Autor Tópico: Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões  (Lida 5915 vezes)

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afonsopatrao

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Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões
« em: 16 de Fevereiro, 2016, 22:45:23 »
Aqui está um guia de como eu fiz a operação. Fica como primeiro esboço, sujeito a sugestões e críticas de melhoria!
A bomba, pelo que percebo, é igual em qualquer Uno, mk1 e mk2, turbo ou aspirado.
A única especificidade estará nos Uno 45 (mk1), com o motor 903cm3, que não tem servofreio.


Material necessário:



- Bomba de travões;
- Oleo de travões (DOT4 ou DOT5.1);
- Chave colarinho de 11mm para desapertar os tubos rígidos. É como uma chave luneta mas com uma abertura numa ponta;
- Chave de 8mm, para os parafusos de purga;
- Uma seringa grande para retirar o óleo de travões do sistema;
- Água para atirar para cima de qualquer parte de chapa onde pingue óleo de travões;
- Panos;
- Manual Haynes.



1. Colocar panos debaixo da bomba e desligar os fios eléctricos do sensor de nível de óleo de travões:





2. Retirar a tampa do reservatório e respectiva bóia.



3. Com a seringa grande, retirar o líquido de travões do reservatório.



Como não sai todo, o ideal é, depois de retirado a maior parte do óleo de travões, abrir um parafuso de purga numa das rodas e carregar algumas vezes no pedal de travão para expulsar o líquido todo.


5. Retirar o reservatório do óleo de travões. Sai apenas puxando da bomba, para cima. É preciso algum tipo de alavanca; uma ideia é, com duas chaves de fendas, fazer duas alavancas de modo a fazer desencaixar o reservatório.
Primeiro a parte da frente, que abastece o pistão secundário:


E depois a de trás (que abastece o pistão principal), com a mesma técnica.

6. Reservatório retirado, pode lavar-se com água e sabão, desde que se seque muito bem antes de voltar a colocar.





7. Colocar WD40 nos tubos rígidos de travões, a preparar o seu desaperto da bomba.



8. Retirar, com a chave colarinho, as porcas tos tubos rígidos (11mm).





9. Com tubos rígidos retirados, a bomba desaperta-se do servofreio, desapertando duas porcas e anilhas de fixação.







10. Comparar bomba nova e velha, para ter a certeza que são iguais. Se sim, colocar a nova no sítio.



11. Retirar os pipos de protecção com uma chave de fendas e coloquei os tubos rígidos:



12. Lubrificar os o-rings de entrada do líquido com um bocadinho de óleo de travões novo.



13. Com muita força e paciência, recolocar o reservatório do óleo de travões. Entra só fazendo pressão, no sítio certo, até que encaixe.



14. Encher com óleo novo:


15. E sangrar o sistema, roda por roda, duas vezes.
É possível aceder aos parafusos de purga das 4 rodas sem as tirar. Os da frente acendem-se bem virando a roda para o lado de cuja roda se está a purgar; os de trás estão na parte superior do tambor, muito acessível.

16-

Recolocar a tampa e os fios eléctricos do sensor de nível:


E está! Pronto para as curvas!



Críticas e sugestões são bem vindas para ajudar quem precise de fazer este trabalho.
« Última modificação: 17 de Fevereiro, 2016, 10:24:26 por afonsopatrao »

afonsopatrao

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro, 2016, 22:46:48 »
(Moderação: podem mudar o título para "FIAT Uno — trocar bomba central de travões"? Desculpem o lapso)

TwinThema

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro, 2016, 08:48:18 »
(Moderação: podem mudar o título para "FIAT Uno — trocar bomba central de travões"? Desculpem o lapso)

Ainda que mal pergunte,...
Tu nao podes trocar o titulo?

afonsopatrao

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro, 2016, 08:50:17 »

Ainda que mal pergunte,...
Tu nao podes trocar o titulo?
Isto diz que eu não tenho permissões para isso...

TwinThema

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro, 2016, 08:56:38 »
Pronto,... so perguntei. :D

Experimenta com WD40 e ve se consegues desbloquer a coisa!!!   :lol: :lol:

afonsopatrao

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro, 2016, 10:24:46 »
Pronto,... so perguntei. :D

Experimenta com WD40 e ve se consegues desbloquer a coisa!!!   :lol: :lol:

E não é que consegui? ;)

REEP

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões
« Responder #6 em: 28 de Março, 2016, 17:32:09 »
A bomba que puseste parece maior que a outra....qual é que puseste?

afonsopatrao

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões
« Responder #7 em: 28 de Março, 2016, 17:36:37 »
É efeito da foto! Eram exactamente iguais.
A marca é LPR. Já sei que não é grande coisa em durabilidade, segundo disse o Luke...

REEP

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões
« Responder #8 em: 01 de Abril, 2016, 16:14:51 »
 :autobianchi:

E a bomba dum sx é igual a de turbo ie?
Digo isto porque tenho piças da frente do tie e apesar de ter boms travões efectivos acho que qdo travo tenho um pequeno delay.

Luke

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Re: Fiat Uno — Trocar Bomba central de travões
« Responder #9 em: 02 de Abril, 2016, 13:52:01 »
Nao, as bombas são diferentes, e os servo-freios também
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