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e o que tem a luz de injecção a ver com os injectores?o correcto é luz avisadora de erro na centralina..
foi-me dito por um engenheiro da fiat, que essa luz podia ser desde insuficiencia de gasolina (pouca gasolina a passar nos injectores), ate as impurezas da gasolina...no meu caso é um problema crónico detectado em quase todos os 75 mk1...assende mas não tem nada...se é correcto ou não, não sei...tou a vender o peixe que me venderam a mim e que alias, ja varias entidades me disseram o mesmo...
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!
Boas,Em resposta ao H37al: Já verificaste se são os fios que saiem da MAF danificados em algum lado?Para o pessoal todo:O meu bravo (jtd 105) está com o mesmo problema. Foi esta semana à oficina fazer a revisão e o mecânico ligou a centralina à maquina. Segundo ele o erro seria do sensor de temperatura do motor. Ficou de o trocar. Entretanto pedi-lhe o numero do erro e como tenho o Autodata fui lá ver e confere.Vou buscar o carro hoje à tarde e daqui a um dia ou dois já vos posso dar mais noticias.É engraçado que não notei diferenças no carro a nenhum nível.Claro que antes de mandar o carro para o mecânico me andei a informar na net e junto de alguns mecânicos que conheço.A conclusão que cheguei é que a luz que acende além de um sinal de aviso de avaria de motor é também um sinal de erros de centralina, ou seja, sempre que essa luz acende poderá não ser avaria mas apenas um erro mais importante criado na centralina.Claro que após consultar forums e forums e páginas concluí que os erros que fazem acender essa luz poderão ser os mais variados possíveis, desde admissão de ar, passando por problemas de motor e até problemas na linha de escape.Só para enumerar alguns posso-vos dizer que podem ser os seguintes:- Sensores com sujidade (qualquer sensor)- Uma ou mais velas queimadas,- MAF estragada ou a funcionar defeituosamente,- Termoestato da temperatura,- EGR suja,- Alguma falha na linha de escape (até um furo numa panela de escape poderá fazer acender a luz devido ao facto da sonda não estar a receber valores correctos de saídas de gases),- Oleos em falta, (desde caixa, travões/direcção a oleo do motor)- Sensor do pedal acelerador,- LOL, etc etc...Enfim, o que quero dizer como conclusão é que se tiverem essa luz acesa, não inventem com desligamentos de bateria, ou desmontagens desnecessárias mas sim tentem ir a uma oficina onde possam ligar à máquina e saibam primeiro que problema é (qual o erro). Só depois deverão ver se é grave ou não, se alguma limpeza de contactos resulta, se troca de peça será melhor, e evitam confusões e às vezes gastos desnecessários. Claro que tal como aconteceu ao H37al depois da Maf o erro continuar convém passar ao provável problema seguinte, mas a partir do momento que sabem os erros, já têm um ponto de partida.Espero ter ajudado, e desculpem lá a resposta ser tão longa mas como dizia um professor meu... "o material tem sempre razão" ... lolAbraços bravistas!!!Dêm noticias.