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Autor Tópico: Variador de fase  (Lido 7449 vezes)
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« a: 16 de Dezembro, 2009, 00:55:38 »

É sabido que alguns motores do grupo FIAT começaram a trazer esta peça.

Penso que o objectivo será optimizar a curva de activação das válvulas de admissão; conseguindo assim aumentar a curva de rendimento do motor.

Também parece que a dita peça cede com os Kms/idade.

Sei que está entre a polie e a árvore de cames.

Agora uma questão?
Os motores tendo 2 árvores de cames (TC, Twin Cam, Bialbero, DOHC) têm uma ou duas peças "variador de fase".
E isto também é pertinente porque os motores com variador de fase penso que são todos Bialbero.
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« Responder #1 a: 16 de Dezembro, 2009, 09:48:45 »

o "variador de fase" é usado exclusivamente em motores com VVT tal como disseste.

a peça cede com a temperatura/vibração mas muitas vezes é sujidade que a impede de trabalhar como deve..

regra geral nos motores Fiat com "variador de fase" ele fica na cam de admissão..

os que conheço bem que tem "variador de fase" são os Coupe e a maioria dos 20v do grupo, mas é provavel haver mais..

ha quem diga que faz pouca diferença, eu não tenho opinião pois nunca andei com um carro com e sem..
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« Responder #2 a: 16 de Dezembro, 2009, 14:46:36 »

Se não estou enganado, os Twin Spark da Alfa Romeo também têm variador de fase.
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naso
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« Responder #3 a: 16 de Dezembro, 2009, 22:34:41 »

Todos os motores que saíram na Fiat/Lancia, de 20v, os 2.0 e 2.4 e ainda os 1.8 com 130cv, têm variador de fase, nos Alfas, todos os de 16v desde o 1.4 ao 2.0 e mesmo os 1.8 de 8v,que saíram nos 155 julgo já terem.
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Luke
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« Responder #4 a: 16 de Dezembro, 2009, 22:56:41 »

nos TS quando o variador ta nas couves parece quase um diesel
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Aveiro


« Responder #5 a: 16 de Dezembro, 2009, 23:05:44 »

nos TS quando o variador ta nas couves parece quase um diesel

Não é só nos TS, é em todos!!
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ivan4an
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« Responder #6 a: 16 de Dezembro, 2009, 23:31:27 »

No Brasil, os Marea e Brava 1.8 16V, 2.0 20V e 2.4 20V utilizavam o variador de fase. Sempre eram (e acho que são em todos os motores) montados no eixo comando da admissão.

Quando desligado (seja por entupimento ou seja por falha na electroválvula que o aciona) percebia-se falta de velocidade em se elevar o giro. Falta um pouco de força. Mas quem percebia era quem sabia como era com o variador funcionando.

Normalmente a sujeira (falta de troca de óleo regular) gera problemas, mas também o desgaste. Há um casquilho que pode ser trocado e que ameniza o ruído que ele faz.
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Renato Sequeira - Lisboa


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« Responder #7 a: 17 de Dezembro, 2009, 04:34:42 »

O meu Punto 1.8 -16 V tem o variador de fase. Deu problemas, aos sete anos, por volta dos 94.000 Km. A queixa que apresentei na oficina foi ruído tipo diesel, no ralenti a frio.
A sua substituição obrigou à desmontagem e substituição de todo o kit de distribuição (correia, rolamento, tensor). Foi-me dito que recomendam a substituição do variador de fase sempre que se substitui a correia de distribuição ou seja incluir o variador no kit de distribuição. Como o meu anterior concessionário não o fez, tive esta chatice evitável e que resultou na antecipação, em cerca de ano e meio, da substituição do kit de ddistribuição, ainda por cima com relativamente poucos quilómetros.

O variador de fase é uma peça, puramente mecânica, que está entre a roda dentada da distribuição e a àrvore de cames da admissão. Até certa rotação e pressão de óleo, as três peças rodam como se fossem só uma. Entrando o variador em acção, a sua parte interior roda mais rápido do que a distribuição, avançando deste modo a abertura das válvulas de admissão. Na demonstração que o mecânico da Fiat me fez com o meu variador já desmontado, o óleo foi substituido por ar comprimido. O mesmo homem mostrou-me um motor Alfa Twin Spark, já sem a  tampa das vàlvulas, também para substituição do variador. A peça até era a mesma para os dois motores.
Se notei uma grande diferença após a substituição? De imediato, só o desaparecimento daquele irritante ruído diesel. Ao ganhar confiança de que tudo estava bem e com um bocado maior de estrada, então sim o rendimento melhorou.

Junto imagem da factura da substituição e fotos da net que ajudam a compreender.
Soube na net que alguns modelos BMW usaram variador de fase nas duas árvores de cames ganhando potência, sem turbos nem compressores.
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« Responder #8 a: 17 de Dezembro, 2009, 21:57:16 »

no uk, dizem que um dos problemas do variador é a sua fraca lubrificação a frio, o que origina o desgaste prematuro a médio prazo.

bude, essa mudança foi em que fiat?

Abraço
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« Responder #9 a: 17 de Dezembro, 2009, 23:13:39 »

no uk, dizem que um dos problemas do variador é a sua fraca lubrificação a frio, o que origina o desgaste prematuro a médio prazo.

bude, essa mudança foi em que fiat?

Abraço

Hum... enquanto o óleo está mais espesso né?
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« Responder #10 a: 18 de Dezembro, 2009, 03:15:56 »

no uk, dizem que um dos problemas do variador é a sua fraca lubrificação a frio, o que origina o desgaste prematuro a médio prazo.

bude, essa mudança foi em que fiat?

A descrição que fiz e a factura da 1ª imagem são do Punto HGT.
As imagens 2,3,4 e 5, como disse, são da internet havendo uma referência à Marea numa delas. Também lá estava uma referência a sensor de fase, que, pelo desenho, me parece estar à direita na foto 3 e reconheço uma silueta que, se não é igual, é muito próxima no meu.

Se o variador de fase, substituído no HGT, ainda estiver na minha casa de solteiro, colocarei aqui fotos dele.
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« Responder #11 a: 18 de Dezembro, 2009, 11:31:34 »

sim gt abarth, deve ser isso.

ok, obrigado bude.

Abraço
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« Responder #12 a: 22 de Dezembro, 2009, 17:29:27 »

Mmmm... trata-se de abrir menos as válvulas a baixas rotações e mais a altas.
Basicamente o motor fica com mais torque a baixas e põe a carne toda no assador a altas.
É particularmente vantajoso nos motores multiválvolas e também se torna mais económico com uma condução normal.
A Porsche já tinha isto em alguns modelos nos anos 70 e era puramente mecânico.
No final dos anos 80 apareceram os VTEC da Honda.
« Última edição: 22 de Dezembro, 2009, 17:32:35 por carlosfm » Logado

A Citar: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^
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« Responder #13 a: 22 de Dezembro, 2009, 17:52:00 »

o variador de fase altera o tempo de abertura, o vtec altera o o diagrama total
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« Responder #14 a: 25 de Dezembro, 2009, 00:50:18 »

Para quem não sabe, o variador de fase faz muita diferença num motor, aumenta significativamente o binário do motor. Dá uns ares de parecença ao funcionamento das valvulas dos Multijet, e ao mesmo tempo muito diferente. Também é graças a esse menino que os motores gastam cerca mais de 0.5lts...
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