Autor Tópico: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros  (Lida 21881 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« em: 20 de Abril, 2011, 00:05:15 »
Olá a todos. Antes de mais quero esclarecer que não sou mecânico, nem nada que se pareça. Faço gosto em fazer o que me é possível no meu carro e venho aqui partilhar a mais recente intervenção. Espero com este post ajudar quem se confrontar com a mesma situação, mas não assumo responsabilidades pelo que correr mal. Não se esqueçam de trabalhar sempre em segurança utilizando as ferramentas correctas e equipamento de protecção adequado. Posto isto, cá vai.

Ontem vinha a conduzir à chuva quando noto algo estranho no carro. Só a escova do lado do condutor é que vinha a funcionar. Basicamente era isto:

Punto Wiper Motor Fail

Hoje tive de folga e fui ver o que se passava ao abrir o capot vi logo o que era.O ferro saltou do encaixe e a borracha estava tão desgastada que já não o segurava no lugar:




Aqui à tempos tinha guardado dois links ingleses, um dirigido à lubrificação do motor do limpa-vidros (para evitar os estalidos que por vezes se ouvem e as paragens ocasionais) e outro sobre os apoios saírem dos encaixes:

http://www.fiatforum.com/punto-guides/1 ... ipers.html

http://www.ultimatehandyman.co.uk/forum ... 15527.html

Decidi pôr mãos à obra.

1- Retirar os braços escovas com cuidado ( as minhas estavam um pouco calcinadas nas estrias e demorou um pouco), as porcas estão escondidas por duas tampinhas plásticas. Após abrir o capot, retirar os três parafusos que fixam a protecção preta que está a vedar o pára-brisas em baixo e a proteger o motor e ferros do sistema limpa vidros. É preciso torcer/ dobrar um pouco para a peça sair, mas com paciência e cuidado ela sai bem.