Fiatistas
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Autor Tópico: Luz de injecção no Bravo JTD  (Lido 9265 vezes)
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Rikko34
Piccolo
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Bravo GT JTD 105


« a: 15 de Maio, 2009, 00:10:06 »

O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...
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h37al
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« Responder #1 a: 19 de Novembro, 2009, 17:39:37 »

O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...


Boas, eu comprei agora um Bravo JTD105 e tb me acontece essa situação.. começou a acontecer 2dias depois de comprar o carro (tinha feito apenas 50kms....sad ) estou tb preocupado com esse problema, pois comprei o carro sem garantia.. aconselharam-me a desligar o cabos da bateria durante a noite para fazer o reset a centralina e eliminar possiveis erros... huh
Vou ver o que acontece.. depois aviso!
abraço,
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smokeme
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« Responder #2 a: 19 de Novembro, 2009, 18:42:49 »

Se a luz acende significa que tem erros na centralina, apagar os erros sem resolver o problema não vai resolver nada..

mais vale ligar o carro a maquina e saber os erros..
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http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.
h37al
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« Responder #3 a: 14 de Dezembro, 2009, 17:30:16 »

Boas, o meu carro tinha 5erros.. foi a maquina para ser eliminados e houve 1 que persistiu: "Debimetro".. Apos pesquisa conclui que é o nickname da MAF :s pra semana vai novamente ao mecanico para ver se é mm da MAF ou de outra coisa qq nas redondezas.... ja me disseram que pode ser uma vela fundida... (sinceramente espero que seja.. assim o arranjo tb nao sai mt caro)

Qd souber + dou novidades.

mimos,
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Luke
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« Responder #4 a: 14 de Dezembro, 2009, 18:31:25 »

e ja agora leia as regras e faça a sua apresentação por favor.
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« Responder #5 a: 14 de Dezembro, 2009, 21:21:53 »

O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...

Faz uma coisa:

desliga a bateria; toca os bornes dos cabos um no outro; volta a ligar; vai dar uma volta à AE durante 10 Km que em principio passa!

muitas das vezes os erros que aparecem são erros de "sujidade" que a MAF tem e depois de limpa e de fazer reset passa tudo...
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italianjob
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« Responder #6 a: 15 de Dezembro, 2009, 23:59:53 »

eu ja tive essa luz asseça e ainda tenho primeira vez que acendeu comsumia demais e acendia de vez enquando sonda lambda 2 vez acendia de vez nquando ficha do sensor de temperatura suja , agora tenho outravez assesa no pc diz circuito da maf com deficiencia isto tudo em 500km , agora vou trocar a maf a ver se e desta ha agora da ukltima vez que acendeu o carro falha bastante antes so mudava os comsumos mas nao falhava
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scott_bravo
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« Responder #7 a: 11 de Janeiro, 2010, 23:06:57 »

boas pessoal digamos que tenho o mesmo problema com o meu bravo JTD 105 reprogamado e cada vez que passo num relevo da estrada ( remendo do alcatrao) o meu carro custa a andar so com o pedal no fundo e fica descontrolado ora fika engasgado ou dispara a andar nas horas ja gastei dinheiro em eletricistas e apenas me apagaram os erros e me cobraram dinheiro e disseram que o carro nao tinha nd de anormal apenas erros alguem arranjou suloçao????
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« Responder #8 a: 12 de Janeiro, 2010, 22:01:03 »

Resolvi esse problema do meu de forma simples, troquei o termostato smile
Acabou o "apaga-acende" da luz vermelha...

O carro passa a gastar mais pois a info. que chega a centralina é de que há pouca tempratura, logo nao ha tanta entrada de ar no motor e um aumento de gasoleo. Quase como se o carro estivesse sempre a trabalhar a "frio"...
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scott_bravo
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« Responder #9 a: 12 de Janeiro, 2010, 22:20:59 »

sabes-me indicar o preço???? do termostato!!
tenho la uma MAF nova sou capax de trocar para ver tambem ando a pensar em meter linha de escape directa de 60mm
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scott_bravo
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« Responder #10 a: 14 de Janeiro, 2010, 14:44:21 »

acabei de mudar a dita MAF e nada o carro anda na mesma aos suluços e acende a luz dos injectores
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h37al
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« Responder #11 a: 14 de Janeiro, 2010, 15:55:14 »

Boas, eu tenho exactamente o mesmo problema!! :s o carro ja foi ligado a maquina, e apagou-se os erros! mas ha um erro que persiste: "Debimetro" (ou
MAF em italiano). o mecanico mudou a maf mas a luz continua acessa e nao notei grandes ganhos no carro... amanha vou mudar o termostato pq tb esta avariado... acredito (e espero) que daí apague-se a luz vermelha de injecção, mas o problema do carro so responder com o acelarador a fundo não deve ser daí... Já me falaram na N75 ou placa EGR.. na revisão o mecanico viu a EGR... portanto calculo que seja da N75! sad alguem tem ideia dos preços dessa valvula?

abraço,

boas pessoal digamos que tenho o mesmo problema com o meu bravo JTD 105 reprogamado e cada vez que passo num relevo da estrada ( remendo do alcatrao) o meu carro custa a andar so com o pedal no fundo e fica descontrolado ora fika engasgado ou dispara a andar nas horas ja gastei dinheiro em eletricistas e apenas me apagaram os erros e me cobraram dinheiro e disseram que o carro nao tinha nd de anormal apenas erros alguem arranjou suloçao????
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« Responder #12 a: 14 de Janeiro, 2010, 17:22:05 »

Boas,

Em resposta ao H37al: Já verificaste se são os fios que saiem da MAF danificados em algum lado?

Para o pessoal todo:
O meu bravo (jtd 105) está com o mesmo problema. Foi esta semana à oficina fazer a revisão e o mecânico ligou a centralina à maquina.
Segundo ele o erro seria do sensor de temperatura do motor. Ficou de o trocar. Entretanto pedi-lhe o numero do erro e como tenho o Autodata fui lá ver e confere.
Vou buscar o carro hoje à tarde e daqui a um dia ou dois já vos posso dar mais noticias.
É engraçado que não notei diferenças no carro a nenhum nível.

Claro que antes de mandar o carro para o mecânico me andei a informar na net e junto de alguns mecânicos que conheço.
A conclusão que cheguei é que a luz que acende além de um sinal de aviso de avaria de motor é também um sinal de erros de centralina, ou seja, sempre que essa luz acende poderá não ser avaria mas apenas um erro mais importante criado na centralina.
Claro que após consultar forums e forums e páginas concluí que os erros que fazem acender essa luz poderão ser os mais variados possíveis, desde admissão de ar, passando por problemas de motor e até problemas na linha de escape.
Só para enumerar alguns posso-vos dizer que podem ser os seguintes:

- Sensores com sujidade (qualquer sensor)
- Uma ou mais velas queimadas,
- MAF estragada ou a funcionar defeituosamente,
- Termoestato da temperatura,
- EGR suja,
- Alguma falha na linha de escape (até um furo numa panela de escape poderá fazer acender a luz devido ao facto da sonda não estar a receber valores correctos de saídas de gases),
- Oleos em falta, (desde caixa, travões/direcção a oleo do motor)
- Sensor do pedal acelerador,
- LOL, etc etc...

Enfim, o que quero dizer como conclusão é que se tiverem essa luz acesa, não inventem com desligamentos de bateria, ou desmontagens desnecessárias mas sim tentem ir a uma oficina onde possam ligar à máquina e saibam primeiro que problema é (qual o erro). Só depois deverão ver se é grave ou não, se alguma limpeza de contactos resulta, se troca de peça será melhor, e evitam confusões e às vezes gastos desnecessários. Claro que tal como aconteceu ao H37al depois da Maf o erro continuar convém passar ao provável problema seguinte, mas a partir do momento que sabem os erros, já têm um ponto de partida.

Espero ter ajudado, e desculpem lá a resposta ser tão longa mas como dizia um professor meu... "o material tem sempre razão" ... lol

Abraços bravistas!!!
Dêm noticias.
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Henriques


« Responder #13 a: 14 de Janeiro, 2010, 17:40:18 »

o qué que o termostato tem a ver com os injectores?

as tantas isso é mais um crónico...


quando a luz acender, desliga o carro e volta a ligar a vê se ela nao apaga... wub


até pode ser impuresas na gasolina..
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smokeme
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« Responder #14 a: 14 de Janeiro, 2010, 19:43:14 »

o qué que o termostato tem a ver com os injectores?

as tantas isso é mais um crónico...


quando a luz acender, desliga o carro e volta a ligar a vê se ela nao apaga... wub


até pode ser impuresas na gasolina..

e o que tem a luz de injecção a ver com os injectores?

o correcto é luz avisadora de erro na centralina..
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