Tecnica > Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem

Fundos Manometros

<< < (7/7)

Lancisti:

--- Citar --- :d_evil:
--- Fim de Citação ---
Punto ???

Comandante:
Não :) -------> Cinquecento  :love:  :love:  :love:  

dux:
Fundo dos Manómetros

Normalmente quando se trocam, usam-se fundos brancos ou coloridos, da mesma cor do carro ou do inteiror. Na competição e em modelos desportivos de eleição, começaram a surgir à alguns anos atrás com fundos dos manómetros electro-luminescentes brancos que proporcionavam uma melhor leitura em quaisquer condições. Quem não se lembra do Ford Escort Cosworth? Com o tempo isso foi-se generalizando para os carros do dia a dia.

Normalmente, estes fundos dos manómetros são autocolantes e são colados sobre os de origem, o que requer alguma precisão e jeito, assim como a capacidade para desmontar o tablier ou as peças necessárias. Também existem fundos de manómetros rígidos. Há empresas e particulares que se dedicam a fabricar fundos de manómetros ao gosto o cliente, com qualquer foto ou design que se pretenda.


Processo de alteração da cor dos manómetros

exercicio efectuado num Peugeot 206

Descrição
 
1. Tira-se a capa preta que está em cima dos manometros;
2. Desaperta-se o parafuso em cima dos manometros;
3. Desencaixa-se os manometros e desliga-se da ficha;
4. Retira-se a placa de acrilico da frente dos manometros;
5. Desaperta-se todos os parafusos da traseira dos manometros;
6. Desencaixam-se todas as peças soltas;
7. Retiram-se os centros em plástico preto dos ponteiros (o ponteiro da temp. da água sai inteiro);
8. Retira-se a "chapa" de plástico com os numeros e traçados (sem retirar os ponteiros);
9. Fazes um scan da folha e num programa de tratamento de imagem, mudas as cores que quizeres (não podes modificar o tipo de letra nem o sitio das letras e marcas).
10. Manda-se imprimir numa folha (tipo papel de fotocópia) o mais transparente possivel e da côr desejada;
11. Ajusta-se a folha para bater tudo certinho e colas-se com cola UHU do tipo baton;
12. Monta-se tudo de novo e já está!
 
Algumas notas adicionais:

> Cada carro tem o desenho dos manometros diferentes, por exemplo os manometros do 206 1.4Hdi não são compativeis com os do 206 2.0Hdi;
> Há certas cores que não dá para alterar, dependendo da cor original, por exemplo se a côr inicial do redline fôr vermelha, é dificil por em azul;
> As cores das luzes dificilmente podem ser alteradas, porque no caso dos 206 a luz é provocada por led´s soldados e dá imenso trabalho trocá-los. Mas há carros que têm lampadas que são muito fáceis de trocar;
> Podem comprar papel azul, verde , laranja, dependendo da cor que querem de fundo.
> Já tentei colocar com papel de qualidade fotográfica mas não aconselho, fica a marca dos dedos e a tinta fica mais frágil;
> Já tive o exemplo do Rover 200 onde é preciso tirar os ponteiros e um deles partiu-se (grande bronca!!!);
> Todo o processo é muito fácil, deve apenas ser levado a cabo com muito tempo e paciencia.
 
fonte: Manguela


O mesmo exercicio agora num SEAT Ibiza

Este DIY tentará dissipar as dúvidas e talvez dar novas ideias a quem pretender mudar os fundos dos manómetros, mas até agora não o fez por esta ou aquela razão...

Para começar temos que retirar o quadrante do local onde se encontra alojado.
Para isso retiramos os 2 parafusos que seguram a moldura de plástico no lugar, e retiramos a mesma pelo volante.

De seguida retiramos os 2 parafusos que seguram o quandrante e desconectamos a ficha que se enconta por detrás do mesmo.

Com jeito e paciência consegue-se retirar o quadrante, mas para quem não a tiver pode sempre retirar o volante para facilitar a tarefa...

O proximo passo é chegar aos manómetros propiamente ditos...
Esta é a maneira ERRADA de o fazer!

Não precisam de tentar, só vão conseguir, tal como eu fiz, danificar os encaixes do “cristal”.

Para faze-lo correctamente á que retirar os 8 parafusos que se encontram na parte de trás do quadrante.

Com um x-ato, ou faca cortem com cuidado os selos de garantia, isto não vai fazer com que a garantia continue válida, mas pelos menos fica mais limpo. Se o carro ainda tiver garantia, não aconselho esta modificação, por razões obvias.
E cá está o quadrante separado em 2 partes.

Agora é tirar os ponteiros, rodando-os ligeiramente para o lado oposto ao qual rodam quem quiser pode inclusivé, aproveitar para pintar os ponteiros de outra cor.

Pegam nos manómetros e Digitalizam, tal como fariam a uma qualquer imagem....
Carregam o ficheiro resultante para o programa de edição gráfica da vossa preferência e criam os vossos própios fundos, usando como fundo/referência a imagem digitalizada... Este exemplo foi feito em +- 3 horas ( sim, para ficar bem feito têm que perder algum tempo ), no M.S.Publisher...( a imagem sai muito melhor, isto é uma exportação do Publisher, por isso perdeu qualidade )

Se tudo estiver do vosso agrado, é só mandar imprimir....e colar!

Eu aconselho 3 coisas:
* - Papel de fotografia autocolante
* - Folha de platico, tipo transparência, com a cor de fundo que qeiram usar ( axo que só dá nas impressoras que imprimem directo em CD’s)
* - Imprimir em papel “normal” e plastifica-lo.

Agora é só recortar, e aplicar os fundos no sitio, e excutar os passos inversos para fecho do quadrante e recoloca-lo no sitio.

fonte: cableguy

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa