Autor Tópico: Fiat Tipo Berlina  (Lida 24394 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #30 em: 22 de Dezembro, 2015, 19:44:39 »


Novo Fiat Tipo
galardoado com premio Autobest




O novo Fiat Tipo já recebeu um galardão, atribuído pelo pelo júri internacional da Autobest – organização independente nascida em 2001 – garantido o título ‘Autobest 2016’. Os jurados reconheceram ao novo Tipo as suas qualidades de “value for money", elemento-chave na estratégia da família funcional Fiat, ao concentrar-se, através de uma gama simples e de uma oferta comercial transparente, naquilo que o cliente considera mais importante.

O novo Tipo foi eleito por um júri composto por 26 jornalistas especializados, em representação de outros tantos países europeus que, no seu conjunto, correspondem a 91% da população continental, tendo-lhe sido atribuídos 1492 pontos com base em 13 parâmetros, como design, conforto, economia de exercício, facilidade de condução, preço, rede assistencial, distribuição de peças, versatilidade e relação conteúdos/preço. Em suma, para vencer, um automóvel deve constituir a melhor oferta para a maior parte dos clientes europeus.

Este ano triunfou o novo Fiat Tipo ao classificar-se no primeiro lugar, à frente dos outros quatro finalistas: o novo Opel Astra, o novo Hyundai Tucson, o Honda CRV e o Mazda CX-3. Segundo o júri, o Fiat Tipo contém todos os ingredientes necessários para satisfazer o cliente médio europeu: design, motorizações, qualidade percebida, conforto, versatilidade e excelente relação qualidade/preço.

Com a vitória do novo Tipo, sobem a três os modelos Fiat a conquistarem o ambicionado título, um recorde entre as marcas participantes no Autobest: primeiro o Panda (2003) e depois o Linea (2008).

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á no próximo mês de Fevereiro, em Milão, e será a primeira depois da ampliação do júri com 11 novos membros, em representação da Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro






Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Tipo
« Responder #31 em: 23 de Dezembro, 2015, 18:20:20 »


Fiat Tipo já disponível a partir dos 19.300 euros




O novo Fiat Tipo encontra-se já em Portugal, havendo à disposição duas motorizações turbodiesel Multijet II, assentes nos blocos 1.3 de 95 cv e  1.6 de 120 cv. Ambas estão acopladas a tração dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades.

A gama de preços é simplificada, no sentido em que um motor corresponde a um preço. O 1.3 MJET 95cv é proposto por 19.300€ e o 1.6 MJET 120cv por 21.300€. Ambos os preços são 'chave na mão'.

Pensado para ser uma berlina funcional e adequada às necessidades dos condutores, o novo Tipo apresenta como grandes credenciais a habitabilidade e a versatilidade, propondo 520 litros de bagageira apesar de dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,49 metros de altura e 2,64 metros de distância entre eixos).


Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência às 3750 rpm e 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva demora 11,7 segundos. A média combinada é de 3,7 l/100km para emissões de CO2 de 98 g/km.

Já o 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, dispõe de 120 cv às 3750 rpm, para aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos. Sobrealimentado com turbocompressor de geometria variável, debita 320 Nm de binário às 1750 rpm, apresentando média combinada de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.

O novo Tipo conta, ainda, com diversas tecnologias que visam melhorar a vida a bordo, como o sistema Uconnect com ecrã tátil de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

A gama de cores do Fiat Tipo na altura do lançamento é constituída por: Branco Gelato (pastel), Cinzento Colosseo, Vermelho Amore, Preto Cinema, Cinzento Maestro, Bronze Magnetico e Azul Canal Grande (metalizadas).

O nome do modelo – Tipo – é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de "Car of the Year 1989", nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas.

Projectado para enfrentar também desafios futuros, o novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa, na Turquia.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro






RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #32 em: 28 de Dezembro, 2015, 00:50:56 »
Parece que aguenta pancada!




maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Fiat Tipo
« Responder #33 em: 29 de Dezembro, 2015, 14:10:07 »
Aquelas jantes "Norauto" é que ficam ali mal  :smash:


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Tipo
« Responder #34 em: 05 de Fevereiro, 2016, 17:37:41 »


Fiat Tipo
inicia comercialização em Portugal




O Fiat Tipo começa agora a sua comercialização em Portugal. Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Ambos são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, proporcionando uma condução económica e confortável seja qual for a situação. A gama de preços é simplificada, no sentido em que um motor corresponde a um preço. O 1.3 MJET 95cv é proposto por 19.300€ e o 1.6 MJET 120cv por 21.300€. Ambos os preços são Chave na Mão.


Depois da antestreia no Salão do Automóvel de Istambul no passado mês de Maio, o Fiat Tipo inicia agora a sua comercialização em Portugal. A nova Berlina Compacta será comercializada em mais de quarenta países da região EMEA. Este novo modelo de quatro portas, criado desde o início do projecto como um "três volumes", representa o conceito "Nascido para ser Berlina" reforçado pelo equilíbrio do design genuinamente italiano, garantindo personalidade e estilo sem negligenciar a funcionalidade.

O resultado é uma viatura funcional que maximiza a relação conteúdos/preço - conceito crucial na família funcional Fiat -, oferecendo o equipamento que os clientes verdadeiramente apreciam, com uma gama simples e uma proposta comercial transparente. Claramente, a FCA atribui um papel fundamental ao modelo, caracterizado por excelente habitabilidade e capacidade da bagageira, gama abrangente e estilo inconfundível, para consolidar a sua presença na região EMEA.

Elegante e funcional, o Fiat Tipo combina excelente capacidade da bagageira (520 litros) com dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,49 de altura). A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excepcional conforto a bordo. Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior, que faz do modelo um caso único no seu segmento.

A suspensão do novo modelo, segura e estável, proporciona uma condução precisa, comportamento em estrada brilhante e excepcional conforto: de rodas independentes de tipo McPherson no eixo dianteiro e de rodas interligadas atrás. Os dois esquemas foram optimizados de modo a reduzir o peso, contribuindo, assim, para a economia de combustível.

No mais puro estilo Fiat, o novo Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como sistema UconnectTM com ecrã táctil a cores de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

O nome do modelo - Tipo - é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de "Car of the Year 1989", nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas. Estas características vencedoras estão também no novo Tipo, uma viatura prática e funcional que, na mais perfeita tradição Fiat, oferece a melhor relação conteúdos/preço, sendo este o real valor de qualquer produto industrial.

Projectado para enfrentar também desafios futuros, o novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa - uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro do programa World Class Manufacturing.


Estilo italiano

Desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat e desenvolvido em colaboração com a Tofaş R&D, o Fiat Tipo ocupou uma equipa de mais de 2000 pessoas durante quase três anos. O resultado é uma viatura elegante e funcional que combina excelente capacidade da bagageira e dimensões compactas numa berlina com 4,54 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,49 de altura. A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excepcional conforto a bordo. Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior, que faz do modelo um caso único no seu segmento.
 

Exterior de estilo arrojado

Muito frequentemente, as berlinas são uma sequela dos correspondentes modelos de dois volumes, resultando do acrescento de um terceiro volume, o que causa um desequilíbrio no aspecto geral. O novo Fiat, porém, é "Nascido para ser Berlina", caracterizando-se por um design em que as várias secções são integradas de uma forma natural e fluida, criando um automóvel compacto perfeito.

O Fiat Tipo interpreta de forma elegante o estilo três volumes, com elementos como o capô esculpido e envolvente com uma saliência central que se prolonga em direcção ao tecto, criando uma linha contínua. Do mesmo modo, a grelha apresenta um elemento único com os grupos ópticos. Segmentos cromados desenham um original padrão gráfico onde sobressai o emblema Fiat. Por fim, os faróis são integrados na grelha, realçando a forte personalidade da frente.

A lateral é marcada por uma linha que une os faróis dianteiros aos grupos ópticos traseiros, enquanto a superfície envidraçada cria um efeito de dinamismo que amplia a sensação de espaço e dá lugar a portas amplas que facilitam o acesso ao interior de condutor e passageiros. Um arco dinâmico, que proporciona um toque desportivo, liga os montantes ao tecto, enquanto as musculadas cavas das rodas oferecem uma sensação de força e solidez.

O estilo italiano é claramente visível na traseira, com o harmonioso terceiro volume a alojar a moldura dos grupos ópticos que, de noite, quando iluminados, traçam uma assinatura inconfundível. A traseira é complementada com um spoiler integrado, que assegura boa aerodinâmica, e com um envolvente pára-choques com finos e elegantes reflectores integrados.

Um elemento que merece menção especial é o excelente coeficiente aerodinâmico: 0,29. O Centro de Estilo Fiat serviu-se das melhores práticas de design de todo o Grupo FCA para alcançar este resultado. Em particular, a parte superior da viatura caracteriza-se pela optimização do perfil do tecto, da curvatura do pára-brisas e do formato da carroçaria. Do mesmo modo, a zona inferior do Fiat Tipo foi optimizada nas cavas das rodas e no perfil lateral. Os retrovisores foram desenhados especificamente para proporcionar excelente desempenho em termos de acústica e eficiência aerodinâmica.

Também as luzes contribuem para atingir este objectivo. Por exemplo, para além da forma e da posição do pára-choques e dos guarda-lamas dianteiros, os grupos ópticos traseiros integrados melhoram o desempenho aerodinâmico entre rodas e chassi. Todos estes elementos representam uma vantagem para as performances, a acústica e a economia do novo Fiat Tipo.

A gama de cores do Fiat Tipo na altura do lançamento é constituída por: Branco Gelato (pastel), Cinzento Colosseo, Vermelho Amore, Preto Cinema, Cinzento Maestro, Bronze Magnetico e Azul Canal Grande (metalizadas).


Interior ergonómico, funcional e silencioso

O interior foi desenhado com base nas reais necessidades dos consumidores e em elementos funcionais optimizados com um sofisticado toque de estilo. Exemplo disso é o tabliê em forma de meia-lua, elemento característico do modelo. Engloba a área central e divide o volume do tabliê em duas meias-conchas (uma mais texturizada e táctil, a outra mais funcional e técnica), tornando o conjunto visualmente mais leve e acentuando a amplitude do espaço disponível.

O habitáculo é particularmente silencioso e acolhedor, nomeadamente como resultado do isolamento acústico alcançado através do recurso às mais evoluídas soluções na matéria, como a ampla utilização de material fonoabsorvente, a optimização dos fluxos de ar e o emprego de peças metálicas para aumentar a rigidez nos principais pontos de fixação das partes mecânicas, do chassi, do motor e das suspensões.

Dependendo do nível de equipamento, estão disponíveis vários tipos de ambiente interno com diferentes materiais e cores para satisfazer um amplo leque de exigências. O primeiro e o segundo níveis apresentam tabliê preto combinado com um prático e funcional revestimento, estofos com aplicações de tecido Jacquard no centro e faixas laterais em tecido. São duas as possibilidades de combinação dos bancos com os painéis das portas, ambas de aspecto moderno e acolhedor: cinzento/preto ou bege/preto. O efeito é acentuado pelo acabamento cromado acetinado dos puxadores das portas. Por fim, o nível de equipamento topo de gama oferece o ambiente de uma viatura de segmento superior, com estofos em pele (bege ou cinzenta), volante revestido de pele técnica e painéis das portas a condizer com os bancos.


Habitabilidade e capacidade da bagageira no topo do segmento

Evolução do conceito de berlina em que tudo contribui para conforto de primeira classe sem penalizar a capacidade da bagageira, o Fiat Tipo oferece um habitáculo amplo e extraordinariamente desfrutável e conforto de nível superior em termos de ergonomia e espaço para condutor e passageiros.

Em suma, acolhedor e prático, o Fiat Tipo é o carro perfeito para viagens tranquilas e confortáveis. Para alcançar este objectivo, os designers seguiram os mais modernos critérios no campo da ergonomia para definir os parâmetros que medem a capacidade de um automóvel responder às necessidades de bem-estar e conforto a bordo. O resultado é a excelente ergonomia atingida: habitabilidade, posição de condução, reconfiguração do espaço, acessibilidade e visibilidade.

Concretamente, cinco passageiros adultos podem viajar no Tipo com toda a comodidade (os bancos foram projectados para adultos com altura até 1,88 metros nos bancos da frente e até 1,80 metros no banco de trás). Também o espaço para as pernas é excelente: a distância entre a extremidade dos bancos da frente e os calcanhares dos passageiros é de 1,07 metros e de 934 centímetros no banco de trás (este último valor é típico de viaturas de segmento superior). Não menos importante, o assento do banco do meio tem muito espaço para as pernas, tornando qualquer viagem agradável mesmo para passageiros adultos.

Um dos pontos fortes do Fiat Tipo é a bagageira, ampla e de fácil acesso: das mais espaçosas do segmento (520 litros), pode ser aproveitada ao máximo rebatendo o banco traseiro, fraccionado (60/40), inteira ou parcialmente para transportar objectos particularmente longos.

Os muitos compartimentos e a excelente ergonomia de condução constituem mais um importante contributo para o conforto oferecido pelo Fiat Tipo. A posição de condução, em particular, é um dos pontos que colocam o novo Fiat no topo da sua classe, graças ao perfeito alinhamento vertical entre volante, alavanca da caixa de velocidades e conjunto de pedais, assegurando funcionalidade e facilidade de utilização. Além disso, a inclinação do volante dá ao condutor uma sensação de posição desportiva, tal como a perfeita colocação dos comandos (ar condicionado, rádio e painel de instrumentos), facilmente controlados pelo condutor sem ter de desviar o olhar da estrada. Também os passageiros gozam de um conforto superlativo, como demonstram a forma e a densidade do banco posterior, que acomoda confortavelmente três adultos.

Outro dos pontos fortes do novo Fiat Tipo é a disponibilidade de compartimentos, de vários formatos e capacidades, para arrumação de objectos (num total de nada menos que 12 litros), satisfazendo, assim, todas as necessidades. Ao alcance da mão de condutor e passageiro, são perfeitos para colocar objectos pessoais, consolas de jogos, garrafas, moedas e muito mais. Além disso, o Tipo oferece ainda um centro multimédia em frente da alavanca da caixa de velocidades para ligar dispositivos electrónicos.


Motores fiáveis e económicos

Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Todos os motores são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, excepto o 1.6 E.torQ que utiliza caixa automática de seis velocidades, proporcionando uma condução suave e confortável seja qual for a situação.


1.3 e 1.6 MultiJet II: o melhor dos motores diesel

A gama de motores do novo Fiat Tipo oferece dois turbodiesel - 1,3 e 1,6 litros -, ambos com tecnologia Multijet de segunda geração, o que assegura condução divertida, grande economia de combustível e reduzidos custos de exercício.

Autêntico parâmetro de referência na categoria dos motores diesel de baixa cilindrada, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo utiliza um pequeno e sofisticado turbocompressor de geometria variável que permite ao motor debitar elevado binário a baixos regimes de rotação, beneficiando as prestações e a eficiência energética. Na Europa, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo cumpre a norma Euro 6 e recorre a diversos elementos destinados a reduzir o consumo e as emissões.

Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência a 3750 rpm e atinge 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 11,7 segundos. No ciclo combinado, o novo Tipo 1.3 16v MultiJet II consome somente 3,7 litros/100km o que permite baixar ainda mais as emissões (98 g/km de CO2).

As performances do 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, são ainda mais interessantes. A potência máxima, de 120 cv a 3750 rpm, permite ao Fiat Tipo atingir 199 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Sobrealimentado com turbocompressor de geometria variável, debita elevado binário a baixo regime de rotações (320 Nm a 1750 rpm), beneficiando a elasticidade. Estes resultados notáveis são alcançados respeitando o ambiente - o motor cumpre a norma Euro 6 - e a eficiência em termos de consumo de combustível: no ciclo combinado, o Tipo 1.6 Multijet II 120 cv regista um consumo de 4,2 litros/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.

Comum aos dois motores turbodiesel do Fiat Tipo é o sistema de injecção Common Rail Multijet II, a solução tecnicamente mais evoluída para controlar a pressão de injecção, seja qual for a velocidade do motor e a quantidade de combustível injectada. Na prática, o motor introduz pequenas quantidades de combustível (injecção piloto) para reduzir o ruído e as emissões e, com a injecção principal, gere a quantidade de combustível injectada necessária para fornecer o desempenho exigido pelo condutor, assegurando um funcionamento particularmente suave do motor em todas as situações.

Mais especificamente, os inovadores injectores conseguem gerir até oito injecções por ciclo e definir estratégias avançadas para optimizar a combustão, como a Injection Rate Shaping (IRS), em que as duas injecções principais consecutivas são tão próximas que criam um perfil de débito de combustível contínuo e modulado. Estes métodos melhoram o processo de combustão, beneficiando o silêncio de funcionamento e a baixa produção de emissões de óxido de nitrogénio (NOx). O novo sistema de injecção tornou-se ainda mais simples e fiável graças a uma menos complexa construção dos injectores.

Os motores MultiJet II utilizam ainda diversos elementos destinados a reduzir o consumo de combustível e as emissões, como um alternador inteligente, que modula o débito de energia de acordo com as reais necessidades e o estado de carga da bateria, um circuito de refrigeração optimizado para mais rápido arranque do motor e uma bomba de óleo de capacidade variável, capaz de ajustar o fluxo de óleo e de reduzir a potência absorvida pela própria bomba. 

O sistema de tratamento dos gases de escape utiliza tecnologia DPF de tipo "close-coupled" que realiza uma eficiente integração entre o catalisador oxidante e o filtro de partículas (CCDPF). As reduzidas dimensões do componente reduzem a contrapressão no escape com consequentes benefícios em termos de redução de consumo e emissões de CO2. A proximidade do filtro de partículas da saída do turbocompressor permite ainda temperaturas dos gases à entrada no filtro de partículas em média mais elevadas e, logo, menor quantidade de gasóleo necessária para efectuar a respectiva reciclagem.

O catalisador oxidante está integrado no novo NSC (NOx Storage Catalyst) que, utilizando uma fórmula química específica e sofisticadas estratégias de software de gestão da injecção, consegue reduzir as emissões NOx em 60%, dando um contributo decisivo para respeitar os limites de emissões Euro 6.

A integração dos dois componentes reduz o peso do sistema de escape e melhora a sua eficiência global. O CCDPF está aliado a um evoluído sistema de recirculação dos gases queimados (EGR). O segundo circuito, que complementa o módulo EGR particularmente compacto montado em modelos anteriores, leva os gases de escape produzidos a jusante do DPF e arrefece-o num dispositivo específico. O objectivo é o controlo rigoroso do processo de combustão, beneficiando a redução das emissões NOx e a diminuição do consumo.

                                                                     
Sempre ligado com o UconnectTM 

Concebido para complementar a experiência de condução e perfeitamente integrado no estilo da viatura, o sistema UconnectTM sobressai no centro do tabliê. São três as versões disponíveis, conforme o nível de equipamento e o mercado: Rádio UconnectTM, UconnectTM 5'' e UconnectTM 5'' Nav.

O primeiro nível inclui ecrã LCD, rádio AM/FM e sistema mãos-livres Bluetooth. O segundo nível (UconnectTM 5'') dispõe de ecrã táctil de 5" que permite activar uma grande série de funções sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada: rádio analógico ou digital (DAB) (este nos mercados onde esta tecnologia está disponível) e a possibilidade de ligação aos mais comuns dispositivos multimédia (media player, iPod, iPhone, smartphone) através da porta USB e da entrada Aux-in. Para além disso, a tecnologia Bluetooth pode ser usada com smartphones compatíveis para ouvir música e fazer telefonemas com sistema mãos-livres. Por fim, o UconnectTM5'' dispõe de leitura de SMS recebidas em telemóveis compatíveis utilizando a tecnologia "text to speech". O rádio DAB está disponível como opcional.

A oferta do Fiat Tipo completa-se com o UconnectTM5'' Nav que acrescenta um novo sistema de navegação TomTom 3D com mapas em três dimensões, comandos de voz e TMC (informações de trânsito). A navegação é fácil, mesmo em estradas e cruzamentos complexos, graças a funcionalidades como o avançado indicador de via. Adicionalmente, a função TomTom IQ Routes® é o modo mais simples de calcular o percurso mais rápido com base em velocidades médias reais. Não menos importante, o condutor pode viajar com total segurança, graças às indicações ponto a ponto no painel de instrumentos, enquanto outras funções estão activas no rádio.

Por fim, estão disponíveis dois sistemas de som, em função do dispositivo Uconnect montado no carro. O primeiro, de série com o Rádio UconnectTM, dispõe de sistema de 160 Watts com dois altifalantes de 165 mm full‑range nas portas da frente e dois altifalantes de 130 mm full-range nas portas de trás. O UconnectTM 5'' e o UconnectTM5'' Nav, por sua vez, oferecem um sistema de 220 Watts com dois tweeters de 19 mm no tabliê, dois mid-woofers de 165 mm nas portas da frente e dois full-range de 130 mm nas portas de trás.


Condução segura e dinâmica

Para garantir a segurança dos passageiros, o Fiat Tipo dispõe de carroçaria rígida e leve, construída com amplo recurso a aço de alta resistência e juntas estruturais aliadas a um completo equipamento de segurança. A precisão da direcção, o excelente comportamento em estrada e o elevado conforto são ainda garantidos pelo esquema de suspensões escolhido.


Segurança

O novo Fiat Tipo oferece até seis airbags (frontais, de janela e laterais), ABS com Electronic Brake Distribution (EBD), faróis de nevoeiro com função "cornering" e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que informa o condutor se a pressão dos pneus estiver baixa. Além disso, o novo modelo assegura uma eficaz travagem ao adoptar um sistema que difere conforme a versão do motor: o 1.3 Multijet monta discos autoventilados de 257 mm à frente, enquanto as outras versões utilizam discos de 284 mm. O 1.6 Multijet dispõe de discos traseiros de 251 mm, enquanto as outras versões são equipadas com tambores de 228 mm.

Dependendo do nível de equipamento e do mercado, estão disponíveis outros dipositivos, como sensores de estacionamento, câmara posterior Park Assist System, faróis automáticos e Cruise Control. Em particular, no ecrã do UconnectTM 5.0", a câmara posterior mostra uma ampla área atrás da viatura, permitindo que o condutor efectue a marcha atrás em total segurança.

Por fim, merece especial referência o sofisticado sistema ESC (Electronic Stability Control) do Fiat Tipo, que actua em condições próximas do limite, quando a estabilidade do veículo está em risco, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura. O ESC dispõe de diversas úteis funções, como:


  • ASR (Anti Slip Regulation): o sistema utiliza os travões e o sistema de controlo do motor a qualquer velocidade para optimizar a tracção, permitindo que o Fiat Tipo evolua facilmente em pisos de baixa aderência.
  • Panic Brake Assist (PBA): em caso de travagem de emergência, o sistema aplica a máxima força de travagem para imobilizar a viatura no mais curto espaço possível.
  • Trailer Sway Control (TSC): o sistema reduz a oscilação de um eventual atrelado para melhorar o controlo em condições de reboque difíceis. Monitoriza a direcção do carro em relação à trajectória e aplica pressão alternada nos travões para abrandar e, caso a pressão aumente numa das rodas da frente, para recuperar a estabilidade do atrelado.
  • Hill Start Assist (HSA): o sistema mantém a pressão nos travões durante aproximadamente dois segundos para facilitar o arranque sem ser preciso carregar no pedal ou utilizar o travão de mão.
    MSR (Motor Schleppmoment Regelung): em caso de redução excessivamente abrupta em condições de baixa aderência, a função MSR intervém restabelecendo o binário do motor e evitando que as rodas bloqueiem e deslizem.
  • Electronic Rollover Mitigation (ERM): esta função activa-se quando uma das rodas se eleva da estrada. Em caso de condições dinâmicas extremas, o ERM ajuda a restabelecer a estabilidade e a recuperar o controlo da viatura.
  • Traction Control System (TCS): reduz o risco de patinagem das rodas motrizes em aceleração no arranque ou a baixa velocidade aplicando uma força de travagem às rodas que estão a perder aderência. O sistema pode ser parcialmente desactivado carregando num botão específico.
  • Activação das luzes de stop em caso de travagem: esta função activa as luzes de stop por um ou mais segundos se forem activados os sistemas Hill Start Assist ou ESC.


Carroçaria e suspensão

O Fiat Tipo dispõe de carroçaria leve e rígida, construída com ampla utilização de aço de alta resistência (aproximadamente 80% do total) e juntas estruturais. A característica mais importante da carroçaria é a utilização de aço de alta resistência prensado a quente na zona inferior da viatura. O resultado global é a excelente dinâmica do veículo e a notável resistência em caso de colisão, tendo o peso sido também reduzido.

Um dos objectivos dos projectistas ao desenvolverem o Fiat Tipo era criar suspensões capazes de oferecer performances comparáveis às de viaturas de segmento superior. Por outras palavras, deveriam fornecer soluções mecânicas que garantissem condução suave e precisa, brilhante comportamento em estrada e elevado nível de conforto a bordo. Para alcançar este resultado, foram utilizados dois esquemas já utilizados noutros modelos Fiat, devidamente revistos e actualizados.

No eixo dianteiro, o Fiat Tipo monta um esquema de rodas independentes McPherson, actualizado de modo a tornar-se mais leve e mais eficiente. As propriedades geométricas e elástico-cinemáticas foram optimizadas para reduzir a perda de camber e, logo, aumentar ao máximo a aceleração lateral e melhorar o comportamento em estrada. A barra dianteira antioscilação está ligada à suspensão através de bielas em material compósito que aumentam a filtragem de vibrações e de irregularidades do piso para excepcional nível de conforto.

No eixo traseiro, a nova berlina compacta da Fiat é equipada com eixo de torção de rodas interligadas, igualmente renovado com o objectivo de reduzir o peso através da utilização de materiais de alta resistência. O particular perfil do eixo de torção permite obter rigidez estabilizadora e óptimo comportamento sem necessidade de recorrer a uma barra antioscilação.


Acessórios e serviços exclusivos Mopar

Maximizar a funcionalidade para aumentar ainda mais o valor oferecido aos clientes e tornar o modelo único: é este o objectivo da gama de acessórios e serviços dedicada ao Fiat Tipo pela Mopar, a marca de referência para serviços, customer care, peças originais e acessórios para as marcas da FCA.

Os acessórios em breve disponíveis para a nova berlina compacta da Fiat são de alta qualidade e integram-se perfeitamente com as características técnicas e estilísticas do novo modelo para uma total e completa personalização. Por exemplo, o organizador de bagageira e o kit de fixação de bagagem protegem e permitem desfrutar ao máximo a ampla bagageira e efectuar um transporte seguro e ordenado. Para os tempos de lazer de toda a família, o catálogo do Fiat Tipo inclui barras para o tecto para instalar sistemas de transporte de equipamento desportivo (como bicicletas, pranchas de surf, esquis, pranchas de snowboard, etc.). Está também disponível um gancho de reboque para atrelados e caravanas que, aliado à cablagem montada no gancho, com conector de 13 pinos, permite fornecer energia aos dispositivos eléctricos (luzes traseiras, luzes de stop e indicadores de direcção) do atrelado. Por fim, a gama de acessórios Mopar inclui capa para a viatura e tapetes, todos desenhados especificamente para o modelo.

Os clientes do Fiat Tipo podem ainda usufruir dos contratos de manutenção "Mopar Vehicle Protection", os únicos garantidos pela FCA, que incluem uma completa gama de opções em termos de duração e quilometragem e que foram criados para ajudar os clientes a cuidar o melhor possível da respectiva viatura. Lançada em 2013 na região EMEA e actualmente presente em mais de 36 países com mais de 50 produtos, a "Mopar Vehicle Protection" desenvolveu uma série de contratos de manutenção a preços competitivos, que asseguram máxima tranquilidade de espírito com ampla cobertura de peças mecânicas e planos especiais de manutenção. Todas as operações são efectuadas por técnicos altamente especializados e utilizando exclusivamente peças originais.

A extensão de garantia e os planos de manutenção especiais disponíveis nos diversos países onde o Fiat Tipo será comercializado adaptam-se perfeitamente às necessidades de cada país. Por exemplo, os clientes podem escolher entre os planos "Maximum Care" (cobertura de componentes eléctricos e mecânicos até cinco anos), "Powertrain Care" para problemas mecânicos no motor, caixa de velocidades e centralina electrónica (disponível em várias opções em termos de duração e quilometragem) e "Easy Care" para aquisição antecipada de serviços de manutenção programada a preços competitivos.

Fonte: FCA Press Portugal






GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo
« Responder #35 em: 06 de Fevereiro, 2016, 02:38:58 »
Não percebo a declaração da FIAT para 199 km/h de velocidade máxima.
Deve ser inédito!
Porque não declaram 200, como milhares de veículos ao longo da história?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #36 em: 08 de Fevereiro, 2016, 17:10:52 »
Para distinguir dos outros  :D





TugasMadrid

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 360
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #37 em: 09 de Fevereiro, 2016, 08:48:03 »
Será possível o mesmo carro custar em Espanha... 11.000 Euros?  :OMG:

Quanto ao novo 'linea' está muito interessante, Quinta fui convidado para ir experimentar.
TugasMadrid

Fiat Linea 1.3 Mjet - Grande companheiro e o meu primeiro Fiat, trocado a custo...
Fiat 500X 1.6 Mjet - O carro da familia
Alfa Romeo GT 1.9 JTD - O primeiro dos 4 de sonho!

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #38 em: 09 de Fevereiro, 2016, 19:30:47 »
Parece ser um carro interessante, mas não compreendo o porquê da nomenclatura "Tipo".

Deveria ser sim Linea ou então Marea... :ninja:

l.parreira

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 66
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Tipo
« Responder #39 em: 11 de Fevereiro, 2016, 11:11:38 »
Espero que façam carrinha... Não sei porque é que pararam no Croma com esse estilo e nunca mais houve alternativa. Nunca houve concorrência por parte deles às carrinhas Mégane e Astra...

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Fiat Tipo
« Responder #40 em: 13 de Fevereiro, 2016, 15:50:56 »
Parece ser um carro interessante, mas não compreendo o porquê da nomenclatura "Tipo".

Deveria ser sim Linea ou então Marea... :ninja:

Tempra..?


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Unik

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 384
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Tipo
« Responder #41 em: 14 de Fevereiro, 2016, 11:32:44 »
Ainda ontem a caminho de Lisboa vi um Fiat Tipo :)
Visto de trás até parece estar bastante jeitoso.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo
« Responder #42 em: 02 de Março, 2016, 03:08:49 »
Fui ver hoje o carro, por uma questão de curiosidade.

Sobre o espaço fui confirmar o que se dizia. Não adiantam grandes considerações, pois existe um vídeo de um Espanhol que explica muito bem o espaço do carro, que é muito bom.
Posso dizer que mesmo na traseira, a coisa foi pensada para uma pessoa de 2 metros se poder sentar direita, ficando a cabeça a tocar no tejadilho.
O que é muito raro, normalmente começa a acontecer a pessoas de 1,80 m na maior parte dos carros.
O Espaço dianteiro é maior claro e mesmo para condução então deve permitir pessoas bem maiores do que 2 metros. Na cabeça sobram uns dedos e nas pernas podem ver que também:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo
« Responder #43 em: 02 de Março, 2016, 03:44:16 »
Este é mais um caso de um carro que só estando com ele ao vivo começam a fazer sentido certas coisas.
Não chegam fotos e vídeos.

A primeira coisa a dizer é que apesar de ser um carro grande, de 4,50 metros, não é nada banheira nem é nada desproporcionado.
Está muito compacto e bem proporcionado.
É muito volumoso mas não parece balofo.
As motorizações e soluções técnicas podem fazer alguns considerarem um segmento B, mas o carro é claramente um segmento C morfologicamente.
Mas isto vale o que vale, pois nos seus grandes mercados é a berlina média familiar, e não há os tradicionais segmentos como cá assim divididos.

É importante dizer que esta berlina é mesmo muito racional.
Será difícil de encontrar um dia ali algo de desportividade ou de muito arrojado.
Não será um carro de colecção.
No entanto o conjunto resulta bastante agradável.
Pode-se dizer até que é um carro bonito.
A parte traseira e aquele rasgo a meio, que inclui farolins rasgados também, fica-lhe muito bem.

Uma questão que poderá ser debatida é porque razão é 4 portas e não 5 portas.
Podia perfeitamente ser 5 portas, como o Croma e o SAAB 9000 eram e dispensar assim o Hatchback?
Visto de lado percebemos que era quase a mesma coisa ser 5 portas (como o Brava foi por exemplo).

O aspecto interior está muito agradável, para a gama de mercado.
A parte de cima do tablier é num material muito agradável, uma espuma macia, com toque de borracha / pele.
Gostei.
Assim como os pilares A têm umas coberturas / forros em plástico liso e claro (lavável) que me parecem bem mais práticas do que por exemplo as que o Stilo já trazia e que são revestidas a tecido claro, muito complicadas de ficarem limpas.
As bolsa das quartelas trazem espaços próprios para copos e garrafas.

Das jantes não gostei especialmente, apesar de não serem pirosas, não têm grande beleza.
Acho que este carro podia vir com jantes de Ferro pretas e ser mais barato. Sendo as Jantes de Liga Leve opcional a pagar.
Também não concordo vir um 225/45-17 mesmo num 1.3 95cv.
Eu acho que este carro ganhava com a utilização do corrente e muito mais barato 205/55-16, o mais comum e que tantos carros usam.
Mas é a mania das jantes grandes.

A parte dinâmica ainda não vi, mas relembro que o anterior Tipo e os sucessores Bravo, Brava e Marea apresentaram na sua época de lançamento aptidões comportamentais de topo no segmento, ao nível no Xsara e 306 por exemplo.
Neste novo Tipo não deve ocorrer o mesmo.
« Última modificação: 03 de Março, 2016, 03:53:12 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #44 em: 02 de Março, 2016, 18:25:03 »
 :aviso: Novo motor: 1.4 Turbo 120cv Gasolina ou Bifuel (Gasolina + GPL)