Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 210146 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2280 em: 05 de Outubro, 2017, 15:36:39 »
Ele não tirou o distribuidor fora para mudar o módulo

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Exacto. Troquei o módulo sem tirar o distribuidor. E por isso achei que não havia necessidade de voltar a afinar, pois supus que o ponto se mantivesse inalterado.

layer

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2281 em: 05 de Outubro, 2017, 17:13:22 »
assim de repente não reparei que só tinhas desmontado o modulo  :D
« Última modificação: 05 de Outubro, 2017, 18:09:31 por layer »

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2282 em: 05 de Outubro, 2017, 20:06:43 »
E mantém :)

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2283 em: 06 de Outubro, 2017, 08:56:15 »
Muito bem!!!
Eu limpava esse verdete todo que ai tens e possivelmente teras novamente um modulo como spare.  :t_up:

Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2284 em: 06 de Outubro, 2017, 11:39:18 »
Esse modulo avaria muito... Também ja troquei uma vez num uno. As vezes rebentam de dentro para fora e percebe-se por baixo do modulo o silicone queimado. Fica tipo com efeito derretido. Cumprimentos amigo :) continua a estimar o uno. ;) sem duvida futuro clássico :)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2285 em: 22 de Outubro, 2017, 13:35:11 »
Achava eu que hoje era dia de mudar óleo e filtro ao Uno...
Cheguei à garagem, pronto para ir dar uma volta e aquecer o óleo antes de o tirar do cárter, quando vejo isto:

Uma enorme poça debaixo do carro, mais para o lado esquerdo. Pingava ali da zona da caixa.
Pensei logo alto: será que foi a “porcaria” (não disse porcaria, mas um sinónimo...) da rela entre o bloco e a caixa que voltou a furar?

Tirei o uno do local para analisar melhor a poça.

Tinha espuma e cheirava a detergente.
Uf. É claramente líquido do limpa pára-brisas ... menos mal.

Vejamos. Fiz um vídeo:


Como vêem, parece sair ali do encaixe dos fios eléctricos da bomba do esguicho do vidro de trás...
Achei que o melhor era desmontar tudo e ver, fora da garagem, se o reservatório teria alguma fuga.
Peguei no Haynes. Estranhamente, achei que os passos que ele mandava eram excessivos: tirar o capot, o braço da escova e toda a grelha tropedo...
Resolvi abreviar e tentar não tirar o capot.

Primeiro tirei a escova e o seu braço, marcando no vidro a sua posição original.


Tem uma tampinha de encaixe que deixa descobrir uma porca 13mm, que prende o braço.

Depois retiram-se os parafusos. Dois deles são visíveis cá fora, sem porca. Os outros 5 estão dentro do cofre, e têm uma porca.

Retirar não foi fácil porque estava colada. Acho que isso será uma invenção de algum mecânico... ou será colada de origem? Certo é que esta espuma colante se desfazia e caia por todo o lado. Um pedacinho caiu para trás da corta-fogo, espero que não venha a entupir nenhum dreno... há maneira de o tirar?


Retirando o depósito, trouxe-o para casa.


Como não sabia se estava rachado, dei só uma lavagem superficial. Mas ficou bem melhor.



Em casa enchi com água e tapei com os dedos as duas saídas de água. Não pingou... pensei que seria o tubo talvez mal encaixado... ou a própria bomba, que me pareceu um pouco descaída. Encaixei-a melhor e voltei ao carro. Montei tudo.

Voltei a encher e fui fixar a grelha tropedo. Quando acabei... ping ping.
Mas não vem do tubo. As pingas formam-se na ficha eléctrica da bomba de água traseira (que desliguei).


Que vos parece? Será da própria bomba? Do o-ring que a envolve na fixação ao reservatório? E por que razão não pingou em casa?

Xtrusion

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2286 em: 23 de Outubro, 2017, 00:01:34 »
As primeiras imagens foram um pouco assustadoras,

Mas não é nada de grave, provavelmente algum isolamento que apodreceu com o tempo.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2287 em: 23 de Outubro, 2017, 08:56:58 »
Bom dia Afonso.
Que susto que eu apanhei com a primeira foto,... um dia das um ataque do miocardio a alguem, avisa primeiro!!!  :sombrero:

A esponja que vem a colar a borracha parece-me de origem porque ja vi isso noutros casos, mas so por isso.
Em relaçao a pinga isso vira um de dois sitios plo que consigo avaliar plas fotos. Ou o'ring entre a caixa da bomba e o corpo do motor ou vedante/retentor do veio do motor. Eventualmente poderas ter a caixa da bomba estalada.  :dry:
Seja como for teras de desmontar o motor fora para avaliar com exatidao donde surge a pinga.