Autor Tópico: Tudo sobre o Lancia Thema serie 2  (Lida 53724 vezes)

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smokeme

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Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« em: 27 de Novembro, 2009, 18:19:33 »
deixo ja explicito que este topico vai ser so sobre o Lancia Thema, todas as respostas que não tenham a ver serão apagadas sem qualquer aviso..

Sei que ja somos alguns neste forum com Themas, eu pessoalmente tenho um S2 16VT ha varios anos e já tive um S3 para peças pelo caminho..

A ideia deste topico é para colocar tudo sobre o S2 que acredito ser a maioria dos que estão pelo forum, com o tempo vou colocar tudo sobre o carro.

quem tiver problemas especificos é só perguntar e logo meto a resposta.

por agora sei que temos alguns no forum com problemas de relanti a frio..

Por enquanto vai ser especifico ao S2 16VT, dependendo do tempo e ajuda logo se vê a questão de alargar a outros..

O S2 é simples quando percebemos como realmente funciona.

isto vai ser uma mistura de Português e Inglês devido a minha maior facilidade de utilizar termos em Inglês. Quem precisar de ajuda em certos termos temos a lista de difinições  http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=20995.0

O sistema de injecção utilizado no Thema S2 16VT é o Bosch Le2jetronic, é um sistema digital primitivo que não usa eprom, os mapas são fixos no hardware. O sistema tambem não tem forma de diagnostico electronico, ou seja não ha forma de "ligar a maquina" como se costuma dizer.
O sistema de ignição é Marelli Microplex que apesar de ser simples faz um trabalho impecavel e a par de sistemas muito mais avançados, está equipado com um porta de diagnostico Lancia de 3 pinos.

Toda a info contida neste topico é factos e info correcta.

Partes completas:

Injecção 16VT

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem quiser pode meter links de outras forums ou sites para esta informação mas de forma NENHUMA podem copiar a info. :t_up:

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« Última modificação: 09 de Junho, 2011, 20:37:48 por smokeme »

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smokeme

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #1 em: 27 de Novembro, 2009, 19:59:01 »
Esquema Bosch LE2Jetronic MPI



  • 1- Deposito de combustivel
  • 2- Bomba de gasolina
  • 3- Filtro de gasolina
  • 4- Regulador de pressão de gasolina (FPR)
  • 5- Colector de admissão
  • 6- Injector de gasolina
  • 7- Corpo de borboleta
  • 8- Valvula de relanti (aux air valve)
  • 9- AFM
  • 10- Centralina de injecção (Bosch)
  • 11- Sensor de posição de borboleta (TPS)
  • 12- Coolant temperature sensor (sensor de temperatura do liquido de refregeração)
  • 13- Tachemetric relay (relay da bomba de gasolina)
  • 14-Ignição
  • 15- Colector de escape
  • 16- Wastegate
  • 17- Intake temperature sensor (sensor de temperatura do ar de admissão)
  • 18- Valvula de recirculação (BOV)
  • 19- Turbocompressor
  • 20- Intercooler
  • 21- Valvulas de overboost

Circuito de Gasolina

Bomba de Gasolina

A bomba de gasolina é do tipo "rollercell", utiliza combustivel para arrefecimento (como não ha ar uma explosão não é possivel). É importante não usar com pouco combustivel para evitar o sobreaquecimento e eventual falha da bomba.





  • 1- Disco excentrico
  • 2- Rolos metalicos
  • 3- Controle de fonte
  • 4- Valvula anti-retorno
  • 5- Valvula de pressão excessiva (dispara a 7bar)
  • 6- Camera de fornecimento

O disco excentrico (l) que foi colocado no veio da bomba,  faz com que os rolos do metal (2), que são pressionados pela força centrifica contra o anel exterior do curso, em conseqüência o enchimento é garantido.
Os fluxos de combustível nos espaços vazios são comprimidos no controle de fonte (3). Uma valvula anti-retorno (4) impede que o controle de fonte se esvazie com o motor parado.  A valvula de pressão excessiva (5) abre um canal da forragem na câmara de fornecimento (6) se a pressão aumenta acima de 7bar.



Outra vista da bomba, a legenda é a mesma acima..

Bomba em suporte



  • 1- Bomba de gasolina
  • 2- Cesto de enchimento e prefiltro da bomba (surge tank)
  • 3- Suspenção
  • 4- Suporte
  • 5- Tubo de alimentação (gasolina a sair da bomba)
  • 6- Tubo de retorno


Quando se tem problemas de pressão de gasolina OU o motor não desenvolve a alta rotação é provavelmente o tubo numero 5 que está a romper, é uma falha comun..
Houve uma alteração que foi feita em carros que foram á fiat com esse problema. A fiat resolveu o problema a usar 3 tubos, as argolas ficam as originais, leva um bocado de tubo entre as argolas e a bomba e outro entre as argolas e a tampa.Por norma o que vai a tampa é que rebenta sempre.




Filtro de Gasolina



O filtro de gasolina acho que não é necessario explicar nada, é uma peça de "desgaste" que se troca na manutenção.

Injecção




  • 1- Regua de injectores
  • 2- Regulador de pressão de gasolina (FPR)
  • 3- Injector
  • 4- Referencia de admissão (vai ligar ao colector de admissão)
  • 5- Entrada de gasolina (tubo que vem do filtro)
  • 6- Saida de retorno

Injectores



  • 1- Filtro
  • 2- Ficha electrica
  • 3- Valvula electromagnetica (solenoid)
  • 4- Plunger
  • 5- Mola da valvula
  • 6- Ponta de spray

Os injectores no Thema são de baixa resistencia e necessitam usar resistencia externa para evitar queimar a centralina.

Regulador de pressão de gasolina (Fuel Pressure Regulator)



  • 1- Entrada de gasolina (tubo que vem da regua de injectores)
  • 2- Retorno (tubo que devolve gasolina ao deposito
  • 3- Suporte de mola
  • 4- Membrana central
  • 5- Mola
  • 6- Tubo de referencia de admissão
  • 7- Valvula de retorno

O regulador de pressão de gasolina mantem uma pressão estatica de 2,5bar com uma variação maxima de 0,2bar. O regulador é referenciado ao colector de admissão e sobe a pressão de gasolina consoante a pressão na admissão. Ao relanti a pressão é de 2,5bar, com o motor parado a pressão deve ser 3bar.

Circuito de Ar

Medidor de ar (AFM)




  • 1- Porta
  • 2- Mola
  • 3- Potenciometro
  • 4- Camera amortecedora
  • 5- Valvula de compensação
  • 6- Parafuso de CO (afinação da mistura de relanti)
  • 7- Tampa de segurança
  • 8- Bypass de ar não medido

Potenciometro (3)

  • 5,7,8- Saidas do potenciometro
  • 9- Sensor de temperatura do ar
  • E- Não usado (afinado na fabrica)

A AFM mede a quantidade de ar atraves de uma "porta" movel equipada com uma mola de retorno, quanto maior a quantidade de ar maior a abertura da "porta".
A valvula de compensação e camera amortecedora actua como um amortecedor, absorvendo o choque e permitindo que a porta se estabeleça rapidamente e se faça insensível à pulsação do vácuo dos cilindros.

Corpo de Borboleta



  • 1- Borboleta
  • 2- Passagem de ar não medido para o relanti
  • 3- Parafuso de regulação do relanti
  • 4- Valvula de cancelação (activada mecanicamente a WOT)
  • 5- Contra-porca do parafuso de regulação do relanti (3)
  • 6- Ligação a valvula de regulação de relanti (aux air valve)
  • 7- Ligação do liquido de refrigeração


Valvula de regulação de relanti (aux air valve)



  • 1- Valvula a abrir
  • 2- Veio central
  • 3- Valvula fechada
  • 4- Porta movel
  • 5- Resistencia

A valvula de relanti é uma peça completamente mecanica e simples, a centralina não tem controlo absolutamente nenhum sobre ela e apenas activa a resistencia quando motor está frio.
A valvula começa a fechar aos 20º e está fechada aos 25º, a ficha electrica apenas coloca 12v na resistencia para ajudar a aquecer o veio central e fechar a valvula mais depressa.
Afinação é atraves de uma porca que se desaperta e se puxa o parafuso, para um lado fecha e para outro abre. no fim volta a apertar a porca.
O ar que passa na valvula já foi medido pela AFM e serve apenas para subir o relanti em frio.


Circuito electrico

Centralina Bosch Le2jetronic




  • 1- Sinal de ignição  (vem do pin 21 da centralina microplex, vai ao pin 1 do relay tachimetrico antes de chegar aqui)
  • 2- Sinal de WOT (pin 2 no sensor TPS)
  • 3- Sinal do modulo de relanti (enrichment module, pin 3)
  • 4- voltagem de ignição +15
  • 5- AFM pin 5 (e massa)
  • 6- Modulo de relanti pin 5
  • 7- AFM pin 7
  • 8- AFM pin 8
  • 9-  AFM pin 9 (e bloco de ligações 43)
  • 10- Sensor da temperatura do liquido de refrigeração
  • 11-NC
  • 12- Injectores
  • 13- Massa (ligado no bloco 19)
  • 14- NC
  • 15- NC
  • 16- NC
  • 17- NC
  • 18- NC
  • 19- NC
  • 20- NC
  • 21- NC
  • 22- NC
  • 23- NC
  • 24- NC
  • 25- NC

Ficha da centralina




Tachemetric relay (relay da bomba de gasolina)




TPS sensor



Ao contrario de um verdadeiro TPS este não indica a posição da borboleta. Apenas indica se o motor está ao relanti, em acelaração e WOT. Lá dentro contem dois botões, um indica relanti e o outro WOT, tudo o resto é acelaração. Um TPS verdadeiro contem um potenciometro.




Sensor de temperatura do liquido de refrigeração








Modulo de relanti (Enrichment module)




  • 1- Centralina Microplex
  • 2- AFM
  • 3- TPS
  • 4- Centralina Bosch
  • 5- Modulo de relanti
  • 6- Injector



  • A- Voltagem de batteria do pin 9 da centralina Bosch, origina do pin 87 no relay tachemetrico
  • B- Centralina Bosch pin 3
  • C- TPS pin 3 (activa quando o interruptor de relanti é activado, pin 3 e 18)
  • D- Centralina Bosch pin 6
  • E- Massa
  • F- Ligação á ignição +15 (+12v com a chave ligada)

Funcionamento

Agora que já conhecemos as peças todas da injecção é mais fail entender como realmente funciona o sistema Le2jetronic. A diferença entre o LEjetronic e LE2jetronic é unicamente que o LE tinha um injector extra para arranque a frio enquanto o LE2 usa os mesmos injectores e apenas aumenta o tempo de abertura dos mesmos para adicionar combustivel extra.

Como devem ter reparado o sistema Bosch Le2jetronic não possui uma sonda lambda o que nos indica que trabalha sempre em open loop e não tem maneira de corrigir a mistura. A centralina apenas mede a quantidade de ar e a temperatura do motor para saber o tempo que deve manter os injectores abertos. Facilmente chegamos a conclusão que é a pressão de gasolina que define a quantidade de combustivel injectado, qualquer deviação do normal na pressão de gasolina vai causar problemas e é umas das coisas mais importantes de verificar.



A centralina Bosch controla os injectores com um sinal da centralina Microplex (pin 21 da Microplex para Pin 1 da Bosch), resumindo se não há ignição tambem não havera injecção.


Afinações e testes

Pressão de gasolina com o motor parado.




A pressão de gasolina com o motor parado é de 3bar com uma divergencia possivel de 0,2bar.

Pressão com o circuito fechado




A pressão minima fornecida pela bomba em circuito fechado é de 6bar com um maximo de 7,5bar.

Teste ao regulador de pressão



Teste de Volume



Teste a efectuar com o motor parado e a usar o tubo do retorno para um recipiente de 1000cm3.
Em 15segundos da bomba ligada produz um volume de 540cm3.

Pressão ao relanti




A pressão de gasolina ao relanti é de 2,5bar com uma divergencia possivel de 0,2bar.

Afinação do corpo de borboleta




A afinação da borboleta fechada é de 0,03 a 0,005 mm.

Afinação de relanti




O relanti a quente é de 850rpm com uma divergencia possivel de 50rpm.


Afinação da valvula de relanti



Com o motor a temperatura ao fechar o tubo o relanti não deve mexer mais de 50rpm.




A valvula de relanti é uma peça completamente mecanica e simples, a centralina não tem controlo absolutamente nenhum sobre ela e apenas activa a resistencia quando motor está frio.
A valvula começa a fechar aos 20º e está fechada aos 25º, a ficha electrica apenas coloca 12v na resistencia para ajudar a aquecer o veio central e fechar a valvula mais depressa.
Afinação é atraves de uma porca que se desaperta e se puxa o parafuso, para um lado fecha e para outro abre. no fim volta a apertar a porca.
O ar que passa na valvula já foi medido pela AFM e serve apenas para subir o relanti em frio.

Afinação da mistura de relanti/CO



A mixtura de relanti/CO é apenas para ser afinado com equipamento adequado



A afinação de CO (mistura de relanti) só deve ser mexida com equipamento adequando, é para ser afinado com o motor a quente ao relanti (850rpm) para uma medida entre 0,75% e 1,75%

Localização de componentes
(imagem apenas para ilustrar)




  • 1- Filtro de gasolina
  • 2- Injectores
  • 3- Regulador de pressão da gasolina
  • 4- Sensor TPS
  • 5- Corpo de borboleta
  • 6- Relay tachemetrico (relay bomba de gasolina)
  • 7- Sensor de temperatura do liquido refrigerante
  • 8- Valvula de relanti
  • 9- AFM
  • 10- Resistencias dos injetores (ballast resistors)
  • 11- Modulo de relanti

Atenção: A centralina de injecção Bosch encontra-se atrás do porta luvas, por cima da centralina de ABS.

Centralina de injecção



  • 1     Pin 21 da centralina Microplex atraves do pin 1 do relay tachemetrico
  • 2-9  Sinal de relanti, TPS pin 2 e 18
  • 3-6  Pin 3 e 5 modulo de relanti, (falta adicionar aqui mais duas ligações)
  • 4     Pin 50 na ignição
  • 5     Pin 5 AFM, massa
  • 7-8  Pin 7 e 8 na AFM
  • 9     Pin 9 da AFM, valvula de relanti, pin 2 modulo de relanti, pin 87 relay tachemetrico
  • 10   Sensor de temperatura do liquido de refrigeração do motor
  • 12   Injectores
  • 13   Massa


Esquema de injecção/ignição



  • 2       Bloco de massa (zona dos farois na frente)
  • 12     Centralina microplex
  • 13A   Bobine cil 2-3
  • 13B   Bobine cil 1-4
  • 14     Bateria
  • 15     Bloco de distribuição
  • 16     Massa principal da bateria
  • 17     Relay tachimetrico/relay bomba de gasolina
  • 18     Sensor de temperatura do liquido de refrigeração
  • 19     Massa
  • 20     Valvula de relanti (aux air valve)
  • 21     AFM
  • 22     Sensor TPS
  • 23     Lancia test plug
  • 27A   Modulo de ignição cil 2-3
  • 27B   Modulo de ignição cil 1-4
  • 27C   Ficha de energia para circuito de ignição
  • 28     Velas de ignição
  • 29     Injectores
  • 30     Crank sensor
  • 35     Sensor de rotação (no volante do motor)
  • 35B  Overboost switch 2nd stage  
  • 35D  Overboost switch 1st stage
  • 36     Motor de arranque
  • 37     Regulador de voltagem do alternador
  • 43
  • 44     Ficha de injectores
  • 44A   Ballast resistors
  • 46     Massa
  • 47     Caixa de fusiveis
  • 48
  • 49
  • 50    
  • 51     Painel de instrumentos
  • 52     Painel de teste
  • 58     Modulo de relanti
  • 66     Ficha de CO
  • 67    
  • 79     Chave de ignição
  • 83    
  • 89     Centralina de injecção bosch
  • 106   Bloco de massa na mala
  • 109   Bomba de gasolina
  • 120   Overboost solenoid 2nd stage
  • 120A Overboost solenoid 1st stage
  • 121   Safety overboost switch
  • 122  
  • 159  
  • 235   Detonation sensor/knock sensor

Os numeros não mencionados descrevem circuitos que não interessam a esta legenda, os numeros que aparecem e não têm descrição são fichas que infelizmente ainda não tenho a certeza da localização.

Relay tachemetrico







Verificações da ligações do sistema de injecção. Remover o relay tachimetrico da ficha e usar um aparelho de medidas ligado para medir OHM e verificar se ha continuição:

87 e pin 9/2 da aux air valve (através da ficha 43)
87 e pin 2 do modulo de relanti (através da ficha 43)
87 e injectores através dos Ballast resistors (44A)
87 e pin 18 do sensor TPS (através da ficha 43)
87 e pin 9  da centralina Bosch (através da ficha 43)
87b e bomba de gasolina através do fusivel 22

1 e pin 1 da centralina Bosch
1 e pin 21 da centralina Microplex
15 e pin 15 da ignição (ignition keyswitch)
15 e pin 7 do modulo de ignição
30 e positivo da bateria atrvés do bloco de distribuição
50 e pin 4 da centralina Bosch

Verificar as massas usar novamente um aparelho de medidas ligado para medir OHM e verificar se ha continuição:

massa e pin 76 da aux air valve
massa e pin 13 da centralina Bosch
massa e pin 6 do modulo de relanti
massa e pin 38 do sensor de temperatura do liquido de refrigeração
massa e pin 5 da centralina Bosch

Se uma decontinuidade for encontrada o circuito em questão tem de ser reparado.

Medidas dos componentes mais importantes:

remover as fichas dos componentes e medir directamente ao componente.

Aux air valve: a resistencia deve ser de 40ohms com uma deviação maxima de 3ohms a 20ºC. A valvula deve fechar completamente quando o motor chega aos 70ºC, como por exemplo o motor a trabalhar 5 min com uma temperatura abiente de 20ºC.

AFM:
Entre os pins 5 e 8:a resistencia deve ser de 350ohms com uma deviação maxima de 20ohms a 20ºC.
Entre os pins 8 e 9:a resistencia deve ser de 200ohms com uma deviação maxima de 10ohms a 20ºC e de 180ohms com uma deviação maxima de 10ohms a 60ºC.

Sensor de temperatura do liquido de refrigeração

20ºC entre 2 e 4ohm
50ºC entre 600 e 900ohm
90ºC entre 100 e 300ohm

Tabela de componentes usados e respectivos numeros Bosch ou Fiat/Weber

ComponenteQuantidadeNumero
Centralina Bosch10.280.000.370
Relay tachimetrico/relay bomba de gasolina10.280.230.006 ou 0.280.230.009
AFM10.280.202.114
Injectores40.280.150.802
Valvula ar condicionado10.280.141.014
Regulador de pressão de gasolina10.280.160.216
Modulo relanti17633718 Bitron
Sensor temperatura liquido de refrigeração10.280.130.026
Aux air valve/Valvula relanti10.280.140.189
Sensor TPS10.280.120.307
Bomba de gasolina10.580.464.997
Corpo de borboleta (Fiat-Weber)152 CFL 26/50


Resumo:

Injectores 284cc a 3bar.
Bomba de gasolina 120lph, pressão nominal 4bar, pressão maxima 7,5bar.

Relanti 850rpm com uma deviação maxima de 50rpm.
Avanço de ignição ao relanti 4graus.


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« Última modificação: 27 de Novembro, 2011, 21:47:02 por smokeme »

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #2 em: 27 de Novembro, 2009, 23:39:14 »
Queres uma foto da casa das maquinas camarada??? Amanha à hora de almoço já trato disso na boa... É preciso lavar o dito cujo? Ou pode ser como está? eheheheh Estou a brincar...

Mas fica prometido que amanha meto aqui uma foto, ficas a saber, depois podes apagar este post.

BTW, bela ideia este post... Agora é que eu vou começar a aprender! :P

Flavio

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #3 em: 28 de Novembro, 2009, 18:13:35 »
Awesome! Também quero aprender um pouco :) continua com o bom trabalho :) Fica bem!
Flavio
Lisboa
Lancia Thema Turbo 16v Fase 2 .. Gone! :(

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #4 em: 28 de Novembro, 2009, 18:35:27 »
quando virem que um topico não ficou bem esclarecido é favour dizer..

agora vou explicar as peças uma a uma, seguido pelo esquema e no fim os problemas comuns..

a ver se amanha tiro umas fotos da bomba de gasolina montada no sitio..

amanhã não venho a net, não vai haver luz aqui na zona devido a EDP ir arranjar um poste de alta tensão.

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #5 em: 28 de Novembro, 2009, 20:56:56 »
belo tópico ;) só tenho duas questões

- em termos de motor há diferenças entre o S2 e o S3? sei que as potencias são diferentes, mas é devido a electrónica e "periféricos" diferentes, ou internamente também há diferenças?

- para quando um tópico destes acerca dos FIRE? :P eheh

um abraço e continua com o bom trabalho

PeteCunha

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #6 em: 29 de Novembro, 2009, 00:00:25 »
Ora aí está ela... Espero que sirva! :P

By petecunha, shot with DSC-P200 at 2009-11-28

hlaranjo

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #7 em: 29 de Novembro, 2009, 12:44:21 »
Grande motorzorro....são uma maquinas estes Themas......autenticos aviões......a proposito...não ha Fiats Cromas desta epoca no forum...?....tb eram brutais....

(Mal tenha o meu motor em condições.... :angry: (Fire 1000) tb meto fotos....)
Hugo Laranjo - Lancia Y10

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #8 em: 29 de Novembro, 2009, 13:21:39 »
belo tópico ;) só tenho duas questões

- em termos de motor há diferenças entre o S2 e o S3? sei que as potencias são diferentes, mas é devido a electrónica e "periféricos" diferentes, ou internamente também há diferenças?

- para quando um tópico destes acerca dos FIRE? :P eheh

um abraço e continua com o bom trabalho

o S1 como todos sabem era apenas 8v tal como o Fiat Croma.

ha varias diferenças entre o S2 e S3.. o S2 é identico ao motor usado no Integrale, Coupe, Tipo etc enquanto o motor do S3 é unico..

o S3 foi feito para ser um carro familiar e agradavel de conduzir, para atingirem esse objectivo limitaram o potencial do motor..

o motor S3 tem:

-injecção e ignição diferentes, ja são integradas numa so centralina (é superior a do S2 mas não compensa alterar, já usa eprom)
-valvulas na cabeça mais pequenas (a ideia era ganhar baixas, resultou mas estrangula o carro para quem quer obter ganhos de potencia, a cabeça é unica ao S3)
-arvores de cames (tem menos duração e lift do que as do S2, são parecidas com as do coupe, dão ganhos em baixas mas perde em altas)
-pressão do turbo superior

o chassis S3 tem:
-parachoques da frente diferente, tem farois de nevoeiro integrados o que dá um aspecto mais moderno
-farois de tras todos vermelhos, dá um aspecto mais limpo ao carro (o S2 tem o laranja dos piscas e branco da marcha-atras)
-tem um forro na tampa da mala
-manometros diferentes (alguns modelos usam os manometros do 8.32, são aqueles redondos)

tudo o resto eram opções nos S2 como os bancos em pele, espelhos aquecidos etc

o S3 de origem anda mais do que um S2 de origem, para quem tenciona alterar até aos 260cv o S3 é melhor.. A partir dai a cabeça do S3 começa a ser uma restrição..

por razões obvias não da para fazer um topico destes sobre motores FIRE, este topico é especifico a um modelo e motor, os FIRE são muitos e por vezes com diferenças mesmo nos que tenham a mesma cilindrada..
« Última modificação: 14 de Dezembro, 2009, 17:20:58 por smokeme »

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #9 em: 29 de Novembro, 2009, 13:46:05 »
Ora aí está ela... Espero que sirva! :P

By petecunha, shot with DSC-P200 at 2009-11-28

dá sim, obrigado  B)

é so converter para jpeg para carregar mais depressa..

sinceramente não sei como conseguistes manter a tinta na tampa de valvulas, todos os que tenho visto esta a sair tinta em algum lado.. o meu tem alguns bocadinhos que saltaram mas não está mau de todo..

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PeteCunha

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #10 em: 29 de Novembro, 2009, 16:03:04 »
Oh smoke, isso da tinta não me perguntes a mim... O naso é que sabe! ehehehehe

Quanto à foto se quiseres vou ao msn mandar-ta em jpeg! :P

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #11 em: 29 de Novembro, 2009, 16:20:01 »
Oh smoke, isso da tinta não me perguntes a mim... O naso é que sabe! ehehehehe

Quanto à foto se quiseres vou ao msn mandar-ta em jpeg! :P

eu altero no photoshop, tambem tenho de encolher um bocadinho..

so acho estranho que a tampa das valvulas oxida sempre e causa a tinta a saltar fora.. só se o defeito for aqui da nossa zona ficar perto do mar..

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #12 em: 02 de Dezembro, 2009, 19:59:47 »
ideias, sugestões e melhoramentos são benvindos..

eu estou a escrever informação que eu sei, por vezes não é facil explicar uma coisa de maneira que os outros entendam. neste topico não há perguntas parvas ou insignificantes, se tiverem duvidas perguntem que eu tento melhorar a explicação.

será que sou só eu ou tem pelo menos uma imagem que não aparece?
ja alterei uma imagem que não aparecia..

acho que isto se está a tornar demasiado grande para um unico post, amanhã vou separar para varios posts a ver se melhora a leitura..

o Flavio tambem detectou um erro no bbcode que já foi emendado..
« Última modificação: 02 de Dezembro, 2009, 20:31:04 por smokeme »

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #13 em: 05 de Dezembro, 2009, 15:53:03 »
parece que estou com uns problemas com o imageshack a apagar imagens do nada..

tenho de encontrar outra solução..

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Luke

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Re:Tudo sobre o Lancia Thema serie 2
« Responder #14 em: 06 de Dezembro, 2009, 23:19:41 »
estão todas menos uma ca
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