Notizie > Notizie Estere

Direcção-Geral de Viação

<< < (3/4) > >>

Tiffosi:
Erros na DGV atribuem multas a condutores inocentes

Erros no sistema informático estão a provocar o caos...

Um relatório interno da Direcção-Geral de Viação detectou em 2003 deficiências no sistema informático que gere as contra-ordenações (SIGA) e verificou que infracções rodoviárias apareciam no registo de condutores inocentes. Num relatório preliminar da DGV, citado esta segunda-feira pelo jornal Público, a entidade assume que "foram detectadas situações em que determinados infractores, sancionados com infracções leves, têm associadas infracções graves pertencentes a outros condutores".

Segundo a avaliação daquele relatório, os erros ocorrem quando se dá uma alteração, voluntária ou não, dos nomes e números de Bilhete de Identidade e da carta de condução. "Esta alteração pode impedir a correcta associação entre infractor/infracção" e associar um "infractor a vários cadastros", refere o relatório.

Além disso, há muitos casos em que estes autos se perdem no sistema, "o que constitui uma grave irregularidade". O ministro da Administração Interna, António Costa, ordenou na sexta-feira a abertura de um inquérito à DGV por alegadas anomalias no sistema de multas e nos acessos aos registos dos condutores.

Fonte do Ministério afirmou entretanto que a abertura do inquérito é justificada por, alegadamente, existirem "situações anómalas" relacionadas com o SIGA e com a forma como se desenvolvem os acessos e são processados os dados no registo individual dos condutores. Os dois técnicos da DGV, que assinam o relatório preliminar daquela entidade, afirmam que "esta alteração obsta à correcta apreciação da verdadeira situação jurídica do infractor, como primário ou reincidente, e, por outro lado, não permite de terminar com certeza e rigor qual ou quais as infracções cometidas por aquele cidadão, inviabilizando a correcta identificação dos autos associados àquele documento de identificação".

De acordo com o Público, o relatório, de Março de 2003, foi enviado ao director-geral de Viação de então, António Nunes, hoje presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, e esteve em segredo de justiça até final de 2005. No documento admite-se que era "muito frequente que um mesmo infractor possuísse vários RIC (Registo Individual de Condutores) - o cadastro das contra-ordenações graves e muito graves dos automobilistas".

"Os técnicos - escreve o Público -, duvidam da fiabilidade deste sistema", apesar das explicações dadas pela administração da Edinfor SA, a quem cabe a sua criação e gestão, e que alegava tratar-se de uma solução experimental, embora funcionasse desde 1995. Contactada pelo Público, a empresa rejeitou responsabilidades e apenas disse que "a introdução dos dados no sistema fornecido à DGV, bem como o controlo e o acesso aos mesmos, assim como a definição dos utilizadores e o acesso destes à informação, não é da responsabilidade da Edinfor nem faz parte das suas competências".

No relatório, os técnicos referem que não são conhecidas quaisquer tentativas da DGV para solucionar as falhas do sistema. O anterior director-geral de Viação, António Nunes, afirmou ao jornal que estas situações tiveram a devida atenção da sua direcção, como prova o relatório feito pela DGV, e que foi dado conhecimento de todos os problemas à tutela e às entidades judiciais.

Ministério da Administração Interna
ordena abertura de inquérito

Entretanto, o ministro da Administração Interna já ordenou a abertura de um inquérito à Direcção-Geral de Viação, em face das alegadas anomalias no sistema de multas e nos acessos aos registos dos condutores. Fonte do Ministério já explicou ao Lusomotores que a abertura de um inquérito por parte da Inspecção-geral da Administração Interna [IGAI] é justificada por alegadamente existirem "situações anómalas" relacionadas com "a gestão do SIGA - sistema integrado de gestão de autuações e com a forma como se desenvolvem os acessos e são processados os dados no registo individual dos condutores (RIC)".

No passado dia 7 de Outubro, os jornais Sol e JN noticiaram que a Polícia Judiciária estava a investigar alterações detectadas em dados inseridos no registo individual de condutores. De acordo com a edição do Sol, "um milhão de dados do RIC, de um total de nove milhões, foi falsificado e alterado entre 1994 e 2004, com o objectivo de limpar cadastros e eliminar infracções que neles constavam".

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna, a abertura do inquérito surge na sequência destas notícias e de "outras informações" que chegaram à tutela. Com esta investigação, segundo a fonte, o Ministério pretende também apurar "se as recomendações feitas pelo IGAI à DVG foram acatadas, na sequência de uma inspecção feita em 2003 ao sistema de contra-ord enações".

Ao que tudo indica, esta acção de inspecção já estava planeada, mas a transferência de parte de serviços da DGV para o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações fez com que a mesma fosse adiada.

Fonte: Lusomotores

spayz:
que dizer ta um gajo em casa com o carro na garagem e ta sujeito a levar com uma multa de outro gajo :smash:  :smash:  

Leao:
Com certas "autoridades" portuguesas nunca se sabe.....

Agora esta de "deficiências no sistema informático" (lol)  (lol)  já ouviu chamarem muitas coisas a isto (lol)  (lol)  (lol)  (lol)

Minhas senhora e meus senhores, nunca generalizando, e desculpem o meu desabafo, mas com todo o respeito é uma cambada de :ph34r: (gatunos para quem não pecebeu) e era só  á  :boxe:  que se resolvia isto

Isto é muito :ph34r: junto, como querem que este país ande para frente.  :red:  

Fiat 600 71:

--- Citar ---Com certas "autoridades" portuguesas nunca se sabe.....

Agora esta de "deficiências no sistema de informáticos" (lol)  (lol)  já ouviu chamarem muitas coisas a isto (lol)  (lol)  (lol)  (lol)

--- Fim de Citação ---


Permite-me estas pequenas correcções :d_finger:
 (lol)  (lol)  (lol)  

RMace:

--- Citar ---que dizer ta um gajo em casa com o carro na garagem e ta sujeito a levar com uma multa de outro gajo :smash:  :smash:
--- Fim de Citação ---
Em portugal é assim :d_finger:
Não sei qual é a vosso espanto :d_smoke:
Limpa-se o cadastro de uns e outros entalam-se <_<
E temos ke pagar :d_umpf:
Lá está a reaposta para alguns casos ke deu na TV.
Fui multado no algarve este fim de semana ke passou e não saí de casa :point:  

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa