Autor Tópico: Fiat ameaça sair de Itália  (Lida 2414 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Fiat ameaça sair de Itália
« em: 03 de Outubro, 2012, 15:25:38 »
Fiat ameaça sair de Itália



A Fiat procura apoio público para fazer face à quebra da actividade no sector e pensa mudar-se para a Sérvia ou o Brasil.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, disse hoje que não foram pedidas concessões financeiras por parte da Fiat e que, se fossem, as mesmas não seriam atendidas. E isto depois de o grupo automóvel ter ameaçado abandonar Itália se não obtiver ajudas públicas.

No fim-de-semana, vários responsáveis da Fiat, entre eles o conselheiro delegado, Sérgio Marchione, e o presidente, John Elkann, encontraram-se com vários ministros do Governo, liderado por Mario Monti.

No final, o documento que saiu desse encontro deixava dúvidas sobre o futuro da histórica marca italiana, que explicou ao Governo as suas previsões sobre a evolução do sector, sublinhando "ter investido 5.000 millhões de euros nas suas cinco fábricas italianas nos últimos três anos". E "salvaguardou a presença industrial do grupo graças à segurança financeira que advém das suas actividades financeiras extra-comunitárias".

Na resposta, Monti prometeu esforços para encontrar uma solução que reforce a competitividade da empresa, nomeadamente através do incentivo às exportações.

Recentemente, a Fiat indicou que o plano industrial "Fabbrica Itália", iniciado em 2010, se tornou obsoleto face à crise do sector automóvel na Europa, que levou o mercado italiano para níveis dos anos 70.

Além disso, Marchione revelou que as vendas de automóveis caíram na Europa pelo quinto ano seguido, numa altura em que analisa a possibilidade de mudar a empresa para países como a Sérvia ou o Brasil, com o objectivo de reduzir custos e onde poderia obter ajudas públicas.

Fonte: Económico

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat ameaça sair de Itália
« Responder #1 em: 04 de Outubro, 2012, 21:36:37 »
Isso é um bocado braço de Ferro.

Até porque a VW andou a comprar gente na política e nos Sindicatos.

Em breve vamos ver é os Mazda a serem feitos nas fábricas Italianas da FIAT.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat ameaça sair de Itália
« Responder #2 em: 16 de Setembro, 2013, 17:42:56 »
Marchionne “segura” Alfa Romeo e Maserati em Itália



Contrariando as especulações, o patrão de Fiat assegura que ambas as marcas do grupo continuarão a laboral exclusivamente em Itália.

A produção dos Alfa Romeo e da Maserati nunca será transferida de Itália para outro país. Quem o assegura é o responsável máximo do grupo Fiat-Chryler, Sergio Marchionne, em entrevista ao Financial Times. Assim, como justifica Marchionne, o carimbo “made in Italy” não deverá desaparecer dos modelos de ambas as marca: “Não tenho dúvida nenhuma que a origem da produção da Maserati é importante. E o mesmo acontece com a Alfa”, reforçou o italiano, mas ressalvando que “o próximo CEO mude de ideias”.

Recorde-se que a especulação vem sendo alimentada desde que Marchionne, em julho, ameaçou passar a produção dos novos Alfa para fora de Itália, sobretudo devido a divergências com sindicatos, que se têm batido contra práticas laborais mais flexíveis nas fábricas da Fiat em solo transalpino. Sanado esse diferendo, ambas as partes já anunciaram um investimento de cerca de mil milhões de euros para reestruturar a fábrica de Mirafiori para a produção de o SUV da Maserati – o Levante - e outro modelo a definir. A estratégia do grupo Fiat passa precisamente por apostar em mão de obra italiana para a produção
de modelos premium, e acompanhar o investimento noutra unidade fabril perto de Turim para produzir o Maserati Quattroporte e o Ghibli.

Entretanto, Marchionne avança ainda que a Chrysler apresentará esta semana a proposta para dar início a uma OPA (oferta pública de aquisições). Recorde-se que ainda há poucos dias, o “senhor” Fiat-Chrysler afirmara que os italianos estavam longe de assegurar a compra das restantes ações dos norte-americanos – cuja fatia maioritária é detida pela Veba (um consórcio que gere os benefícios médicos do sindicato United Auto Workers). O italiano já gere a Fiat e a Chrysler como uma única empresa, mas a aquisição de toda a participação na Chrysler faria do grupo combinado um concorrente mais forte contra “gigantes” como a General Motors ou a Toyota.

Fonte: Auto Hoje