Alfa Romeo Giulia apresenta versões Veloce
A Alfa Romeo prepara mais algumas novidades para apresentar no Salão de Paris, em especial para a gama Giulia, recentemente lançada no mercado nacional. O foco estará, agora, na vertente desportiva desta berlina, recuperando a denominação Veloce para a série de modelos intermédios em termos de potência, isto é, acima da gama de base, mas abaixo do ‘extremista’ Quadrifoglio Verde.
Este Veloce terá por base um novo motor a gasolina de 2.0 litros de cilindrada, capaz de oferecer 280 cv de potência e 400 Nm de binário, sendo também oferecido em versão diesel com base no 2.2 Mjet, este último com uma potência de 210 cv e binário de 470 Nm. Ambos surgem com caixas automáticas de oito velocidades e com sistema Q4 de tração integral.
Mas a gama Giulia terá ainda a participação de versões Super distintas com base nos motores já conhecidos de 2.2 litros e 180 cv (a gasóleo) e de 2.0 litros e 200 cv (a gasolina), acoplados a caixas automáticas de oito velocidades, mas com o destaque a ser colocada na personalização mediante a apresentação dos pacotes Sport Pack, Luxury Pack e Acessórios MOPAR em carbono.
Novidade é também uma versão mais ecológica denominada ‘AE – Advanced Efficiency’, que estará disponível no início de 2017 para os níveis Giulia e Giulia Super, com base no motor 2.2 diesel de 180 cv com caixa automática de oito velocidades. Este modelo apresenta níveis de consumos e de emissões mais reduzidos, de 4,2 l/100 km e de 99 g/km de CO2, respetivamente, graças à implementação de uma nova válvula EGR (recirculação de gases de escape), intercooler com arrefecimento a água e ar e um circuito secundário de arrefecimento do motor, além de escalonamento específico para esta versão e redução da altura ao solo em 5 mm. As jantes específicas permitem-lhe reduzir o arrasto aerodinâmico para apenas 0.23 Cx, não sendo igualmente de descartar os pneus de baixo atrito de 16 polegadas. A marca garante, contudo, elevados níveis de prestações: 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 230 km/h.
Também os modelos MiTo e Giulietta estarão presentes em Paris com os níveis Veloce, o primeiro contando com os préstimos do motor 1.4 MultiAir a gasolina de 170 cv com caixa automática TCT de dupla embraiagem e leque de acessórios da MOPAR, enquanto o segundo revela o mesmo grupo de componentes de personalização da MOPAR, mas também para-choques distintos, jantes de 18” com novo desenho, sistema de travagem da Brembo e interior com elevada presença de couro e Alcantara, numa combinação que é utilizada, por exemplo, nos bancos. O motor do Giulietta Veloce debita 240 cv, voltando a contar com a caixa automática TCT.
Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro