Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481933 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2250 em: 19 de Abril, 2017, 12:26:28 »
Se fores tirar a poli do alternador que esta agarrada ao carreto da cambota cuidado que só são para desapertar os 3 parafusos iguais. Nao é o maior que esta ao centro... Se tirares o do meio desapertas directamente o carreto da cambota. E olha que isso de trocar retentores tem manhas. ( manda trocar caso chegues a conclusão de que poderá mesmo ser dai... ) senão deixa-o estar que e preferível ;)
« Última modificação: 19 de Abril, 2017, 12:30:11 por Comandante »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2251 em: 19 de Abril, 2017, 13:09:48 »
Sim, faz diagnóstico apenas

Sent from my PULP FAB using Tapatalk

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2252 em: 20 de Abril, 2017, 12:38:22 »
Quase de certeza que a fuga está na junção do cárter ao bloco do motor, conhecendo esse motor como conheço aposto que basta remover o cárter, limpar muito bem colocar silicone de juntas deixar secar por uns 15/20mints e apertar no sítio sempre do centro para fora e de preferência cruzado, tipo aperto da cabeça do motor e claro lá está sem exageros, o cárter é chapa e não é muito robusta se apertar demais vai empenar e verter posteriormente, o ideal seria mesmo apertar isso com uma chave dinamométrica... Sou da opinião do Luke, se fosse o retentor da cambota não aparecia óleo aí.

Ps. Podes aproveitar, uma vez que vais remover o cárter, para uma limpeza à séria e uma pintura com tinta de alta temperatura para ficar um serviço top :D

Enviado do meu ASUS_Z017D através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2253 em: 08 de Maio, 2017, 20:13:24 »
Ainda não consegui ir despistar a fuga de óleo no cárter e hoje recebi duas novas fontes de preocupação e um elogio.

Começando por este último: estava eu num semáforo, de vidros e tecto aberto, e ouço alguém a falar com outra pessoa: "Já viste aquele Uno? Tão bem estimadinho! Parece novo!"
Depois eu sorri e o rapaz acenou, gritando: "Parabéns pelo carro! Também tenho um!"


Agora as preocupações:
- O escape precisa de ser trocado. Está com som "Racing" desde a ultima semana. Como o Uno SX tem a ponteira diferente dos outros (cromada), ainda quero ver se há na Fiat antes de colocar uma outra marca — pois há sempre ligeiras diferenças.
- A temperatura do motor hoje andou sempre perto da risca dos 90º em vez de no traço abaixo. Pode ser só um efeito do tempo mais quente, mas fico logo com a pulga atrás da orelha...

layer

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 59
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2254 em: 08 de Maio, 2017, 20:37:30 »
Eu troquei o meu uma vez na Vala do Carregado e trazia essa ponteira cromada, 75e
quanto á temperatura, o meu sempre que teve essa coisa do ponteiro é porque tinha ou falta de água(fugas etc), junta cabeça ou o distribuidor desafinado.
mas o importante mesmo é em andamento, a temperatura mantém no traço antes dos 90? porque parado ou em pára arranca pelo menos o meu sofre logo :P é um motor que aquece bastante facilmente.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2255 em: 08 de Maio, 2017, 21:19:14 »
mas o importante mesmo é em andamento, a temperatura mantém no traço antes dos 90? porque parado ou em pára arranca pelo menos o meu sofre logo :P é um motor que aquece bastante facilmente.
Em andamento anda sempre ali no traço abaixo dos 90°. E nem sequer hoje chegou aos 90º, só ficou muito perto. O que me deixou logo ansioso.... Daqui a bocado já vou à garagem ver o nível do líquido.

layer

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 59
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2256 em: 08 de Maio, 2017, 21:45:48 »
cheira-me que é só excesso de zelo nesta altura do ano

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2257 em: 08 de Maio, 2017, 23:19:05 »
cheira-me que é só excesso de zelo nesta altura do ano
Também concordo. Até porque estive agora de noite a puxar por ele e em andamento esteve sempre no sítio certo. Só depois de uma enorme subida (6kms), quando parei o carro (motor a trabalhar) aproximou-se do traço dos 90º. Em andamento, esteve sempre no sítio certo.

layer

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 59
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2258 em: 08 de Maio, 2017, 23:24:05 »
parece-me perfeito, apenas tens 100rpm a menos que o meu no ralenti  (o teu como é de carburador pode ser normal):point:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2259 em: 08 de Maio, 2017, 23:49:00 »
É para gastar menos... ;)
Mas com os faróis desligados anda nos 850rpm, que é o que vem no manual para os carburados.
Tenho ideia de os a injecção terem o ralenti nas 900rpm.

layer

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 59
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2260 em: 08 de Maio, 2017, 23:57:23 »
ontem gastei 12€~ em 230klm~ porra tenho de reduzir o ralenti  :OMG:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2261 em: 12 de Maio, 2017, 09:18:05 »
Guardei isto aqui como "nao lido" pra te dizer qq coisa e agora esqueci-me o que era... Lol... Raisparta o "alzaime"

Ja verificaste o nivel do liquido?
Pra ja nao me parece nada alarmante, vai so estando de olho a ver se continua a comportar-se normalmente. Estranho seria puxar por ele num dia mais quente e o ponteiro continuar no sitio do costume.
Segundo consta isso e nos carros novos em que o ponteiro da temperatura do liquido e comandado pela centralina e de x a y temperatura o ponteiro mantem-se na mma posiçao so acima de y é que sobe.  :smash:

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2262 em: 12 de Maio, 2017, 09:53:32 »
Supostamente dispara ventoinha aos 103º e o circuito do termostato começa abrir gradualmente a partir dos 82º. Em andamento deveria situar-se nos 75/80º, mas esses ponteiros nos contakilometros são muito falaciosos.

Já tiraste o sensor temperatura fora ou substituíste por um novo?


Exemplo da veracidade do ponteiro temperatura no Delta:

Ponteiro exactamente no meio 90º, na aplicação torque o carro está a 70º.

Ponteiro exactamente no meio 90º, na aplicação torque está a 105º.


« Última modificação: 12 de Maio, 2017, 09:55:09 por NunoAntunes93 »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2263 em: 12 de Maio, 2017, 10:37:31 »
Supostamente dispara ventoinha aos 103º e o circuito do termostato começa abrir gradualmente a partir dos 82º. Em andamento deveria situar-se nos 75/80º, mas esses ponteiros nos contakilometros são muito falaciosos.

Já tiraste o sensor temperatura fora ou substituíste por um novo?


Exemplo da veracidade do ponteiro temperatura no Delta:

Ponteiro exactamente no meio 90º, na aplicação torque o carro está a 70º.

Ponteiro exactamente no meio 90º, na aplicação torque está a 105º.


Sera esse Delta ja dos "novos" como um certo e determinado sujeito referiu no post anterior ao teu?  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2264 em: 12 de Maio, 2017, 12:44:05 »
Sim, o sensor foi substituído há pouco tempo. Mas este é mesmo dos "verdadeiros" — não havendo centraliza a controlar a informação. É por isso natural que se sintam no ponteiro as oscilações da temperatura e da utilização.
O líquido está a nível e bem verdinho; em andamento, está sempre nos 85º. Mas é como disse o Layer, este motor aquece depressa para os 90º quando está parado e está calor. Mas a ventoinha dispara, volta a desligar, e não passa daí.