Autor Tópico: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)  (Lida 5558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« em: 10 de Julho, 2014, 10:19:49 »
Primeiro ponto: um leigo e nabo como eu não faz DIY! Não tenho engenho nem arte!
O que eu venho aqui fazer é dizer "como é que eu fiz", mas terá certamente asneiras e disparates e coisas menos bem feitas.
A ideia é mesmo explicar o que fiz para que me digam o que devo fazer melhor para a próxima, ajudando também outros membros do Forum que sejam tão leigos como eu.

O problema: fuga de óleo por baixo do distribuidor, no bloco e sobre a caixa de velocidades. Isto:


Depois de trocada a junta da tampa das válvulas, o problema só podia vir do O-Ring do distribuidor.
Assim, pus-me a ler 3 tópicos do FiatForum sobre isto, estudei minuciosamente o Haynes e deitei mãos à obra a trocá-lo.

O O-Ring tem como part number: 9938590.

Primeiro passo:
Marcar, com um lápis ou qualquer outra coisa, o ponto exacto em que o parafuso da cabeça encaixa no distribuidor. Isso vai permitir que, no fim, possamos encaixar o distribuidor com a mesma inclinação, não criando problemas na ignição.



Segundo passo:
Retirar a tampa de plástico do distribuidor (branca, à direita), deixando os cabos das velas ligados. Tem dois clips de retenção, um em cima e um em baixo.


Terceiro passo:
Desligar o cabo de electricidade.



Quarto passo:
Seguir o tubo que sai do avanço do vácuo até à parte de trás do motor e desligá-lo. É só puxar. Não tirei foto.

Quinto passo:
Desapertar as porcas e anilhas de retenção do distribuidor e guardá-las. O distribuidor sairá depois facilmente. Eu coloquei um pano por baixo, prevenindo a queda de algum óleo.
Como se pode ver, o O-Ring não estava a fazer a sua função, pois a parte inferior do distribuidor estava encharcada em óleo.





Sexto passo (o mais difícil, achei eu):
Tirar o o-ring antigo do distribuidor. O O-Ring encaixa numa ranhura no distribuidor e, por isso, não é fácil tirá-lo. Eu só consegui rompendo-o com um daqueles mini-garfos para fondue, muito afiados. Consegui cortá-lo e depois tirei-o. É capaz de haver formas melhores de o tirar, ponho as mãos no fogo por isso.
(sim, ferramentas mecânicas altamente avançadas!)

Sétimo passo:
Limpar o distribuidor dos restos de O-Ring velho e do óleo que por lá andava. Fazer o mesmo na cabeça do motor, no local onde encaixa o distribuidor. Eu usei um pano embebido em diluente celuloso, mas não sei se é a melhor forma.
Aqui está ele a meio do processo de limpeza, já sem o O-Ring. Vê-se bem a ranhura onde o o-ring encaixa.



Oitavo passo:
Colocar o novo o-ring na ranhura:



Nono passo:
Voltar a colocar o distribuidor no sítio, colocando o parafuso no sítio previamente marcado.

Décimo passo:
Voltar a colocar anilhas, porcas, tubo do vácuo, cabo de electricidade e tampa do distribuidor.

Décimo primeiro passo:
Ligar o carro e verificar se há fugas!

E pronto, espero que se mantenha limpinho.


Fico à espera de sugestões e correcções para que, da próxima vez, faça melhor.
Um abraço a todos!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« Responder #1 em: 10 de Julho, 2014, 11:02:24 »
muito bem! :)

o 6º passo resolve-se facilmente com um x-acto ou uma faca, ou até uma chave de fendas fininha

antes de colocar o distribuidor no sitio uma peliculazinha de lubrificação no o-ring não faz mal a ninguém, e evita que se possa danifica-lo ao montar o distribuidor.

:tasla:
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« Responder #2 em: 15 de Julho, 2014, 20:51:37 »
muito bem! :)

o 6º passo resolve-se facilmente com um x-acto ou uma faca, ou até uma chave de fendas fininha

antes de colocar o distribuidor no sitio uma peliculazinha de lubrificação no o-ring não faz mal a ninguém, e evita que se possa danifica-lo ao montar o distribuidor.

:tasla:

Ou uma coisa destas:


Afonso,
fazes-me lembrar a mim no inicio!!! so que eu qd visse ttos passos cansava-me e desistia!!! Esses passos todos davam pra dar umas duas voltas ao carro!!!  :lol:
 :tasla:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« Responder #3 em: 15 de Julho, 2014, 21:55:00 »
Hehehe! Se calhar excedi-me na "passalhada"... É que tenho aprendido tanto com este fórum que pensei em retribuir assim que puder!


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« Responder #4 em: 15 de Julho, 2014, 22:25:28 »
N, n te excedeste. Eu tb comecei assim.  ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
« Responder #5 em: 15 de Julho, 2014, 23:29:18 »
se todos ensinarmos um bocadinho do que sabemos, sairemos TODOS mais sábios!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma