Autor Tópico: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros  (Lida 21881 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« em: 20 de Abril, 2011, 00:05:15 »
Olá a todos. Antes de mais quero esclarecer que não sou mecânico, nem nada que se pareça. Faço gosto em fazer o que me é possível no meu carro e venho aqui partilhar a mais recente intervenção. Espero com este post ajudar quem se confrontar com a mesma situação, mas não assumo responsabilidades pelo que correr mal. Não se esqueçam de trabalhar sempre em segurança utilizando as ferramentas correctas e equipamento de protecção adequado. Posto isto, cá vai.

Ontem vinha a conduzir à chuva quando noto algo estranho no carro. Só a escova do lado do condutor é que vinha a funcionar. Basicamente era isto:

Punto Wiper Motor Fail

Hoje tive de folga e fui ver o que se passava ao abrir o capot vi logo o que era.O ferro saltou do encaixe e a borracha estava tão desgastada que já não o segurava no lugar:




Aqui à tempos tinha guardado dois links ingleses, um dirigido à lubrificação do motor do limpa-vidros (para evitar os estalidos que por vezes se ouvem e as paragens ocasionais) e outro sobre os apoios saírem dos encaixes:

http://www.fiatforum.com/punto-guides/1 ... ipers.html

http://www.ultimatehandyman.co.uk/forum ... 15527.html

Decidi pôr mãos à obra.

1- Retirar os braços escovas com cuidado ( as minhas estavam um pouco calcinadas nas estrias e demorou um pouco), as porcas estão escondidas por duas tampinhas plásticas. Após abrir o capot, retirar os três parafusos que fixam a protecção preta que está a vedar o pára-brisas em baixo e a proteger o motor e ferros do sistema limpa vidros. É preciso torcer/ dobrar um pouco para a peça sair, mas com paciência e cuidado ela sai bem.

2- Retirar a protecção plástica do motor em si (está só encaixada), desligar a ficha e desaparafusar os dois parafusos que fixam o sistema:



3-Ora bem, o inglês sugeria furar os três pontos de ligação dos ferros de um lado ao outro com uma broca de 4mm e usar parafufos M4 com anilhas e porcas de nylon. Pareceu-me boa ideia e era da maneira que já evitava o mesmo problema nos outros dois encaixes. Aviso já que isto é trabalho para se fazer num berbequim fixo daqueles de bancada. Eu por acaso não fiz e no suporte do meio, que é mais comprido, correu menos bem e acabei por não furar de um lado ao outro. Ficou apenas o parafuso enroscado no veio com a anilha (mas está bem firme). Enquanto estiverem a furar não se esqueçam de dar descanso ao berbequim/broca e de irem lubrificando enquanto furam (eu usei uma espécie de DW40, que era o tinha à mão). Muita paciência e três brocas manhosas depois, ficou assim:



Coloquei parafuso, anilha, anilha de borracha e do outro lado anilha e porca de nylon (não é necessário apertar demasiado, apenas o suficiente).

Posto isto, decidi passar à lubrificação/limpeza dos contactos do motor em si:

4- Retirar os seis parafusos torx e levantar a tampa com cuidado (eu peguei na ficha e fui puxando com cuidado):



Eis então o interior:



5- Com um cotonete, retirar o excesso de massa já seca.

6- Com um cotonete ou papel de cozinha e alcóol, limpar a parte metálica e os contactos que estão na tampa que retirámos inicialmente ( eu até passei com lixa 600 ao de leve).Por fim colocar um pouco de massa consistente na parte metálica e nos outros componentes (eu usei daquela mais líquida, da redex, que tem um bico para aplicar). Cá está já limpo:



7 - Montar a tampa e apertar os 6 parafusos torx.

8- Montar o motor no sítio, apertando os dois parafusos, ligar a ficha e colocar a tampa plástica do motor.


9- Nesta fase e antes de ter o resto montado, optei por montar as escovas e testar o sistema. Tudo Ok.

10- Retirar as escovas, montar a protecção plástica, apertando os três parafusos e montar as escovas novamente.

Espero que seja útil.

Qualquer dúvida disponham
« Última modificação: 20 de Abril, 2011, 00:11:39 por PJF »

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #1 em: 20 de Abril, 2011, 00:49:18 »
Olá a todos. Antes de mais quero esclarecer que não sou mecânico, nem nada que se pareça. Faço gosto em fazer o que me é possível no meu carro e venho aqui partilhar a mais recente intervenção. Espero com este post ajudar quem se confrontar com a mesma situação, mas não assumo responsabilidades pelo que correr mal. Não se esqueçam de trabalhar sempre em segurança utilizando as ferramentas correctas e equipamento de protecção adequado. Posto isto, cá vai...

 :bompost: Podes e deves mostrar as tuas intervenções.

Um pormenor: Como marcaste a posição dos braços, nos eixos, para a recolocação ficar na mesma posição? Calculo que tenha um dentado, mas, um dente ao lado pode estragar o trabalho todo.

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #2 em: 20 de Abril, 2011, 10:25:37 »
:bompost: Podes e deves mostrar as tuas intervenções.

Um pormenor: Como marcaste a posição dos braços, nos eixos, para a recolocação ficar na mesma posição? Calculo que tenha um dentado, mas, um dente ao lado pode estragar o trabalho todo.

Obrigado pela lembrança bude. De facto é boa ideia marcar a posição dos braços das escovas. Eu não o fiz e na fase de teste tive que acertar a escova do passageiro.acrescento que as escovas devem ser retiradas na posição de descanso e que não é boa ideia andar a mexer na porca do veio central do sistema porque esta faz andar o motor e depois, se não estiver na mesma posição ao montar, deve ser uma treta para pôr as escovas na posição correcta.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #3 em: 20 de Abril, 2011, 13:57:15 »
os vidros tem pontos para acerto dos braços, é isso a que se referem?

óptimo DIY :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #4 em: 20 de Abril, 2011, 14:45:12 »
os vidros tem pontos para acerto dos braços, é isso a que se referem?

óptimo DIY :)

Pois não sei bem, Luke. Quando montei os braços das escovas coloquei-os na mesma posição em estavam quando os retirei, no caso do braço mais pequeno,tive que tornar a colocar e depois ficou a trabalhar bem.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #5 em: 20 de Abril, 2011, 14:58:58 »
se olhares para o vidro, tem um "ponto" no sitio onde é suposto o braço ficar em "descanso", quer no da frente, quer no de tras
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #6 em: 20 de Abril, 2011, 15:02:28 »
se olhares para o vidro, tem um "ponto" no sitio onde é suposto o braço ficar em "descanso", quer no da frente, quer no de tras

Obrigado pela dica, vou verificar isso. No entanto, o vidro da frente já não é o de origem e o que lá está é da concorrência, mas deve ter na mesma.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #7 em: 20 de Abril, 2011, 15:16:31 »
pois... isso já não posso confirmar, mas os vidros de origem tem sempre, no uno atrás, ha um circulo com uns 4mm de diâmetro num dos filamentos do desembaciador
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #8 em: 20 de Abril, 2011, 18:58:57 »
se olhares para o vidro, tem um "ponto" no sitio onde é suposto o braço ficar em "descanso", quer no da frente, quer no de tras

 :bompost: Vou ver isso no Punto e no G. Punto.
« Última modificação: 20 de Abril, 2011, 18:59:54 por bude »

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #9 em: 20 de Abril, 2011, 20:09:37 »
pois... isso já não posso confirmar, mas os vidros de origem tem sempre, no uno atrás, ha um circulo com uns 4mm de diâmetro num dos filamentos do desembaciador

Confere! Estão lá os círculos no vidro, sim senhor.

Primax

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: DIY Punto MK2 -Reparar braços do motor limpa-vidros
« Responder #10 em: 22 de Dezembro, 2012, 11:32:03 »

kappamartins

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 2
  • Karma:
    +0/-0