Autor Tópico: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv  (Lida 17250 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

moranguito1

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Boas a todos

Recentemente comecei a ouvir um barulho estranho no motor, por volta das 2000 rpm começa a fazer uma espécie de roncar, isto com o carro parado em andamento já a rotações mais baixas é o mesmo roncar mas mais espaçado (Ron...Ron...Ron...), vários amigos já me disseram que poderá ser da corrente de distribuição.
Alguém já teve este problema? Este motor tem dado muitos problemas pelo menos o que tenho lido aqui pela net e por experiência própria.
Com 60.000 km já levou alternador, motor de arranque, discos e pastilhas.

Cumprimentos a todos.

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #1 em: 29 de Abril, 2012, 21:37:11 »
boas.
isto já foi muito discutido por cá...
vê neste tópico: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0
abraço

moranguito1

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #2 em: 29 de Abril, 2012, 22:01:50 »
Boas

Obrigado juve_elx eu sou novo por aqui e como não encontrei resolvi pedir ajuda.
O tópico que deixas-te vai dar acesso às regras do forum. Se me pudesses indicar o tópico que fala do problema ficava agradecido.

Um Abraço

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #3 em: 29 de Abril, 2012, 22:41:16 »
Já fizeste a tua apresentação no fórum?

Problemas todas as marcas os têm.

Compraste a tua viatura nova?

O Ronronar poderá ser a caixa do filtro do ar, ou melhor o apoio desgastado, que está no coletor de admissão onde a caixa do filtro encaixa, causando a vibração que dá origem ao dito.

Começa por aí a tua verificação e despistagem das possiveis causas.

 :fiat:

moranguito1

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #4 em: 30 de Abril, 2012, 11:46:18 »
Boas
Sim comprei a viatura nova em 2007, fiz as revisões todas na marca, optei por fazer todos os anos pois não faço km suficientes entre as revisões, já levou por duas vezes o interruptor que se situa no pedal de travão (Ficava sem o ABS, Hill Holder e ESP), Motor de arranque, Alternador, Velas, discos (Empenaram).

Agora oiço este barulho estranho que já descrevi, passei pela Fiat e fui dar uma volta com o Mecanico, ele disse-me que teria de ver com tempo, ainda lhe falei na caixa do filtro do ar e ele disse-me que poderá ser, vamos ver fiz uma marcação para se ver com calma.

mais uma vez obrigado 

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #5 em: 02 de Maio, 2012, 16:53:12 »
Já fizeste a tua apresentação??

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?board=41.0





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #6 em: 04 de Maio, 2012, 15:27:25 »
Vieste ao sítio certo, nós aqui somos todos masoquistas só compramos viaturas provenientes do Grupo Fiat para sofrer. Adoramos sofrer.


Filtros e óleo ainda não levou?

Corrente não parece ser, o ruído é metálico e constante atenua um pouco com a lubrificação do óleo do motor, esse é um dos bons motivos para usar só óleo recomendado.

Até agora ainda não "falaste" de problemas de motor.





lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #7 em: 04 de Maio, 2012, 15:34:25 »
Quantos vezes já mudas-te de pneus?

 :fiat:

moranguito1

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #8 em: 05 de Maio, 2012, 14:24:26 »
Olá a todos

Vou na 2 feira à fiat para me fazerem um diagnostico, já lá estive o mecânico também me disse que não deveria de ser da corrente.
O filtro e oleo levou nas revisões anuais que tenho feito na fiat.(Selénia 5w40)

Os pneus mudei à pouco tempo os 4, coloquei uns maloy (marca holandesa) o meu GP é o sport e vem com jante 17, gostava de ter colocado uns de marca melhor mas o orçamento não dava.

um Abraço a todos

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #9 em: 07 de Maio, 2012, 16:01:37 »
Não deve ser nada de grave.

Não dês importância ao que dizem, principalmente quando dizem mal

 :t_up:





moranguito1

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #10 em: 16 de Maio, 2012, 11:28:35 »
Ola a todos

Finalmente já tenho o meu punto de volta, deixei na IMV onde me detectaram que um dos problemas é realmente o apoio onde está a caixa do filtro do ar como disse o nosso amigo lovefiat, mas não só uma vez que em andamento também fazia o ronronar verificou-se ser um rolamento e o suporte do semi-eixo do lado direito (acho que me expliquei bem :-)). Agora sim problema resolvido e carro impecável.

Um Abraço a todos :t_up:

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #11 em: 16 de Maio, 2012, 15:13:09 »
Ainda bem nada de grave  :t_up:

Tive uma situação dessas, também provocada pela caixa do filtro do ar, só ouvia com o capot aberto, bastava pôr a mão em cima da caixa para parar. No IMV comprei 4 casquilhos por 8,55 € + IVA e troquei.





lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #12 em: 16 de Maio, 2012, 16:16:27 »
Obrigado Moranguito 1 pela partilha da solução dos "problemas" aqui apresentados por ti.  :palmas:

Tudo de bom e bons quilómetros com a máquina. :t_up: 

ngpestana

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 2
  • Karma:
    +0/-0
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #13 em: 11 de Novembro, 2013, 18:41:40 »
Boas
Sim comprei a viatura nova em 2007, fiz as revisões todas na marca, optei por fazer todos os anos pois não faço km suficientes entre as revisões, já levou por duas vezes o interruptor que se situa no pedal de travão (Ficava sem o ABS, Hill Holder e ESP), Motor de arranque, Alternador, Velas, discos (Empenaram).

Agora oiço este barulho estranho que já descrevi, passei pela Fiat e fui dar uma volta com o Mecanico, ele disse-me que teria de ver com tempo, ainda lhe falei na caixa do filtro do ar e ele disse-me que poderá ser, vamos ver fiz uma marcação para se ver com calma.

mais uma vez obrigado 

Boas,

está a acontecer o mesmo com o meu Grande Punto com as mesmas características... faz o tal barulho que pelo que dizem é da caixa do filtro do ar, a qual vou averiguar e espero que seja...pois na marca não conseguem descobrir o que é!

O que também me preocupa é que farta-se de acender luzes no painel! Nomeadamente do abs, asr, de aviso/perigo e aparece a seguinte mensagem "Hild Holder não disponível, Erro ABS, ESP não disponível, ver manual" vai sempre à marca e nem eles sabem o que é! Fizeram vários diagnósticos e andam a fazer experiências e claro já me estou a passar porque das 3 vezes que lá fui por causa disto nunca paguei menos de 200€! ;((((( (já trocaram bateria, levou dois interruptores de embraiagem que nem sabia que isso existia e o problema não ficou resolvido...)
O que fizeram no seu, ficou resolvido? Já nem queria ir mais à marca porque já não confio nada neles...já são muitos €€€€€ que lá deixei por causa disto :((((
Por favor se alguém me puder dizer exatamente o que é ficaria muito grato.

muito obrigado
« Última modificação: 11 de Novembro, 2013, 18:43:34 por ngpestana »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Barulho estranho no Motor Fiat grande Punto Sport 1.3 Multijet 90 Cv
« Responder #14 em: 11 de Novembro, 2013, 20:41:45 »
Boas,

está a acontecer o mesmo com o meu Grande Punto com as mesmas características... faz o tal barulho que pelo que dizem é da caixa do filtro do ar, a qual vou averiguar e espero que seja...pois na marca não conseguem descobrir o que é!

O que também me preocupa é que farta-se de acender luzes no painel! Nomeadamente do abs, asr, de aviso/perigo e aparece a seguinte mensagem "Hild Holder não disponível, Erro ABS, ESP não disponível, ver manual" vai sempre à marca e nem eles sabem o que é! Fizeram vários diagnósticos e andam a fazer experiências e claro já me estou a passar porque das 3 vezes que lá fui por causa disto nunca paguei menos de 200€! ;((((( (já trocaram bateria, levou dois interruptores de embraiagem que nem sabia que isso existia e o problema não ficou resolvido...)
O que fizeram no seu, ficou resolvido? Já nem queria ir mais à marca porque já não confio nada neles...já são muitos €€€€€ que lá deixei por causa disto :((((
Por favor se alguém me puder dizer exatamente o que é ficaria muito grato.

muito obrigado

Exatamente so vendo e solucionando o problema. Eu na questao das luzes a acender aponto para um mau contacto, mais precisamente de massa. Onde so alguem conhecedor da viatura em causa te pode ajudar.