Autor Tópico: Luzes LED em quadrante Marea  (Lida 2724 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Luzes LED em quadrante Marea
« em: 01 de Novembro, 2014, 03:05:55 »
Boas,
Para primeiro pensamento devem estar a pensar que sena é essa de fazer um diy para trocar as luzes para leds num quadrante...
A sena é que resolvi ser eu a fazer mesmo as luzes de led.

Aqui foi só porque no fim, não gastei €€ nenhuns pq usei coisas que já tinha aqui de outros projetos e sempre pode dar a dica a alguém para fazer...

Primeiramente, o aspeto antes:

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luzes LED em quadrante Marea
« Responder #1 em: 01 de Novembro, 2014, 03:11:21 »
Como tinha aqui um resto de fita de leds aproveitei e desmantelei-a. Neste caso leds 5050 que teem muito brilho (no fundo são 3 leds no mesmo smd.
Como podem ver liguei-os em serie fazendo o cruzamento com pequenos xantes de fio fino.

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luzes LED em quadrante Marea
« Responder #2 em: 01 de Novembro, 2014, 03:18:21 »
Como os leds ficaram em serie, ao fazer o calculo para 3 leds de 3,2v com 20ma de consumo ligados a 14v (margem para não queimaram) tinha que ter uma resistência de 220r.
Aproveitei umas tiras de placa de circuito impresso de pistas corridas e cortei 4 de 6 furos por 2, e solde como mostro nas fotos.

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luzes LED em quadrante Marea
« Responder #3 em: 01 de Novembro, 2014, 03:25:27 »
Depois de 4 feitas, coloquei-as nos casquilhos T5 de origem e fui confirmar o pino positivo no quadrante para cada led, pois com leds as luzes passam a ser polarizadas. No meu caso deste quadrante, as luzes de iluminação geral o pino + é o de baixo, já na luz que ilumina o mostrador, o pino + é o de sima.

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luzes LED em quadrante Marea
« Responder #4 em: 01 de Novembro, 2014, 03:26:28 »
Resultado:

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luzes LED em quadrante Marea
« Responder #5 em: 01 de Novembro, 2014, 03:37:30 »
Nota-se que principalmente as zonas de sima perderam alguma luminosidade mas lembrem-se que estou a usar um único led 5050 por casquilho T5 e este quadrante só tem 4 casquilhos para iluminação...
Talvez agora com mais um tempinho passe para uma versão mais potente com 4 leds mais pequenos...
A ver vamos.


Entretanto para os olhos mais atentos que já devem ter reparado, do desmontar ao montar, fiquei com a luz do airbag acesa... tenho duas fichas que estão no topo do veio do volante que ficam escondidas pela tampa. Uma é os controlos do radio, a outra é do airbag do volante?

É que na mexi em mais nada do que o banco (puxar para trás e para a frente) e o plásticos todos do veio do volante e quadrante.
Já revi as fixas do banco e a luz continua a ficar acesa. Ao fazer o diagnostico quando ligo a carrinha acende e depois apaga e passados uns 3s acende...
 :wacko: