Autor Tópico: Ajuda com compra de componentes da suspensão Fiat Punto MK2  (Lida 1213 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rishiart

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Boas a todos  :t_up:

Pretendo mudar vários componentes da suspensão do Punto mk2 mas estou a ter algumas dificuldades para me decidir quais os componentes a comprar, digo isto porque em principio irei comprar todo o material numa destas duas lojas, "Autopecasonline24.pt" ou na "Auto-Doc" mas ambas as lojas têm á venda carradas de componentes do sistema de amortecimento (suspensão) e eu não tenho bem a certeza quais são todos os componentes que terei que comprar para ficar bem servido e resolver-me os seguintes sintomas no Punto:

- Mesmo sem carga, o meu Punto está com a traseira muito rebaixada enquanto a frente está mais levantada.

- O carro está ligeiramente mais descaído do lado do condutor em relação ao lado do passageiro, tanto á frente como atrás.

- Ao virar a direcção sente-se bem um "balançar/adornar" anormal.

- Ao circular, de vez em quando ouve-se um "chiar/ranger" vindo da suspensão traseira.

- Ao circular sente-se o carro a circular como se ele tivesse as rodas semi-quadradas. 

- Ao passar por buracos sente-se e ouve-se a suspensão a bater forte e feio em algo duro.

...através destes sintomas, alguém por favor me consegue ajudar, aconselhando-me o material mais acertado para comprar?


- Os amortecedores vou comprar os Kayaba Excel-G.

- As molas em principio irão ser também da marca Kayaba, modelo K-Flex, serão boas molas ou aconselham outras?

- Vou comprar também um Kit Kayaba de protecção contra o pó para os amortecedores dianteiros.

...estes 3 componentes acima são os únicos que sei que tenho que comprar, mas depois existem os seguintes componentes que não sei se terei que comprar/trocar.

- Batente de encosto da suspensão traseira.

- Suporte de apoio do conjunto mola/amortecedor do eixo dianteiro de ambos os lados com rolamento de rolos.

- Anilha suporte de apoio do conjunto mola/amortecedor eixo traseiro.

- Casquilhos do braço oscilante do eixo dianteiro e do eixo traseiro. (alguém me sabe dizer se estes casquilhos são os chamados "sinoblocos"?)

- Apoios da barra estabilizadora do eixo dianteiro.

- Tirantes da barra estabilizadora.
 
Uma outra duvida que tenho é também esta, nessas duas lojas quando queremos comprar amortecedores e molas aparecem amortecedores e molas para o Punto com climatização e sem climatização, na prática o que significa isso da climatização? ...é ter ar-condicionado ou sofagem? ...é que o meu Punto só tem a chamada "sofagem", sendo assim terei que comprar para Punto com climatização ou sem climatização?

Desculpem o post longo e com tantas dúvidas, mas queria comprar o material certo para não ter chatices depois.

« Última modificação: 25 de Maio, 2019, 22:13:02 por rishiart »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Ajuda com compra de componentes da suspensão Fiat Punto MK2
« Responder #1 em: 28 de Maio, 2019, 08:55:32 »
Ora bem dada a complexidade da questao, vejo duas soluçoes uma que nao cabe na cabeça de ninguem que passa por adquirir todo o sistema de suspensao e rezar pra que fique tudo resolvido tendo gasto uma pipa de massa. A outra, que eu aconselho, passar num mecanico que possa avaliar o que e necessario e começar a trocar por ai e ir corrigindo o que faltar.
Qt as casas online, nao sei se na realidade estaras a comprar tudo no mesmo sitio mas em sites diferentes. Seja como for eu mandaria vir tudo do mesmo sitio.

Em ralaçao a climatizaçao refere-se ao AC nao tendo AC (apenas sofagem) é "sem climatizaçao"  A nivel de suspensao nao vejo no que vai interferir mas pronto... (deve ser no peso  :point:)

elvales

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=6650803
Re: Ajuda com compra de componentes da suspensão Fiat Punto MK2
« Responder #2 em: 29 de Maio, 2019, 12:00:39 »
Claramente a solução é ir a um mecânico e ver o que se passa antes de gastar uma fortuna em peças ...mas hoje em dia parece ser mais fácil pedir tudo via net , com manual de montagem incluído  :deal: ...
Alfa 33 1700 16 V
Alfa 75 1.6ie
Punto 85 Cabriolet
Austin Mini 1000 75'
Austin Mini 1000 76'
Kia Cee'd GT
Nissan Note Dci Tekna
Alfa Romeo Team

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajuda com compra de componentes da suspensão Fiat Punto MK2
« Responder #3 em: 09 de Junho, 2019, 23:46:33 »
O meu também tinha a traseira muito baixa, quando levava o carro cheio o escape ia sempre a bater no eixo traseiro, troquei as molas e os batentes por uns da marca kyb comprados na autodoc e ficou ok, a traseira subiu uns 4cms.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk