Autor Tópico: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*  (Lida 94160 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #30 em: 28 de Fevereiro, 2015, 09:38:30 »
Podes meter 95
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #31 em: 28 de Fevereiro, 2015, 11:51:49 »
Então é assim amigo. Antes de mais os meus sinceros parabéns por te meteres nesta aventura e por salvares mais um destes belos exemplares que tanto carinho tenho, vai-se lá saber porquê  :P

Primeiro que tudo, acho o teu 27 muito parecido ao meu num aspecto, aparenta estar todo original e completo!!!

Não querendo desanimar, não te deixes iludir pelo aspecto exterior, se fores ao tópico de restauro do meu, parecia imaculado. Quando o comecei a desmontar... meu deus... mas faz tudo parte deste processo.

Não sei qual a tua ideia em termos de qualidade, mas algo que aprendi é que a qualidade paga-se e nestas coisas não é nada pouco infelizmente.

Se não fores abonado como eu, já vai em 8 longos anos o restauro do meu, pois vou fazendo de acordo com a minha carteira e possibilidades. Mas a minha filosofia é nem que demore uma vida completa, gosto de roçar a perfeição e prefiro esperar mais uns tempos até ter dinheiro para comprar tudo tal e qual como idealizei. Eu quis comprar tudo novo o quanto podia e de origem. Felizmente consegui meter tudo o que existia da época de catálogo da abarth, mas se vires no meu restauro, penso não estar minimamente azeiteiro, pois gosto de um lobo vestido em pele de cordeiro.

Honestamente vai tudo depender da tua carteira, da tua exigência e do teu objectivo final.

Um restauro levado até ao osso como o que fiz prepara-te para gastar uma fortuna, se quiseres um restauro "simples" e mantendo o carro original duvido que gastes muito e é bastante mais rápido.

Quanto a podres característicos, fundos da frente, cantos da mala do lado de dentro, zona da longarina, bacalhaus por dentro dos guarda-lamas da frente, interiores das abas traseiras e interiores das embaladeiras. Basicamente quase todo o lado, a chapa da fiat sempre foi muito fraquinha e não levava o devido tratamento segundo o meu bate-chapas me explicou. Por experiência própria, só consegues ver estes podres quando removes a chapa, mas dá uma discussão muito longa e com várias opiniões...

Relativamente aos teus objectivos, epá segue o teu sonho, não restaures um carro de acordo com o gosto dos outros por favor. És tu que o vais conduzir, és tu que vais gastar dinheiro e tempo, és tu que vais usufruir dele e principalmente não quero que te arrependas de não ter feito isto ou aquilo.

Quanto a arranjar peças, comprei 90 e tal % online (ebay e afins) e não me arrependo, nunca és enganado se souberes comprar bem e consegues mais barato e arranjar tudo. De origem é fácil de arranjares tudo e não penso serem peças muito caras comparadas com outras marcas. Da abarth, pensam que são banhadas a ouro e basicamente podes demorar anos a conseguir determinada peça.

O discurso já vai longo, mas gosto de oferecer toda a ajuda possível que gostava de ter quando me meti nestas coisas. Eu fui apanhado desprevenido nestas coisas do restauro de clássicos por razões que quem me conhece bem já sabe e nem sequer sabia identificar fosse que peça fosse quase. Sou de uma área totalmente diferente, a saúde. Talvez por isso tenha levado tantas banhadas no início, mas orgulho-me de dizer que aprendi tudo sozinho com muitas horas "perdidas", muita pesquisa, muitos restauros semelhantes que eu estudei, manuais, etc... Enfim muita cabeçada na parede, dinheiro queimado por inexperiência. Agora vejo uma simples peça de um 27 por foto e sei imediatamente identificar.

Tudo o que precisares podes contar comigo, já sei quem são as pessoas certas, lojas certas, etc...

Abraço e vai dando novidades

 :fiatistas: :abarth: :fiat:

- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #32 em: 28 de Fevereiro, 2015, 12:51:26 »
Quanto ao combustível, penso que deves meter sem chumbo 95 com aditivo, segundo o meu torneiro me explicou a 98 ou mesmo 95 sem aditivos faz corroer as guias das válvulas. Acho que até é por isso que algumas pessoas acabam por meter guias mais reforçadas e em bronze. Arrependo-me de não ter feito isto e andar mais descansado.
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #33 em: 28 de Fevereiro, 2015, 14:35:14 »
Pedrovski, gostei muito de ler o teu post e estou totalmente de acordo contigo. Apesar de trabalhar na área automóvel (gestor de clientes Peugeot) também não tenho experiência nenhuma em restauros, vai ser a minha primeira aventura.

O meu tempo e o outro t€€mpo também não são muitos, por isso quero fazer uma coisa com calma e com equilíbrio. Tenho apenas uma garagem e um cunhado ex-mecânico que me vai ajudar na mão de obra que puder (basicamente desmontar) :) Depois de "despido", será visitado por um chapeiro experiente que vai dar a sua opinião. A partir daqui, só Deus sabe.

Sim, vou precisar de contactos, mas aparentemente não será para já.

Primeiras impressões obtidas na IPO feita hoje:

1. Algum fumo branco, o que poderá ser sinal de necessitar de bronzes novos.

2. Só trava atrás. Verificada fuga de óleo numa das rodas tr e o reservatório está remendado.

3. Suave fumo no motor ao acelerar em rotação alta.

4. Folgas nada, tudo ok. Suspensão tambem.

Mas realmente nada disso interessa para já pois é para desmontar...

E Pedrovski... Li o teu tópico do início ao fim. Gostei muito e parabéns pelo trabalho.

Abraços. :)
« Última modificação: 28 de Fevereiro, 2015, 14:37:59 por Stealth »
127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #34 em: 28 de Fevereiro, 2015, 14:42:57 »




Primeira análise: zona da mala











Zona do compartimento do motor:











Frente e guarda lamas:











Mecânica:















« Última modificação: 28 de Fevereiro, 2015, 19:29:19 por Stealth »
127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #35 em: 01 de Março, 2015, 20:26:12 »
Parece uma óptima base para um bom projecto! As folgas de suspensão vão aparecer, basta começares a andar com o carro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #36 em: 01 de Março, 2015, 21:18:45 »
Até eu estou entusiasmado e o carro não é meu! No teu lugar, nem dormia! ;) parabéns e bom trabalho

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #37 em: 01 de Março, 2015, 22:43:41 »
Não sei por onde começar...
127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #38 em: 02 de Março, 2015, 08:04:54 »
Eu começava pla mecanica, e verificava ja o estado geral da carroçaria para despistar surpresas a esse nivel. Depois de ter noçao da carroçaria continuava a restaurar de mecanica. ;)

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #39 em: 02 de Março, 2015, 09:09:21 »
Curiosamente eu tinha pensado ao contrário. Começar por desmontar os interiores, deixando apenas a mecânica para tratar da chapa, antes de começar a desmontar a mecânica. Mas isto sou eu que não percebo nada de restauros.

Se calhar estou errado então...  :( É isto que eu digo, não sei mesmo onde começar...
127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #40 em: 02 de Março, 2015, 09:39:37 »
Pois, eu que não percebo nada disto, também pensaria como tu, Stealth: se estivesse decidido a desmontar até ao último parafuso, começaria pela chapa.
Mas pensa bem se não o queres gozar durante um tempo antes de desmontar. Vais ficar imenso tempo sem ele! E ele parece estar tão fixe...

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #41 em: 02 de Março, 2015, 09:48:30 »
Infelizmente não está tão bom como aparenta. Mecanicamente vai precisar de uma revisão a fundo, estava parado há muito tempo.
Sinceramente prefiro mesmo passar algum tempo a pô-lo a meu gosto do que andar com ele enquanto os pontos de corrosão vão agravando.

Acho que vou mesmo começar por desmontar. Se calhar não irei a fundo como o Pedrovsky. Sendo um carro que sempre viveu em garagem espero não ter nenhuma surpresa no que toca a corrosão geral. Lá está... Não farei nada até à primeira opinião de um chapeiro.

127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #42 em: 02 de Março, 2015, 10:23:43 »
Atençao que eu percebo tto de chaparia como de avioes,... ou seja mt pouco. O que sei e que um carro em garagem, ainda que mal tratado de chapa, n agrava mt mais do que qd fica debaixo de telha por assim dizer.

A questao da mecanica e que cada vez ha menos peças daí a "urgencia" subjetiva do recuperar mecanicamente. Alem disso se depois de tratado de chapa ao montar algo mecanico se tens o azar de amassar ou riscar tens outra vez despezas acrescidas. E no caso dos restauros, estes so por si, ja dao despesa que chegue. ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #43 em: 02 de Março, 2015, 11:35:39 »
começa pela mecânica e suspensão, porque se fores alterar alguma coisa, é isso que vai ditar as alterações na carroçaria e interior (manómetros, bancos com mais apoio lateral por ex)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Stealth

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 309
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 127 MK1 1977. Mãos à obra! *FOTOS*
« Responder #44 em: 02 de Março, 2015, 12:01:18 »
O que dizem faz sentido, amigos.

O carro sempre viveu em garagem, daí eu achar que não irei precisar de o desmontar até ao esqueleto. Penso que os podres poderão ser arranjados "no sítio" e, obviamente, com chapa. Nada de argamassas...  :laugh:

Hoje já vou levar um mecânico comigo para me dar um ponto da situação... Vou dando novidades.

Abraços.
127? Porquê um 127? (Nem eu sei... mas é um 127!) :D