, o filtro de ar costuma custar 10€
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Só vendo nos recibos, o SELÈNIA WR e o filtro de origem salvo erro custa mais. Já sei, evitam de dizer, são manias
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sim com material de origem fica um pouco mais caro, mas ca fora conseguem-se comprar oleos de qualidade a preços atractivos, o filtro de ar é identico, a unica coisa que importa é o filtro de oleo, mas a diferença são 3/4€
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Sendo o motor o mesmo, os filtros são iguais ao do Punto, ou há ali alguma diferença?
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Não sei mas deve ser igual, no Punto troca-se o miolo do filtro a parte de fora e reaproveitada
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É aquela câmpanula preta na parte da frente do motor à frente, certo?
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sim com material de origem fica um pouco mais caro, mas ca fora conseguem-se comprar oleos de qualidade a preços atractivos, o filtro de ar é identico, a unica coisa que importa é o filtro de oleo, mas a diferença são 3/4€
Já fiz muitas mudanças de óleo em carros meus, mas actualmente não tenho condições para isso.
Não tenho garagem, o carro dorme na rua.
O preço que eu disse foi numa estação de serviço.
Trabalho feito na hora, à minha frente, demorou uns 15 minutos no máximo.
Paga e anda.
Eu a comprar o material e a fazer, ficava por metade do preço, eu sei disso.
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É aquela câmpanula preta na parte da frente do motor à frente, certo?
Sim deve ser no meu salvo erro é cinzento.
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Sim deve ser no meu salvo erro é cinzento.
No linea é preta e virada para cima. Torna o acesso bom, mas não estou habituado a ver o filtro de òleo assim!
Mas isso é problema meu, por só conhecer motores Renault e porque o motor definitivamente convence-me... :uikabom:
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Também não estava habituado :)
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Estive a ver os os valores.
Quatro litros de óleo 69.20€ e o filtro 12.76€
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O Selenia é um bom oleo, excede normalmente as normas minimas que os fabricantes de motores exigem, mas também custa dinheiro, também tenho ideia que é mais para os 70Euros os 4litros do que para os 50Euros, no entanto se for doutra marca, vai haver variações de preço.
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A Fiat ou seja a IMV e os seus concessionários onde está incluído o patrocinador do Pedro Matias, estão a efectuar uma campanha interessante tendo em conta que é material de origem, até 31 de Agosto 2010.
SERVIÇO PIT STOP
Pit Stop 69,9€ c/IVA É a forma mais rápida e económica de ter o seu Fiat de volta à estrada e em grande forma.
Inclui:
Mudança de Óleo.
Substituição Filtro de Óleo.
Verificação Pressão Pneus, Luzes e Escovas Limpa-Vidros.
Verificação e Reposição:
Líquido Limpa-Vidros
Líquido Bateria
http://www.fiatmediapt.com/pdf/RedeOficialECONOMY2010.pdf (http://www.fiatmediapt.com/pdf/RedeOficialECONOMY2010.pdf)
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1 - km´s do motor = 93000
2 - consumos e tipo de circuito habitual = cidade 4,9l/100
3 - ano de matrícula/aquisição = 2009/2012
4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito) = +/-
5 - pontos positivos no modelo/motor = económico
6 - pontos negativos = lento
7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido = bolachas amortecedores. árvore de Cams.
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1.3mjet? reprograma que deixa de ser lento, ficas com um carro "novo"