Boas!
Cá vai mais um Do It Você Mesmo, desta vez pintura de jantes... Não tem nada que saber, e há por aí muitos mais, mas nenhum deles é coerente com o outro (incluindo o meu), portanto fui aproveitando dicas daqui e dali, e os conhecimentos que já tinha, e vai disto!
Portanto cá vai:
DO IT YOURSELF
Pintura de jantes
Tempo Estimado: 16 horas de trabalho
Custo Estimado: 50,63€
Dificuldade: Fácil, mas trabalhoso
Material Necessário:
4x Folha de lixa de água 100 (Leroy Merlin)
6x Folha de lixa de água 400 (Leroy Merlin)
1x Lata de diluente celuloso (Casa das tintas do Cacém)
2x Spray de tinta da cor escolhida Motip (Casa das tintas do Cacém)
1x Pano de microfibras (Modelo)
1x Rolo de fita de pintura (Casa das tintas do Cacém)
Material Opcional:
2x Spray de primário para metais Motip (não usei)
2x Spray de verniz acrílico Motip (necessário apenas para tintas metalizadas)
1x Lata de WD40 (se os vossos pernos foram recentemente apertados na FIAT...
)
Nx Jornais velhos
1x Rolo de pelicula de pintura (daquela usada para proteger os rodapés quando se pintam as casas)
Fig. 1 - Material usadoPASSO 1
Desmontar as jantes que vão pintar. Neste caso, as vítimas deste DIY foram as jantes da
Fiat Lineaccessori que fazem parte do catálogo de acessórios para o Punto MK2a, e que equipam o punto HLX, em 14 polegadas.
Fig. 2 - Jantes cheias de mocadas e beijinhos dos passeios (e não, não fui eu!)PASSO 2
Após desmontar as jantes, Há que retirar a tinta original delas (caso tenham). Há quem use decapante para este passo. Eu não usei, pois fui aconselhado pela senhora da casa onde encomendei as tintas a não o fazer: O decapante estraga o primário original das jantes, e como se tratam de jantes já pintadas, não há necessidade de voltar a dar primário. O que a dita senhora me recomendou fazer (e que era o processo que eu já conhecia) foi dar com lixa nas jantes de forma a que a tinta agarrasse na jante toda.
Assim sendo, comprei lixa de água para o trabalho. Podem usar qualquer grau de lixa desde lixa 100 (deixa pequenos riscos nas jantes), até lixa 400 (dá um trabalho imenso), ou uma mistura das duas (eu usei 100, seguido de 400). Ao todo foram necessárias 4 folhas de lixa de água 100, e 2 folhas de lixa de água 400 para este passo.
Muita atenção para não deixarem sitios por lixar: Não é necessário expôr o primário em todo o lado, e mesmo que se veja o aluminio em pequenos pontos, não afecta a pintura final, no entanto qualquer sitio que fique liso a tinta não vai agarrar.
De referir ainda que, como estamos a usar lixa de água, tanto a jante como a lixa têm de estar constantemente molhadas, portanto é sensato ter uma mangueira por perto!
Fig. 3 - Uma jante lixadaFig. 4 - Em pormenorPASSO 3
Em seguida, lavem muito bem a jante com a mangueira, e deixem secar por completo. Ponham a secar ao sol que demora menos tempo. Uma vez seca (particular atenção para o espaço entre a jante e o pneu, e os buracos dos pernos), preparem a jante, metendo pequenas tiras de fita de pintura entre o pneu e a jante, por forma a não deixar a tinta ou o diluente tocar no pneu. Opcionalmente podem revestir o resto com jornais ou com pelicula de pintura.
Fig. 5 - Jante quase pronta para ser pintadaPASSO 4
Em seguida, usando o pano de microfibras e o diluente, limpem a jante toda. Mais uma vez, usem pouco diluente, não queremos que entre em contacto com o pneu, nem que ensope as jantes... Apenas queremos que limpe as poeiras e qualquer gordura que a jante possa ter!
Fig. 6 - Diluente Celuloso e pano embembidoApós secar o diluente (cerca de 30 minutos) podem começar a aplicar a tinta...
PASSO 5
Esta parte tem de ser feita com o maior cuidado. O tempo dispendido nela tem que ser preciso, pois a composição quimica da tinta é alterada no tempo, a partir do momento que é aplicada! Qualquer falta de cuidado nesta parte pode resultar em a tinta não agarrar, estalar com o tempo, ou ficar com relevos e marcas. Pintem a jante num sitio isolado do sol e do vento, para um resultado perfeito! Uma garagem é o ideal!
Antes de aplicar qualquer demão de tinta, primário ou verniz, agitem bem o spray durante 2 minutos, para garantir que a tinta fica consistente e não salpica!
Se as vossas jantes não foram nunca pintadas ou tiverem levado rectificações consideráveis, convém aplicar duas demãos de primário. Agitem o spray, e apliquem as demãos com um espaçamento de 15 a 20 minutos.
O próximo passo é aplicar a cor. Se não deram primário, comecem daqui. Se deram o primário, aguardem os 15 a 20 minutos antes de começar.
Apliquem a cor da mesma forma que aplicaram o primário. Aguardem 15 a 20 minutos entre cada demão, e dêem um total de 2 demãos, até mesmo 3 se verificarem que a pintura não ficou uniforme. Ao darem as demãos, façam-no com o spray a cerca de 30 centimetros da zona alvo, e com movimentos horizontais constantes. Mesmo que pareça que a jante não fica bem em determinado sitio, dêem outra demão mais tarde, e não tentem voltar atrás para pintar, pois irá causar escorrimentos!
Por ultimo, e apenas caso tenham usado uma tinta metalizada, apliquem o verniz. Aguardem cerca de 20 minutos desde a ultima demão de tinta, e até aplicarem o verniz... O verniz é aplicado mais uma vez, em duas demãos, com um espaçamento de 20 a 25 minutos entre cada demão. É preciso especial cuidado com o verniz, pois queremos que fique com uma textura lisa, uniforme, e não escorra. O tempo a dar o verniz tem que ser CERTO!
Portanto, resumindo a coisa, os tempos são assim:
Limpeza com diluente - 30 min -
Primário - 15 min - Primário - 15 min -
Tinta - 15 min - Tinta -
20 min - Verniz - 20 min - VernizAzul - Trabalho necessário
Verde - Trabalho opcional
Fig. 7 - Após a aplicação da primeira demão de tintaFig. 8 - Após aplicação da segunda demão de tintaFig. 9 - Após aplicação da segunda demão de vernizPASSO 6
Este passo é bastante simples: Após a ultima fase da pintura (tinta ou verniz, conforme o caso), deixem a jante secar no sitio onde a pintaram durante 30 minutos. Em seguida, e com cuidado, retirem o excesso de jornal ou pelicula, e desloquem a jante para um sitio com sol, para ajudar a endurecer.
Após cerca de mais uma hora está pronta para ser montada, mas atenção: A tinta leva uma semana a secar na totalidade, pelo que não devem tocar na jante com as mãos, pelo menos no primeiro dia!
Fig. 10 - Jante já pintada, após uma hora de secagemPASSO 7 (Correcção de defeitos)
Como ninguém é perfeito nem acerta tudo á primeira, é normal que aconteçam pequenos escorrimentos ou defeitos causados por particulas de pó. Por acaso a mim só me aconteceu o segundo, e apenas numa das jantes. Mais tarde se me apetecer corrigir completo esta parte, mas devo avisar que qualquer correcção á pintura deve ser feita apenas após esta estar completamente seca!
Pronto, aqui fica o DIY!
Como recomendação pessoal, usem jantes de ferro no carro enquanto estiverem a pintar as vossas, não o deixem preso com o macaco... Parti o meu macaco a meio do processo, por sorte tinha uma jante de ferro montada, senão o carro tinha ido ao chão!